Navegando por Autor "Oliveira, Patrício Bispo"
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- ItemOs impactos do ensino remoto no ensino jurídico do curso de direito da UNEB em Itaberaba/BA: um estudo de caso das turmas 2019.2 e 2021.2(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Oliveira, Patrício Bispo; Santos, Hudson Silva dos; Morais, Hugo Belarmino de; Castro, Carla Appollinario de; Oliveira Filho, Ney Menezes deO presente estudo, de cunho qualitativo, tem o objetivo de analisar os impactos do ensino remoto no curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Itaberaba/BA, durante a pandemia de COVID-19. A análise concentra-se nas turmas ingressantes nos semestres letivos de 2019.2 e 2021.2, inseridas respectivamente nos decimo e oitavo semestres no calendário letivo de 2025.1, período em que o estudo foi desenvolvido. A pesquisa aborda como ocorreu a transição abrupta para o ensino remoto emergencial, com intuito de analisar os desafios enfrentados por alunos e os seus impactos diante das mudanças no ensino jurídico, avaliando as medidas adotadas pelo curso de Direito do campus XIII para enfrentar a crise e a eficácia dessas estratégias. Neste cenário, entende-se viável um estudo problematizado sobre as percepções dos alunos afetados pelas mudanças repentinas trazidas com a pandemia e a nova realidade imposta, além de investigar o impacto na dinâmica de aprendizagem, a acessibilidade dos recursos digitais e a interação entre os discentes e professores, que se tornou mais dependente de ferramentas tecnológicas. A análise crítica da qualidade do ensino remoto é realizada com base em dados coletados por meio de questionário aplicado em sala de aula, em conjunto com a análise das falas em aula participativa destes alunos abordando a percepção dos colaboradores e contribuindo para o aprimoramento do ensino jurídico no futuro. A estrutura do texto segue os seguintes aspectos principais: a questão da crise no ensino jurídico, antecedente ao período pandêmico, e a sua constante negação, a implementação do curso de Direito e seus impactos no Campus XIII em Itaberaba/BA e o aprofundamento nos impactos e vivências dos alunos das turmas ingressantes nos semestres letivos de 2019.2 e 2021.2 do curso de Direito do Campus XIII perante o ensino remoto emergencial. Com isso, esta pesquisa busca contribuir para o debate sobre a qualidade do ensino jurídico em contextos adversos, evidenciando a necessidade de políticas educacionais mais adaptadas as realidades locais e mais inclusivas, além de oferecer contribuições para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino superior, especialmente no curso de Direito.