Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Erica da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Afectos docentes e livros didáticos na construção da Educação Matemática antirracista
    (Universidade do Estada do Bahia, 2025-04-28) Oliveira, Erica da Silva; Oliveira, Iris Verena; Miranda, Helga Porto; Souza, Manuela da Silva
    A tônica desse trabalho busca problematizar a formação docente do/a professor/a de Matemática e a constituição dos livros didáticos desse componente na perspectiva antirracista. Foi feito uma reflexão sobre a Lei 10.639/03 e seu tempo de implantação no sistema de ensino e apresentada a definição de afecto segundo a visão de Deleuze e Guatarri (2010). Expus minha experiência após atravessamentos subjetivos na perspectiva antirracista e as mobilizações que ocorreram na construção de um currículo escolar voltado a Educação Matemática Antirracista. Diante disso, nos questionamos sobre quais as abordagens voltadas as relações étnico raciais foram trabalhadas na formação do corpo docente de Matemática da rede municipal de Conceição do Coité e, quais as propostas antirracistas que os livros desse componente vêm ofertando na sua proposta. Essa é uma pesquisa de caráter qualitativo que se desenvolveu a partir de análise documental. Diante do conhecimento das Instituições que estabeleceram o grau de Licenciados em Matemática aos/às docentes do Ensino Fundamental II da Cidade de Conceição do Coité, foi realizado o estudo das grades curriculares de sete Universidades, nas quais foram buscados sinais de abordagens e afectações no que tange a educação antirracista, no processo de formação docente. Também foram pesquisados nos livros didáticos, que são utilizados na rede pública municipal, quais os aspectos antirracistas que o mesmo vem abordando ou sugerindo nas orientações pedagógicas do livro do/a mestre. Destacamos a importância dessa pesquisa por partilhar incômodos e indicar propostas que levam a refletir sobre o papel social e político docente dentro do sistema de educação.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais