Navegando por Autor "Oliveira, Fábio de"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA agricultura familiar em uma perspectiva de viabilidade econômica e social(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Laranjeira, Deivd Renan Oliveira; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemA educação de jovens e adultos (EJA): o livro didático de ciências e biologia é adequado para seus fins?(Universidade do Estado da Bahia , 2023-11-24) Lima, Ana Francisca de Jesus; Santos, Loyana Dócio; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Fábio de; Martins, Nilza da SilvaA Educação de Jovens e Adultos – EJA com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/96 em seu Art. 37 garante o direito à educação para jovens e adultos que não tiveram acesso na idade adequada. No Brasil, a EJA tem a sua trajetória marcada por múltiplas dificuldades a serem sanadas. Pesquisas apontam fragilidades neste sistema que versam desde os conteúdos a serem ministrados até a existência de livros próprios, onde o material didático destinado a esse público não é suficiente para atender às necessidades dos alunos (e mesmo as da sociedade), sendo, muitas vezes, descontextualizados da realidade deles. Diante disso, são trazidos questionamentos sobre os livros quanto aos conteúdos, como é apresentada a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), sendo que essa metodologia nos remete para reflexões onde o conhecimento científico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, o trabalho tem como objetivo geral verificar qualitativamente a coerência do conteúdo pedagógico dos livros didáticos de Ensino Fundamental II e Médio destinados a EJA e os temas de cunho científico publicados, nas disciplinas de Ciências e Biologia, contrastando com a abordagem CTSA, com vistas na exatidão dos conteúdos, adequação a realidade do aluno, e necessidades sociais para diversas áreas de trabalho incluindo inserção no ensino superior. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas, identificando a ocorrência da abordagem CTSA, além de apontar coerências ou incoerências nos conteúdos científicos e de assuntos necessários à vivência social. Para isso foram coletados livros didáticos da EJA nas bibliotecas das escolas de rede municipal e estadual do município de Wanderley — BA. Os resultados mostraram que, em geral, os livros didáticos possuem conteúdos resumidos e trazem uma adequação para a categoria quando buscam ampliar o conhecimento mediante um diálogo constante com a vivência do aluno.
- ItemEnriquecimento ambiental para mamíferos silvestres sob cuidados humanos: práticas e benefícios no Parque Vida Cerrado, Barreiras, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-16) Santana, Lívia Souza; Oliveira, Fábio de; Gomes, Paula Damasceno; Santos, Loyana Docio; Silva, Vanessa Bonfim daO estudo do bem-estar animal é essencial na ciência comportamental, especialmente para animais silvestres sob cuidados humanos, que têm necessidades específicas e complexas. O enriquecimento ambiental, que visa proporcionar estímulos específicos para promover o bem-estar e comportamentos naturais, é categorizado em cinco tipos: alimentar, cognitivo, físico, sensorial e social. Cada categoria surge como uma estratégia de manejo criativo, tornando os ambientes mais semelhantes ao habitat natural dos animais. Dada a importância do tema, este estudo adotou uma abordagem experimental descritiva para registrar atividades de enriquecimento ambiental em cinco espécies de mamíferos – lobo-guará, bugio-preto, tamanduá-bandeira, cervo-do-pantanal e veado-catingueiro – residentes no Parque Vida Cerrado, um criadouro Conservacionista localizado em Barreiras, Bahia, que atualmente abriga 28 animais de 8 espécies, incluindo 5 ameaçadas de extinção. Os enriquecimentos foram realizados de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024, a coleta de dados envolveu observações de 30 minutos com fotografias, vídeos e anotações sobre os comportamentos dos animais. O objetivo do estudo foi compartilhar as técnicas utilizadas e os impactos positivos do enriquecimento ambiental, buscando contribuir para o aprimoramento das condições de vida e da qualidade de saúde dos animais. Os dados foram analisados para avaliar a eficácia do enriquecimento, classificando as respostas dos animais como boa, média ou ruim. Das vinte práticas apresentadas, 45% foram de categoria alimentar, 22% cognitiva, 21% física, 10% sensorial e 2% social. Os resultados mostraram que o enriquecimento ambiental pode proporcionar benefícios significativos para animais sob cuidados humanos, aumentando os estímulos em ambientes geralmente monótonos. As práticas de enriquecimento melhoraram atividades naturais, interação social e saúde dos animais, ressaltando a importância dos criadouros e do enriquecimento ambiental.
- ItemO ensino de ciências para estudantes com TDAH: estratégias, desafios e percepções dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 0007-12-23) Santos, Vanessa Dias dos; Oliveira, Fábio de; Cezar, Valdete Alves; Ribeiro, Carla Cassiana Lima de AlmeidaO Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade TDAH, é uma alteração do neurodesenvolvimento, que apresenta impactos significativos na vida social, pessoal e acadêmica do indivíduo, devido a disfunções no funcionamento das funções executivas que estão associadas ao córtex pré-frontal responsáveis pela regulação de comportamento, emoção, habilidades cognitivas. Conforme apontado pelo Ministério da Saúde a prevalência de crianças com TDAH no Brasil é de entre 6 a 17 anos é de 7,6%, no contexto escolar em relação à disciplina de ciências, que tem uma demanda maior de atenção e concentração para aprender os conceitos científicos e experimental, os prejuízos são significativos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com essa condição. Diante disso, objetivo geral desse estudo foi compreender os desafios enfrentados pelos professores na educação de estudantes com TDAH na disciplina de Ciências. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário semiestruturado contendo 16 questões, para coleta de dados, com uma amostra de 8 docentes, todos graduados pela Universidade do Estado da Bahia - Campus IV – Barreiras no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os resultados apontaram uma lacuna significativa na formação inicial dos professores, e a falta de formação continuada voltada para educação inclusiva, como o TDAH. O estudo também indicou a urgência de que as instituições educacionais se adaptem para oferecer suporte adequado aos professores, como a disponibilização de recursos didáticos especializados e a inclusão de profissionais, como psicopedagogos, na equipe pedagógica, que podem desempenhar um papel vital no apoio tanto aos alunos quanto aos educadores. O estudo destacou a importância de um ensino de Ciências mais inclusivo e bem informado, ressaltando que a educação de qualidade para alunos com TDAH depende de uma compreensão profunda de suas necessidades específicas e de estratégias de ensino adaptadas, que levem em conta as suas particularidades e dificuldades.
- ItemO estágio curricular supervisionado na formação de professores de ciências biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): campus IX, Barreiras(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Carvalho, Elitânia dos Santos Silva; Oliveira, Fábio de; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Moreira, Maria de Fátima Santana da SilvaO Estágio sendo um componente curricular obrigatório passa a ser visto como o eixo central nos Cursos de licenciatura, sendo indispensável no processo de construção da identidade docente, proporcionando aos licenciandos reflexões críticas sobre as experiências vivenciadas, os saberes e posturas fundamentais para a formação da profissão docente. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as contribuições do estágio curricular supervisionado para a formação de professores de Ciências Biológicas. A fundamentação teórica baseia-se nas discussões referentes ao Estágio Curricular Supervisionado e a Formação Inicial em Ciências e Biologia baseado nos autores: Gramsci (1991), Tardif (2002), Gauthier (2003), Andrade e Amboni (2004), Roesch (2005), Carvalho e Bianchi (2005), Krasilchik (2008), Bizzo (2009), Ghedin (2010), Lodi (2010), Imbernón (2011), Pimenta e Lima (2012), Scalabrin e Molinari (2013), Leher (2014), Gomes (2015), Gelbran (2015), Corte e Lemke ( 2015), Silva e Santana (2017), Nóvoa (2019). A pesquisa caracteriza-se como do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo 12 questões, elaborado pelo Formulário Google, o link foi disponibilizado pelo Whatzapp para oito alunos que estavam cursando no semestre 2023.2 a disciplina (EDC004) Estágio Supervisionado I, versada em ensino de ciências. Os dados analisados apontam que os alunos se fundamentam nos conhecimentos prévios da realidade escolar, existindo inúmeros desafios e dificuldades dentro do ambiente escolar no período do estágio, como por exemplo, um dos maiores desafios é lidar com uma sala cheia composta por vários alunos diferentes, assim como enfrentar dificuldades como a falta de datashow para ministrar as aulas ou um laboratório para realizar as aulas práticas. O período de regência é um momento desafiador para o estagiário. A atuação docente em sala de aula implica na apropriação de conhecimentos e saberes didático-pedagógico que garantam aprendizagens significativas para os alunos. Sendo assim, é importante refletir sobre os problemas relacionados à prática pedagógica na sala de aula pelos licenciandos com o objetivo de tentar superar os obstáculos encontrados ao longo desse processo.
- ItemReciclagem de embalagens de agrotóxicos: situação atual do Brasil(2023-10-20) Peixoto, Cláudio Pereira; Guimarães, Sandra Eliza; Stefaleno, Daniela Rossato; Oliveira, Fábio deO Brasil é o país que tem liderado o ranking mundial da utilização de agrotóxicos, tais como: herbicidas (58,5%), fungicidas (12,1%) e inseticidas (10,1%). Juntas, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar, tornaram-se as principais responsáveis por 81,8% das vendas no Brasil e todo este consumo tem gerado resíduos, em especial as embalagens, que são potenciais fontes de contaminação e poluição ambiental. Em prol de reduzir problemas causados pela contaminação, a legislação estabeleceu com o processo de logística reversa, as embalagens fossem retornadas ao local inicial. Essa logística consistente em um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para que sejam reaproveitados em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou para destinação final ambientalmente correta. O objetivo desse estudo foi investigar o processo de reciclagem das embalagens de agrotóxicos no Brasil, visando compreender os procedimentos necessários e identificar os pontos de coleta corretos, a fim de promover a conscientização sobre a importância da logística reversa e seus benefícios para a sustentabilidade e saúde humana. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de cunho descritivo, realizado em bases de dados como Scielo e Portal Embrapa. Por meio da logística reversa, busca-se incentivar o compartilhamento da responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos, por meio de atribuições individuais e encadeadas de fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Concluiu-se que além dos benefícios ambientais, a logística reversa de embalagens de agrotóxicos também traz vantagens econômicas e sociais. A reciclagem desses materiais reduz os custos de produção, uma vez que permite o reaproveitamento de recursos e a redução da necessidade de matéria-prima virgem. Palavras-chave: Sustentabilidade; Logística reversa; Meio ambiente.
- ItemUm olhar sobre a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Oliveira , Franciellem de Andrade; Oliveira, Fábio de; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Moreira, Maria de Fátima Santana da SilvaEsta monografia, elaborada como conclusão do curso de Ciências Biológicas, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede Pública Estadual de Barreiras-BA. O estudo aborda os desafios e a relevância da interdisciplinaridade no ensino de Biologia no cotidiano, influenciando as concepções prévias dos alunos e contribuindo para a formação integral do cidadão contemporâneo. O problema de pesquisa explora a implementação da interdisciplinaridade na EJA e falta de integração de metodologias no ensino de Biologia na EJA. A metodologia adotada incluiu análise qualitativa e quantitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a 30 alunos e 6 professores do ensino médio na modalidade EJA no Colégio Estadual de Barreirinhas. Os participantes foram selecionados em três turmas distintas. A percepção dos alunos sobre a interdisciplinaridade, bem como suas experiências no ensino de Biologia, foram examinadas. A pesquisa também explorou a visão dos alunos sobre a importância da interdisciplinaridade, com enfoque nas disciplinas que eles consideram mais integradas, como Educação Física, Biologia, Inglês, História, Geografia e Matemática. A criação deste estudo oferece visões significativas para aprimorar a interdisciplinaridade no ensino de Biologia na EJA, promovendo estratégias pedagógicas mais eficazes e contribuindo para uma formação educacional mais abrangente e significativa para jovens e adultos em processo de aprendizagem.