Navegando por Autor "Oliveira, Fábio Araújo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino de língua portuguesa: desafios, práticas e alcances(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-01) Oliveira, Fábio Araújo; Almeida, Gilce de Souza; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar FigueiredoA organização deste livro partiu do desejo de oferecer, sobretudo a professores de Língua Portuguesa e a estudantes de Letras e de Pedagogia, conhecimentos produzidos no âmbito da Linguística que possam subsidiar, teórica e metodologicamente, o ensino de Português na educação básica. A obra, vinculada à Linha de Estudos da Linguagem e Práticas Sociais do PROFLETRAS (UNEB), divide com este Programa o compromisso com a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa, o que, sem desprezar questões de outras naturezas, envolve a instrumentalização dos professores de Português, para que desenvolvam práticas pedagógicas inovadoras voltadas ao aprimoramento da competência comunicativa dos estudantes. Dessa forma, reunimos aqui um conjunto de textos de pesquisadores de diferentes áreas da Linguística – Língua Portuguesa, Variação e Ensino, Análise do Discurso, Linguística Aplicada e Tecnologias Aplicadas ao Ensino – para socializarmos pensamentos contemporâneos relacionados ao ensino de língua portuguesa e tensionadores de paradigmas limitantes, ainda em vigor no campo da formação de professores
- ItemO papel da gramática na prática de leitura: contribuições da Análise do Discurso(Pontes Editores, 2023-08-01) Oliveira, Fábio Araújo; Cabral, Alane Cristina Souza SilveiraNo artigo O papel da gramática na prática de leitura: contribuições da Análise do Discurso, Alane Cabral e Fábio Oliveira refletem sobre o papel da gramática na prática de leitura. Para isso, abordam brevemente contribuições de áreas da Linguística para o tema (Semântica Formal, Pragmática e Linguística Textual), e focam nas contribuições da Análise do Discurso, pelo seu potencial em articular língua, história e ideologia em questões de interpretação. A importância desse trabalho está tanto em contribuir com reflexões sobre o ensino de gramática no ensino básico, o que ainda causa dificuldades para professores de língua portuguesa, como em articular o ensino de gramática à leitura, prática recomendada por documentos de ensino, como a BNCC, mas pouco desenvolvida nos cursos de formação inicial e de formação continuada de professores. Com a pesquisa, os autores mostram como a gramática funciona na construção do sentido. Assim, a escolha e combinação de elementos gramaticais está relacionada às condições de produção do discurso.