Navegando por Autor "Oliveira, Caroline Santos"
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- ItemConhecimento de estudantes do ensino médio da rede privada sobre o uso de métodos contraceptivos(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Oliveira, Caroline Santos; Suto, Cleuma Sueli Santos; Costa, Laura Emmanuela Lima; Santos, Eliene AlmeidaOs métodos contraceptivos são utilizados como forma de prevenir gravidez indesejada e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A abordagem de práticas saudáveis relacionadas com a saúde sexual e reprodutiva deve se manter focada em toda a população em idade reprodutiva, principalmente entre os mais jovens, por ser o período da vida em que ocorrem o processo de mudança e de descobertas, sobretudo sobre a sexualidade. Objetivos: Identificar o conhecimento de jovens estudantes do ensino médio da rede privada sobre os métodos contraceptivos, antes e após a realização de oficina sobre a temática; e, avaliar em que medida a realização da oficina influenciou no aprendizado destes. Método: Trata-se de uma pesquisa-ação, através de observações/interações em meios sociais. O campo de execução da pesquisa foram duas escolas da rede privada de ensino, de um município da Bahia. Participaram 38 adolescentes e jovens que cursavam o terceiro ano do ensino médio, com idade entre 15 e 19 anos. Foram excluídos aqueles alunos que não estivam presentes na escola no período da coleta de dados/intervenção. Os estudantes que não apresentem necessidades especiais de cognição, foram incluídos. Com vistas à realização das oficinas, considerando questões de espaço, metodologia e a pandemia da COVID-19, foi adotado como número máximo em cada escola 25 participantes por oficina. O projeto foi aprovado pelo CEP/UNEB sob número 5.531.688. Os dados produzidos por meio da aplicação de pré e pós-teste e de oficinas realizadas e outubro de 2022, contou com um momento para exposição dialogada da pesquisadora, sobre métodos contraceptivos, e interação com os participantes a partir das questões disparadoras. As falas dos/as participantes foi áudio gravada pelo dispositivo de áudio do celular. Para análise da coleta de dados das oficinas foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin e análise de frequência relativa para o pré e pós-teste. Resultado: Os adolescentes e jovens conhecem alguns métodos contraceptivos e sabem sobre a sua disponibilidade e gratuidade no SUS; pensam que o DIU é abortivo e apresentam déficit de conhecimento sobre a dupla proteção o que os vulnerabilizam às IST/gravidez; acreditam que é indicado o uso regular da pílula do dia seguinte e associam como vantagem do uso da pílula os benefícios à imagem e estética feminina. Conclusão: A realização da oficina e aplicação de pós-teste permitiu destacar a importância de manter atividades como esta no ambiente escolar afim de ampliar o conhecimento dos jovens sobre os métodos contraceptivos pois podem implicar em redução de danos à saúde. Os profissionais de saúde ligados à Programa de Saúde na Escola e os professores/as necessitam ampliar discussão e facilitação de acesso dos estudantes as temáticas da sexualidade e saúde reprodutiva.