Navegando por Autor "OLIVEIRA, Maria Gabriela Martins de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOficinas pedagógicas e Aprendizagem Significativa: contribuições para a construção dos saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental(2017) OLIVEIRA, Maria Gabriela Martins de; SANTOS, Ivaneide Silva dos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane GomesA ação de ensinar sempre foi vista como algo desafiador, na medida em que o professor se vê a todo o momento pressionado a despertar o interesse dos alunos para a sua aula. Partindo desse pressuposto, é possível afirmar que há uma necessidade de se buscar a inovação da prática pedagógica enquanto meio de se alcançar a aprendizagem significativa. Sendo assim, o presente trabalho buscou explicar as contribuições das oficinas pedagógicas para a aprendizagem significativa dos saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental, e teve como objeto de estudo alunos e professores de três escolas públicas municipais de Serrolândia-Ba, cuja modalidade de ensino abrange o Ensino Fundamental I. Para tanto, a pesquisa leva em consideração um questionamento base: Por que as oficinas pedagógicas contribuem para a aprendizagem significativa dos saberes geográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, e apresenta uma abordagem metodológica qualitativa de caráter explicativo, tendo como fundamento teórico metodológico para a apreensão do conhecimento, o construtivismo, utilizando como procedimento a pesquisa-ação. Para tal, foram realizadas entrevistas com quatro professoras das três escolas pesquisadas, e com os trinta estudantes de 5º ano destas instituições que participaram das oficinas desenvolvidas pela pesquisadora. As práticas realizadas durante as oficinas apresentaram resultados extremamente positivos no que se refere à aprendizagem significativa dos alunos participantes, podendo ser comprovado através das entrevistas por eles respondidas, bem como pelas professoras investigadas. Os dados obtidos nesse estudo foram observados, analisados e aqui serão apresentados, visando comprovar a eficácia da utilização das oficinas pedagógicas na apreensão dos conteúdos de Geografia.