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Navegando por Autor "Oliveira, Allisson Esdras Fernandes de"

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    Práticas discursivas docentes sobre as performances de gênero no contexto escolar
    (2019-09-30) Oliveira, Allisson Esdras Fernandes de; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Salvadori, Juliana Cristina; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho
    A pesquisa intitulada: “Práticas discursivas docentes sobre as performances de gênero no contexto escolar” toma como objeto de estudo as Práticas Discursivas de professores e professoras sobre as performances de gênero no contexto escolar. Busca compreender como as implicações socioculturais contribuem para o processo de constituição das performances de gênero. Para tanto, o embasamento teórico advém, principalmente, de uma perspectiva pós-estruturalista, no que se refere aos estudos de gênero em Butler (2010). O objetivo central da pesquisa é analisar como as práticas discursivas dos professores difundem e ou silenciam as performances de gênero no contexto da sala de aula. Optou-se como método a etnografia crítica por este possuir aderência com a proposta investigativa da pesquisa e ser um método fundado no campo da educação. Como lócus da pesquisa apresentamos uma escola pública de ensino Médio, do município de Xique-Xique, no estado da Bahia. Como dispositivos de pesquisa para a construção de dados, foram utilizadas entrevistas abertas, observações participantes com o uso do diário de bordo de modo a apresentar no decorrer das análises, maiores detalhes referentes às práticas discursivas dos professores participantes da pesquisa, num total de 10 docentes, sendo 3 homens e 7 mulheres. Como principais resultados da pesquisa, inferiu-se que a escola de modo geral, como instituição social, ainda reproduz certos discursos considerados arraigados em relação às questões referentes ao gênero e uma distante abordagem do tema durante as aulas. O estudo apontou ainda que segundo o coletivo docente, o Ateliê de Pesquisa contribuiu para a reflexãoação- reflexão das práticas pedagógicas, ao debaterem coletivamente sobre suas próprias narrativas advindas da entrevista , o que possibilitou novas estratégias acerca do trabalho com as performances de gênero no contexto escolar, considerando que as práticas discursivas dos professores e das professoras não dão ainda visibilidade as performances de gênero no contexto escolar, ao não abordarem de maneira frequente e participativa o levantamento de questões sobre o tema. A pesquisa marca ainda processos de transição de rupturas presentes nos discursos dos docentes no que se refere a normatividade de gênero. Outro dado apresentado é que se observou nas aulas e nos Atividades Complementares (AC) que ainda existem discursos preconceituosos no interior da escola, como também silenciamentos na abordagem das temáticas sobre gênero. Visualizou-se também um movimento que propõe mudanças no currículo escolar e a necessidade de formação em exercício, com os professores sobre o tema, tomando a escola como lócus da formação, bem como a importância de projetos didático-pedagógicos que envolvam a comunidade escolar como um todo, para realização de ações de combate ao preconceito e discriminação de gênero.
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    Práticas discursivas docentes sobre as performances de gênero no contexto escolar
    (UNEB, 2019-07-30) Oliveira, Allisson Esdras Fernandes de; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Salvadori, Juliana Cristina; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho
    A pesquisa intitulada: “Práticas discursivas docentes sobre as performances de gênero no contexto escolar” toma como objeto de estudo as Práticas Discursivas de professores e professoras sobre as performances de gênero no contexto escolar. Busca compreender como as implicações socioculturais contribuem para o processo de constituição das performances de gênero. Para tanto, o embasamento teórico advém, principalmente, de uma perspectiva pós-estruturalista, no que se refere aos estudos de gênero em Butler (2010). O objetivo central da pesquisa é analisar como as práticas discursivas dos professores difundem e ou silenciam as performances de gênero no contexto da sala de aula. Optou-se como método a etnografia crítica por este possuir aderência com a proposta investigativa da pesquisa e ser um método fundado no campo da educação. Como lócus da pesquisa apresentamos uma escola pública de ensino Médio, do município de Xique-Xique, no estado da Bahia. Como dispositivos de pesquisa para a construção de dados, foram utilizadas entrevistas abertas, observações participantes com o uso do diário de bordo de modo a apresentar no decorrer das análises, maiores detalhes referentes às práticas discursivas dos professores participantes da pesquisa, num total de 10 docentes, sendo 3 homens e 7 mulheres. Como principais resultados da pesquisa, inferiu-se que a escola de modo geral, como instituição social, ainda reproduz certos discursos considerados arraigados em relação às questões referentes ao gênero e uma distante abordagem do tema durante as aulas. O estudo apontou ainda que segundo o coletivo docente, o Ateliê de Pesquisa contribuiu para a reflexãoação- reflexão das práticas pedagógicas, ao debaterem coletivamente sobre suas próprias narrativas advindas da entrevista , o que possibilitou novas estratégias acerca do trabalho com as performances de gênero no contexto escolar, considerando que as práticas discursivas dos professores e das professoras não dão ainda visibilidade as performances de gênero no contexto escolar, ao não abordarem de maneira frequente e participativa o levantamento de questões sobre o tema. A pesquisa marca ainda processos de transição de rupturas presentes nos discursos dos docentes no que se refere a normatividade de gênero. Outro dado apresentado é que se observou nas aulas e nos Atividades Complementares (AC) que ainda existem discursos preconceituosos no interior da escola, como também silenciamentos na abordagem das temáticas sobre gênero. Visualizou-se também um movimento que propõe mudanças no currículo escolar e a necessidade de formação em exercício, com os professores sobre o tema, tomando a escola como lócus da formação, bem como a importância de projetos didático-pedagógicos que envolvam a comunidade escolar como um todo, para realização de ações de combate ao preconceito e discriminação de gênero.
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