Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Francisco Everaldo Candido de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Libras como primeira língua (L1): análise de uma sala de aula bilíngue no município de Petrolina, Pernambuco
    (2023-03-30) Oliveira, Francisco Everaldo Candido de; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Albuquerque, Roque do Nascimento
    A presente produção pretende compreender como vem sendo utilizada a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como primeira língua (L1) da pessoa surda, em uma sala de aula bilíngue da rede de ensino municipal de Petrolina-PE, bem como tem ocorrido as interações neste contexto/espaço, a partir da análise de uma experiência desenvolvida na referida instituição. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso, numa abordagem qualitativa, com coleta de dados, para observação direta, e entrevistas semiestruturadas. Como resultados, apresentam-se aspectos relativos às interações no espaço escolar; à aquisição linguística como L1; a fatores que compõem a estrutura da sala bilíngue; às atividades desenvolvidas neste espaço; a questões culturais evidentes; e ao fomento da experiência bilíngue na educação de surdos. A partir desta pesquisa, considera-se relevante a sala bilíngue para a educação de crianças surdas, já que esta pode agregar significativo aprendizado linguístico e cultural aos estudantes, levando em conta que a presença de um professor surdo nesse ambiente proporciona inúmeros benefícios, que vão desde a identificação como uma referência para aprendizado até a figura que propicia uma construção de identidade e cultura - através do uso da Libras como base linguística para instrução no processo de formação escolar. Almeja que, através desta pesquisa, haja contribuição para o campo científico, no sentido de ampliar as discussões acerca da educação bilíngue da pessoa surda.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais