Navegando por Autor "Oliveira, Hudson Barros"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProtótipo de um ambiente virtual como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem no curso técnico de informática do Instituto Federal Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa(2016) Oliveira, Hudson Barros; Oliveira, Maria Olivia Matos; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Matta, Alfredo Eurico RodriguesEste trabalho teve como objetivo propor o desenvolvimento de um sistema web colaborativo e interativo, através da construção do protótipo de um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, como ferramenta de apoio ao ensino presencial no processo ensinoaprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido nas turmas do Curso Técnico em Informática do IFBAIANO, Campus Bom Jesus da Lapa, onde os agentes da pesquisa foram um grupo de vinte discentes e dez docentes selecionados aleatoriamente nos turnos matutino e noturno do referido curso. O estudo analisa a relevância da utilização das TIC, principalmente do AVA, no processo pedagógico na EJA. Também aborda todo o arcabouço teórico e as ferramentas tecnológicas necessárias ao processo de planejamento, desenvolvimento e implementação do sistema proposto, bem como avalia os resultados da utilização deste protótipo por parte dos alunos envolvidos na pesquisa. Ao longo da investigação foram realizadas entrevistas com alunos e professores das disciplinas do curso e aplicados questionários para a geração de dados, além de pesquisa documental e da própria observação do autor no espaço onde ocorriam os fenômenos pesquisados. A escolha deste tema se deu a partir das dificuldades encontradas e vivenciadas pelo próprio autor, que também é docente na Instituição alvo da pesquisa. A aplicação e testes do protótipo do ambiente virtual agradaram e no geral teve resultados positivos, o que faz atentarmos para as potencialidades da utilização destas ferramentas para a melhoria da qualidade do ensino e também do aprendizado, incentivando uma maior colaboração e interatividade entre educandos e educadores. Espera-se que as estratégias desenvolvidas e a aplicação de um AVA na EJA sejam ferramentas auxiliares na melhoria do ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno adquirir mais conhecimento e possibilitando ganhos para a aprendizagem dos alunos.