Navegando por Autor "Oliveira, Adelaide Augusta Pereira de"
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- ItemCrenças e ações de professores de e/le acerca do livro didático pós PNLD(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-29) Conceição, Maria Eugenia Santos; Oliveira, Adelaide Augusta Pereira de; Silva , Kleber Aparecido da; Sobral, Gilberto Nazareno TellesHá um crescente interesse pela investigação em Linguística Aplicada a respeito de crenças, talvez por conta disto haja uma série de termos na literatura especializada, bem como uma série de conceitos para o próprio termo crenças. Entende-se por crenças, em linhas gerais, opiniões ou ideias que alunos e professores têm a respeito do processo de ensino e aprendizagem de línguas. Nossa pesquisa toma como objeto as crenças e ações de professores do Ensino Médio da rede pública estadual da Bahia acerca do uso do livro didático no processo de ensino/aprendizagem de língua espanhola. O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD – é uma ação governamental que visa contemplar estudantes das escolas públicas brasileiras da educação básica com os livros didáticos dos componentes curriculares estudados. Nosso ponto de interesse nesta ação governamental é a distribuição, em 2012, do livro didático de língua estrangeira moderna – espanhol – aos estudantes de Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Formam parte dos elementos motivadores da pesquisa, a nossa curiosidade e necessidade de conhecer, enquanto docente de língua espanhola da rede pública estadual de ensino, as crenças e ações dos professores do Ensino Médio sobre o livro didático de espanhol como língua estrangeira pós PNLD. O segundo aspecto impulsor deve-se ao crescente interesse na investigação em Linguística Aplicada sobre crenças e a aprendizagem de línguas, a fim de contribuir para o fomento nos estudos da temática em questão relativos ao idioma espanhol, pois boa parte da produção científica está associada ao ensino de inglês. Por fim, o último ponto para justificar a investigação refere-se à sua contribuição para o melhor desenvolvimento da nossa prática docente e para a formação de futuros professores de espanhol. O objetivo principal da pesquisa é investigar e refletir sobre as crenças e ações de professores de espanhol acerca do livro didático em língua espanhola. A pesquisa é de caráter etnográfico, com abordagem contextual, valendo-se de questionários, relatos de experiências e entrevistas com docentes de espanhol da rede pública de ensino e visitação de unidades escolares. Lastreiam o presente estudo as investigações em crenças e o agir docente inserido no sociointeracionismo discursivo e na ergonomia de linha francesa.
- ItemRaca/etnia, cultura, identidade e o professor na aplicação da Lei nº 10.639/03 em aulas de língua inglesa: como?(2011-08-11) Santos, Joelma Silva; Oliveira, Adelaide Augusta Pereira de; Santana Neto, João Antônio; Ferreira, Aparecida de JesusEste é um estudo de caso de um curso de inglês instrumental em cujas aulas buscou-se associar conteúdos étnico-raciais ao ensino de inglês. Diante do pioneirismo da proposta, três aspectos distintos das aulas foram investigados: a) se a utilização da história e cultura do negro pôde ser estratégia de educação anti-racista, para tanto, analisamos o trabalho desenvolvido com base no que é prescrito pela Lei nº 10.639/03 e a Teoria Racial Crítica (FERREIRA, A. J; LADSON-BILLINGS); b) o ensino de inglês e cultura por meio do material didático utilizado (GUILHERME; MENDES; OLIVEIRA); c) a atuação do professor ao tratar dos temas propostos, sobretudo, quanto à influência de aspectos identitários da formação profissional e étnico-racial na sua prática (BAKHTIN; FEEREIRA, A. J; FERREIRA, R.F; HALL). Constatamos que o ensino de inglês em conjunção com a discussão de conteúdos étnico-raciais cumpriu com as orientações da Lei nº 10.639/03, bem como com as recomendações da Teoria Racial Crítica, dentre elas, a desconstrução da superioridade cultural europeia e/ou branca comum em currículos regulares de língua inglesa. Também verificamos que o material didático utilizado correspondeu às perspectivas de ensino intercultural de língua estrangeira, assim como abordou o inglês como língua de expressão glocal. Finalmente, constatamos que o professor deve ter identificação com o ensino crítico e reflexivo de inglês, também com as questões étnico-raciais, muito mais do que formação acadêmica e profissional para desenvolver o trabalho proposto, já que sua prática parece estar diretamente condicionada às crenças, valores e posicionamentos ideológicos formados a partir de suas identificações/identidade