Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Emanoel Arcanjo de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O gênero propaganda redimensionando as aulas de Língua Portuguesa
    (Universidade do Estado da Bahia, 0015) Oliveira, Emanoel Arcanjo de; Silva, Jureia Maria Ferreira da; Silva, Obdália Santana Ferraz; Souza , Janine Fontes de
    Esta pesquisa partiu da inquietação que me levou a discutir, o trabalho referente à gramática do texto a partir dos gêneros textuais, tendo como opção o gênero propaganda como propiciador do desenvolvimento das competências gramatical e textual. Traço como principal objetivo de pesquisa, uma demonstração de como funciona as práticas pedagógicas utilizando como recurso metodológico o gênero textual propaganda. Dentro dessa perspectiva, estabeleço um paralelo entre pressupostos teóricos referentes às competências comunicativas e ao gênero propaganda e sua pertinência nas práticas pedagógicas a partir de uma nova dimensão metodológica; identifico a posição que o gênero propaganda tem assumido nas aulas de Língua Portuguesa, visando o desenvolvimento das competências comunicativas e analiso alguns anúncios publicitários de propagandas e as possibilidades de estimular a competência textual e gramatical nas aulas de leitura, análise e produção textual. Esse trabalho surgiu da ênfase dada ao texto publicitário, que é bem pertinente ao uso comum entre os falantes da Língua Portuguesa no cotidiano e intensificou o projeto de pesquisa científica construído no decorrer dos estudos bibliográficos. As discussões contidas nessa monografia fazem alusões a autores bem conceituados em alguns pressupostos teóricos que definem o gênero textual, as competências comunicativas, o gênero propaganda e suas características mais adequadas às práticas pedagógicas. No decorrer do trabalho sustento a possibilidade de redimensionar as aulas de Língua Portuguesa, apresentando exemplos de propaganda e a possibilidade de desenvolver atividades motivadoras das competências linguística e textual. Outro aspecto considerado como fundamental para essa proposta com o gênero propaganda e as competências comunicativas, abordado nessa pesquisa, é a valorização dos aspectos histórico e social dos gêneros textuais, inclusive a propaganda.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais