Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Guilerme de Jesus Lopes"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Mesa de bilhar elíptica: evidenciando sua propriedade refletora
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-08) Oliveira, Guilerme de Jesus Lopes; Neves, Marcos Leão; Silva, Daniel de Jesus; Jesus, Gildelson Felício de; Rocha, Júlio Max Xavier da
    Este trabalho analisa como a aplicação do produto educacional “Mesa de Bilhar Elíptica” pode favorecer o ensino da propriedade refletora da elipse na educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, incluiu uma revisão bibliográfica sobre a história e os conceitos da elipse, destacando sua definição, propriedades e relevância no ensino. Além disso, foi realizado um levantamento sobre a importância de materiais concretos e manipuláveis no ensino de matemática. A metodologia envolveu a construção de uma mesa de bilhar elíptica e a aplicação de questionários a professores da educação básica. Os resultados mostraram que, apesar de algumas estratégias, como o “método do jardineiro” e o uso de softwares como GeoGebra, ainda há carência de materiais concretos para o ensino da elipse. Os professores destacaram o potencial da mesa de bilhar elíptica para conectar teoria e prática, facilitar a compreensão de conceitos abstratos e promover interdisciplinaridade entre matemática e física. No entanto, foram identificados desafios como custo, infraestrutura e necessidade de mediação pedagógica eficaz para evitar que o aspecto lúdico desvie o foco do aprendizado. Conclui-se que, quando bem implementada, a “Mesa de Bilhar Elíptica” pode ser uma ferramenta valiosa para desmistificar conceitos matemáticos e promover uma aprendizagem significativa e contextualizada da matemática na educação básica.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais