Navegando por Autor "OLIVEIRA, Marcones Rios"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino de história na educação contextualizada: um estudo de caso na Escola Família Agrícola de Jaboticaba – EFAJ na cidade de Quixabeira - Bahia(UNEB, 2018-12) OLIVEIRA, Marcones Rios; MAIA, Cinthia de AlmeidaO presente trabalho tem como objetivo compreender como o ensino de História tem se apresentado na Escola Família Agrícola de Jaboticaba, Quixabeira-Bahia. A análise busca discutir se há diferenças na relação “Escola Urbana” e “Escola Rural”. Com foco nesse objetivo, buscamos identificar qual o contexto no que se refere a disciplina de História nos documentos referenciais de educação e no Projeto Político Pedagógico- PPP da Escola Família Agrícola de Jaboticaba- EFAJ. Ao trabalhar com uma escola do campo no interior da Bahia, levamos em conta todas as suas singularidades e especificidades. Nascida em 1994, na cidade de Quixabeira a 300 quilômetros da capital Salvador, a EFAJ vem cumprindo o papel bastante importante entre o ensino escolar e a realidade dos alunos do campo. Ao desenvolver esta pesquisa sobre uma instituição de ensino no interior baiano, utilizamos a metodologia baseada no Estudo de Caso. Esse conceito possibilitou pensar uma unidade escolar envolto em um sistema mais amplo. O trabalho foi desenvolvido mediante a análise documental da escola agrícola e do seu PPP, além de contar com depoimentos orais de três professores da disciplina história. As entrevistas mostraram a dualidade dentro do ensino de história nas “Escolas Urbanas” e “Escolas do Campo”. Percebemos que todos os entrevistados conheciam as duas modalidades de ensino, a educação regular e a contextualizada, dessa forma nos diálogos notou-se que existe diferenças no ensino, nas metodologias e nos instrumentos pedagógicos.