Navegando por Autor "Oliveira, Davi Alves"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBooktubers: literatura compartilhada nas redes e a formação de (novos) leitores(2019-07) Santos, Ione Araújo dos; Santos, Roberta Mota; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi Alves; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzCom o surgimento da internet e posteriormente a sua democratização, mudanças foram introduzidas ao cotidiano das pessoas, impactando também nas práticas de leitura literária. Tendo em vista que a internet e as mídias digitais permeiam o contexto social contemporâneo, bem como o lugar que a leitura literária assume nessa conjuntura, esta pesquisa busca responder em que medida os canais de compartilhamento de vídeos sobre livros de literatura no YouTube contribuem na formação de (novos) leitores literários e como se dá a difusão de livros literários através da comunidade virtual dos booktubers. Realizamos discussões acerca das principais revoluções comunicativas da leitura e do leitor literário, bem como as mudanças provocadas pelo advento da web 2.0. A pesquisa tem caráter explorativo, seguida de revisão de literatura, desenvolvida a partir da análise de seis vídeos e dezoito comentários dos canais das booktubers brasileiras Tatiana Feltrin e Isabel Rodrigues. À luz dos conceitos de Bragança (2009); Bordenave (1996); Lemos (2009); Castels (2003); Levy (1996); Rheingold (1994); Jenkins (2009); Burgess e Green (2009); Morelli (2017); Silva (2017); Antunes (2003); Yunes; Petit (2009); Todorov (2009); Solé (1998); Rojo (2004, 2015) dentre outros aportes teóricos, selecionamos como categorias de análise as técnicas e os recursos utilizados pelas booktubers na promoção e formação leitora pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi possível constatar que as booktubers exercem uma influência sobre a formação de (novos) leitores literários e que contribuem para o fomento da leitura literária no Brasil.
- ItemO espaço da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina-Ba.(2019-07) Rego, Regiane Silva; Souza, Josilene Maiane; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi Alves; Sobrinho, Abinalio Ubiratan da CruzEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa o lugar da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina – Bahia, com base na mediação da leitura literária. Para tanto, traçaram-se os seguintes objetivos: avaliar se nas aulas de leitura literária há um trabalho direcionado para a compreensão e interpretação de textos, com base na literariedade do texto infantil (aspectos lúdicos e estéticos), analisando um texto infantil trabalhado pela professora do 3º ano, a fim de identificar os aspectos lúdicos e estéticos. O desenvolvimento do tema apoiou-se nos estudos de Cademartori (2006), Martins (2012), Yunes (2002) e Zilberman e Lajolo (1982). Entre os diversos resultados, destacamos: a) a metodologia trabalhada na escola oscila entre o pontual e o casual; b) os recursos utilizados pela professora atendem ao seu propósito de mediação de leitura literária, pois são trabalhados aspectos literários e pedagógicos, com base no livro infantil impresso; c) a mediação desenvolvida pela docente permite um contato com a leitura literária, mesmo com a presença do aspecto educativo; d) toda atividade de leitura realizada abrange espaços para a compreensão e a interpretação do texto lido e) a professora poderia explorar mais os aspectos sensoriais e emocionais do texto, a partir da contação de histórias, com ênfase na literariedade do texto.
- ItemLetramento literário: um diálogo com a multimodalidade(2018-03-01) Pereira, Joelma Alves; Oliveira, Davi Alves; Figueiredo, Joabson Lima; Cunha, Rubia Mara de Sousa LapaO presente estudo busca discutir de que forma o texto multimodal pode contribuir para a formação em letramento literário. Como objetivos específicos pretendeu-se dialogar com diversos autores, entre eles, Magda Soares (2004), Angela Klaiman (1995), Regina Zilberman (2014), Michelè Petit (2008), Maria Luiza M. Abaurre (2005), Rildo Cosson e Paulino Graça (2009), Roxane Rojo e Eduardo Moura (2009). A abordagem metodológica utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa através de realização de uma oficina em que os dados foram coletados por meio de questionários, anotações em diário, e teve como sujeitos da pesquisa alunos do 1º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro. Diante deste estudo e a partir da análise dos dados coletados verificamos que grande parte dos participantes foram iniciados à leitura no tempo estimado pela Base Nacional Comum Curricular. Apontou que a família tem pequena participação na formação do leitor e que os jovens simpatizam-se mais por literatura de best-sellers do que textos canônicos. A abordagem do texto multimodal deu aos participantes uma nova perspectiva de leitura.
- ItemLiteratura na rede: os processos de escrita literária no wattpad(2019-07) Gonçalves, Jaíne Almeida; Menezes, Adriano; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi AlvesO século XXI trouxe consigo uma explosão tecnológica que revolucionou todas as interfaces sociais, e a Arte não ficou de fora desse processo de renovação. A internet mostra-se como um veículo que possibilita um acesso mais democrático às diversas expressões artísticas, tanto no que se refere à recepção, quanto à produção. A literatura, agora, deixa de ser exclusiva aos papéis, podendo ser encontrada em e-books ou sites gratuitos específicos. Da mesma forma que essa literatura consegue chegar com mais facilidade aos leitores, os escritores também encontram menor dificuldade para publicar suas obras. Dentre as novas possibilidades da criação literária oportunizada pelo ambiente digital, encontram-se as plataformas digitais de compartilhamento e leitura de histórias, destacando-se aqui o Wattpad. A partir disso, a presente pesquisa visa escrutinar a literatura produzida no ciberespaço, a fim de compreender quais são os novos processos inerentes à criação literária, e em que se diferem da Literatura produzida antes da Web 2.0, bem como sua legitimidade como Literatura. Para tanto, buscou-se abordar uma metodologia qualitativa através de uma Revisão de Literatura a partir da Sociologia da Leitura, com Chartier (1994;1998;2001; 2002; 2007) e Fisher (2006); da Ficção Brasileira Contemporânea, com Schollhammer (2009); da Cultura Digital, com Jenkins (2015) e Neves (2014); e da Ciberliteratura, com Hayles (1999; 2009). Compreendeu-se, a partir do estudo aqui apresentado, que a ficção do século vigente passa por grandes revoluções que transformam todas as estruturas do processo criativo, desde a concepção de texto até a concepção de autor. Embora tamanha restruturação possa causar amedrontamento por parte da teoria literária, muitos autores apontam, baseados em toda a trajetória do escrito, mais possivelmente uma convivência, ou até mesmo uma convergência entre as formas tradicionais e as novas possibilidades da criação literária.