Navegando por Autor "Oliveira, Camila Virgínia da Cruz"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemNós Vamos à Escola e Depois Nois Vai Para Casa: Reflexões Acerca da Interface Ensino de Língua Portuguesa e Variação Linguística em uma Escola Pública Rural de Valente – Ba.(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Camila Virgínia da Cruz; Santana, Neila Maria OliveiraO presente trabalho apresenta resultados da pesquisa realizada no Centro Municipal de Educação de Valilândia (CEMEV). Tem como objetivo geral investigar como os professores de Língua Portuguesa dessa instituição abordam o fenômeno da variação linguística em sala de aula. Como objetivos específicos, busca: a) observar se os docentes da referida escola fazem menção ao fenômeno da variação na abordagem dos conteúdos ou trabalham especificamente a variedade padrão da língua; b) analisar a postura desses professores quanto ao uso, pelos alunos, das variedades da língua; e c) identificar a concepção de erro de português adotada pelos professores. Para tanto, os pressupostos teóricos que fundamentaram esta pesquisa foram os da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]; MOLLICA, 2003, 2007) e da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005; BAGNO, 2004, 2007; CYRANKA, 2007, 2008, 2011). A escolha metodológica adotada é de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, sendo realizada, ainda, a pesquisa de campo, com aplicação de questionários aos docentes e observação das aulas de língua portuguesa. Os resultados mostram que, de uma forma geral, embora haja a menção à diversidade linguística, a maior parte dos docentes possui uma postura corretiva frente as inadequações linguísticas oriundas dos estudantes e, em suas aulas, privilegiam o ensino do variante padrão da língua.