Navegando por Autor "OLIVEIRA, Dolores Bastos Hayne de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Ensino de Geografia na Eja: um estudo de caso em Jacobina-Ba(2017-12-15) MOREIRA, Elizangela dos Anjos; OLIVEIRA, Dolores Bastos Hayne de; MAIA, Humberto Cordeiro Araújo; GOMES, JoseaneA presente pesquisa tem como objetivo de investigação a educação da EJA ciclo II, do Colégio Luís Alberto Dourado de Carvalho em Jacobina Ba, tendo como finalidade conhecer o ensino de geografia na EJA, como é realizado, se há adequação das práticas pedagógicas do trabalho docente para o público especifico da EJA. A pesquisa tem como tema O Ensino de Geografia na EJA: um estudo de caso em Jacobina-Ba e foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica, observações em sala de aula e aplicação de questionários aos alunos. Com o desenvolvimento da pesquisa pode-se compreender que o ensino da geografia na EJA deve considerar o conhecimento informal dos alunos, facilitando o desenvolvimento do ensino aprendizagem. A pesquisa revela que os alunos encontram na Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma possibilidade de vida melhor para os que não tiveram acesso ao ensino nos anos iniciais. Os resultados dos dados coletados analisados apontaram uma urgente melhoria e valorização nos princípios e objetivos da EJA.
- ItemUso da tecnologia no ensino da geografia na educação básica: o instagram como instrumento metodológico(2019-07) VIEIRA, Cristiano Osório; HIGINO, Vicente Lucas Félix; OLIVEIRA, Dolores Bastos Hayne de; SANTOS, Gislene Maria Mota dos; SANTOS, Jorima Valoz dosEste estudo busca refletir sobre a possibilidade de utilização das redes sociais, dando ênfase no Instagram, como instrumento metodológico para auxiliar significativamente no ensino de Geografia na Educação Básica. A pesquisa surge diante do crescente uso da rede social Instagram, no mundo e principalmente no Brasil, por jovens, em um contexto mundial marcado pelo surgimento e avanço das tecnologias da informação e comunicação, denominada como “sociedade da informação”. Partindo do objetivo geral de estudar características das redes sociais, com ênfase no uso do Instagram, e seu potencial no ensino de Geografia na Educação Básica. Configurando-se como pesquisa de cunho bibliográfico (MARCONI; LAKATOS, 2003; PRODANOV, 2013) e desenvolvendo-se principalmente a partir do aporte teórico de: Castells (1999, 2003) e Lévy (2001) que discutem sobre a internet; Aquino Junior (2010) e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) que discutem sobre o ensino de Geografia no contexto das tecnologias da informação; Aguiar Junior (2005) para a elaboração de sequências didáticas. Ainda, houve a aplicação de uma oficina, a fim de ampliar as análises sobre o tema, chegando às considerações, nas quais o Instagram tem potencial como instrumento metodológico dotado de ferramentas que auxiliam na busca de informações e construção de saberes pelos aprendizes.