Navegando por Autor "Oliveira, Daniela Chagas"
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- ItemSequências Didáticas no Processo de Ensino-Aprendizagem das Quatro Habilidades de Espanhol: uma Experiência No Proeja do Ifbaiano- Campus Catu(2017) Oliveira, Daniela ChagasO presente estudo teve como objetivo organizar e verificar a eficácia de uma sequência didática, para organizar o processo de ensino-aprendizagem das quatro habilidades de língua estrangeira, neste caso específico, o espanhol, entre os alunos do PROEJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, especificamente no Campus Catu, pois no campus que lecionava, campus Bom Jesus da Lapa, não tinha turmas de PROEJA. Sustentando o entendimento de que o aprendizado de uma língua estrangeira implica na expansão de possibilidades de conhecimento e na ampliação do escopo de análise do contexto circundante, apresenta-se a língua estrangeira como um vetor de transformação social. Para tanto, defendem-se os mecanismos de ensinagem como instrumentos voltados à formação de uma cosmovisão mais abrangente, universal e diversificada. Em outras palavras, compreende-se o aprendizado como uma ferramenta essencial para todas as pessoas. Assim, no atual contexto de um sistema de informações cada vez mais abrangente e globalizado, não se pode olvidar que a língua estrangeira favorece o acompanhamento atualizado de informações oferecidas por mecanismos de comunicação de massa, disponibilizados por multimeios, motivo pelo qual foi desenvolvida a pesquisa na realidade escolar do Instituto Federal Baiano - Campus Catu, com os alunos do III ano do PROEJA - Curso Técnico em Cozinha, com base na metodologia qualitativa com abordagem na pesquisa participante. Por reconhecer a importância desse processo de ensino-aprendizagem de línguas, para o desenvolvimento dos alunos, foi pensado em trabalhar conjuntamente as quatro habilidades de espanhol em sala de aula com auxílio do aplicativo Duolingo e sequências didáticas. Revelou que a aplicação da sequência didática foi eficaz no incentivo de possibilidades de interação, participação e contribuições entre os alunos da turma pesquisada e proporcionou avanços significativos no desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção escritas e orais da língua espanhola. Contudo, em relação ao que tange o uso das tecnologias, deve-se ter certo cuidado, porque embora possam atuar como um motivador/facilitador no processo de ensino-aprendizagem de espanhol, exige cautela na hora de sua utilização, para não se converter em um elemento dificultador, pois foi percebida essa dificuldade nas limitações de alguns participantes no manuseio do aplicativo durante as atividades.