Navegando por Autor "Oliveira, Alciene Brasileiro"
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- ItemRepresentações do feminino em “As doze cores do vermelho”, de Helena Parente Cunha(UNEB, 2003) Oliveira, Alciene BrasileiroA monografia intitulada "A representação do feminino na obra "As doze cores do vermelho", da escritora pós-moderna Helena Parente Cunha, constitui um emaranhado de ações que se encontram distribuídas em três ângulos diferentes, mas que quando contextualizados, simbolizam a figura da mulher guerreira ao longo dos anos por um reconhecimento como construtora do seu próprio discurso. Num primeiro ângulo, o "Eu" propõe uma volta nos fatos passados, mostrando a mulher desfavorecida quase que totalmente da liberdade de questionar as coisas em público, embora o fizesse em segredo ou até mesmo em ações discretas, pois apesar de seguir certos padrões na sociedade, não se enquadrava nos mesmos; num segundo ângulo, o "Você" é quem expressa um diálogo com o tempo presente: a personagem almeja casar-se, mas a sua vida com um companheiro mais que conservador, só acabou por perpetuar as convenções que a própria narradora já conhecia; e por último, o capítulo mais importante da presente monografia, "A mulher fragmentada através do "Ela", ou seja, o sofrimento da mulher ao perceber-se estereotipada por toda uma vida e que quer desprender-se de quaisquer estruturas que a inferiorize, mas encontra-se confusa entre o lado de cá" (o das proibições) e o "lado de lá" ( o da desconstrução e deslocamento do sujeito pós-moderno), devido ao padrão de mulher exigido na época. Daí a sua constante oscilação entre o "sim" e o "não" revelado pelo falocentrismo da estrutura dominante. Dessa forma, Helena Parente Cunha através de seus três ângulos quer mostrar que a mulher buscou e continua na luta por sua autonomia como construtora de discursos, querendo apenas romper com os modelos sociais existentes, mas encontra-se ainda enraizada a processos sancionados pela sociedade, papéis sociais que a legitimam como um ser inferior.