Navegando por Autor "OLIVEIRA, Áurea Silva de "
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- ItemJogos digitais no ensino da geografia: Contribuições Didáticas e Interativas para Aprendizagem em Ambientes Remotos(2021) OLIVEIRA, Áurea Silva de; GÓES, Liliane Matos; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; FERREIRA, Carlos LimaVisto que muitos estudantes estão envolvidos com o mundo digital e vivenciam com intensidade as novas tecnologias, de modo particular, nesse período de pandemia do novo coronavírus, torna-se necessário que os profissionais da educação adotem metodologias ativas para alcançar a aprendizagem significativa de conteúdos da Educação Básica auxiliadas pelas tecnologias. Diante da atual conjuntura, o presente artigo teve o objetivo de elaborar jogos digitais para potencializar a aprendizagem do conhecimento geográfico por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para isso, adotaram-se a alfabetização cartográfica e a gamificação como metodologia de aprendizagem ativa para produção de jogos em plataformas digitais gratuitas. Os resultados consistiram na criação de 4 (quatro) jogos digitais temáticos com o intuito de mediar o conhecimento das noções e conceitos de Orientação espacial por meio das TDIC, a saber: Jogo Caminho da Orientação, Tabuleiro da Rosa dos Ventos, Tabuleiro de Orientação e Bingo de Orientação. Conclui-se que o desenvolvimento de novas estratégias de ensino interativas potencializa a prática educacional no ensino da Geografia, visto que promove a interação entre os alunos e o professor de Geografia de forma dialógica, revisão do objeto de conhecimento e avaliação da aprendizagem.
- ItemJogos digitais no ensino da geografia: contribuições didáticas e interativas para aprendizagem em ambientes remotos(2021) OLIVEIRA, Áurea Silva de ; GÓES, Liliane Matos; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; FERREIRA, Carlos LimaVisto que muitos estudantes estão envolvidos com o mundo digital e vivenciam com intensidade as novas tecnologias, de modo particular, nesse período de pandemia do novo coronavírus, torna-se necessário que os profissionais da educação adotem metodologias ativas para alcançar a aprendizagem significativa de conteúdos da Educação Básica auxiliadas pelas tecnologias. Diante da atual conjuntura, o presente artigo teve o objetivo de elaborar jogos digitais para potencializar a aprendizagem do conhecimento geográfico por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para isso, adotaram-se a alfabetização cartográfica e a gamificação como metodologia de aprendizagem ativa para produção de jogos em plataformas digitais gratuitas. Os resultados consistiram na criação de 4 (quatro) jogos digitais temáticos com o intuito de mediar o conhecimento das noções e conceitos de Orientação espacial por meio das TDIC, a saber: Jogo Caminho da Orientação, Tabuleiro da Rosa dos Ventos, Tabuleiro de Orientação e Bingo de Orientação. Conclui-se que o desenvolvimento de novas estratégias de ensino interativas potencializa a prática educacional no ensino da Geografia, visto que promove a interação entre os alunos e o professor de Geografia de forma dialógica, revisão do objeto de conhecimento e avaliação da aprendizagem.