Navegando por Autor "Nunes, Fábio Santana"
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- ItemAnálise da influência da mídia na construção dos padrões de beleza corporal dos adolescentes do ensino médio de escola pública e particular de Jacobina-BA(2012) Novaes, Dhiany de Melo; Sousa, Itamar Silva de; Nunes, Fábio Santana; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO corpo relacionado a aparência física tem gerado uma das maiores preocupações nos indivíduos, isso porque existe um estereótipo de beleza criado e transmitido principalmente pela mídia televisiva, que expõem o corpo caracterizado como belo durante suas programações, propagandas, novelas, passando a mensagem de que essas pessoas possuem o padrão de beleza ideal, assim o desejo por conquistar uma corpo parecido com tal tem despertado o interesse de muitos. A mídia televisiva tem o poder de incentivar as pessoas na construção de um corpo estereotipado como belo, ao repetir inúmeras vezes esse tipo de corpo e na forma como seus telespectadores recebem essas informações. Com os adolescentes não é diferente essa preocupação, pois estes buscam encaixa-se nesse padrão para não serem exclusos socialmente. A pesquisa foi realizada com adolescentes de um colégio público e de um colégio particular de Jacobina-Ba, através de um questionário, com questões abertas e fechadas, onde fica evidente a influência da mídia na construção de padrões de beleza desses adolescentes quando descrevem o corpo belo como as mesmas características do corpo exposto pela televisão. Esta é uma pesquisa de campo de natureza qualitativa.
- ItemO "corpo na escola" e o "corpo da escola": uma análise à luz da educação física.(2010-11-10) Maia, Alan Linhares Silva; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Nunes, Fábio Santana; Amorim, Ângelo Maurício deO corpo sempre foi uma construção cultural, representando diferentes papéis e significados, sendo, muitas vezes, utilizado como instrumento de poder e de veiculação de ideologias dominantes. É na Idade Antiga que se configura uma das primeiras maneiras de conhecer e tratar o corpo. Mantê-lo em harmonia com a natureza ou o cosmo era condição primordial para sua educação. É também nesse período histórico que tem início a visão dicotômica corpo-alma, com o lento processo de ocultamento do corpo, de sua depreciação e negação. Para Platão, o corpo era prisão e veículo da alma, simbolizando o mal. Aristóteles acreditava que a alma era a forma e o corpo a matéria na constituição da natureza humana. Alguns séculos mais tarde, mais precisamente nos séculos I e II, a institucionalização do dualismo entre corpo e alma preparou o terreno para as concepções Cristãs. Para Descartes, é somente ao espírito e não ao composto de espírito e corpo, que compete conhecer a verdade das coisas. Esta visão dicotômica não é algo restrito aos séculos passados, pois o vemos ainda nos dias de hoje, é uma lógica de funcionamento escolar orientada pelo pressuposto de que “Penso, logo existo”, inspirando e definindo propostas pedagógicas e roteiros escolares, supervalorizando o intelecto e desprezando o corpo. Vivemos em uma sociedade em que a aparência física se tornou a chave para o sucesso. A escola se constituiu tendo uma de suas tarefas, disciplinar mentes e corpos, moralizando e padronizando comportamentos. Atualmente a escola brasileira é uma instituição totalmente destituída de corpo. Este trabalho tem como objetivo geral evidenciar como o corpo vem sendo utilizado como objeto de intervenção para reproduzir, na escola, os interesses das classes dominantes e, como problema, como a Educação Física, no espaço escolar, vem contribuindo para (des)construir o projeto de corpo estereotipado em nossa sociedade? Para chegar ao nosso objetivo foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica, pois como diz Gil (2002, p. 44), “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla que aquela que poderia pesquisar diretamente. A escola, e principalmente a Educação Física, vem contribuindo para a formação de pessoas sem autonomia, que desconhecem seus próprios corpos, suas possibilidades e seus limites.
- ItemA educação física no ensino médio: valorização, reflexões e práticas docentes(2011) Amorim, Andréa dos Santos; Nunes, Fábio Santana; Maturino, Elmo; Soares, Ilma Maria FernandesEsta pesquisa teve como objetivos refletir sobre a ausência da valorização do professor de Educação Física e para a marginalização deste componente frente aos demais, tentamos descobrir os percalços que atravancam o ensino da dessa disciplina no Ensino Médio frente à especificidades próprias deste público, como a perspectiva de um vestibular ou de entrada no mercado de trabalho, buscamos descobrir os motivos dessa desvalorização e procuramos mostrar a importância que a Educação Física tem no desenvolvimento do aluno e que atitudes podem ser tomadas para que os alunos se interessem e valorizem essa disciplina, para que haja uma mudança nessa situação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como base leituras de autores que discutem a Educação Física no contexto geral da Educação e principalmente na formação dos jovens. Nosso trabalho contará com três capítulos: Histórico da Educação Física Escolar, Adolescência e Ensino médio: Como os alunos estão inseridos nesse contexto e Motivos da Desvalorização da Disciplina Educação Física no Ensino Médio. Ao longo das nossas leituras, chegamos à conclusão que apesar da Educação Física ainda sofrer muita discriminação, principalmente no Ensino Médio, visto como dispensável, e muitas vezes, até excluída dos projetos políticos de algumas escolas, avançamos muito com relação à valorização da mesma, podemos sentir que aos poucos ela vem conseguindo ganhar seu espaço, e para mudarmos realmente essa situação, é preciso que a escola repense a prática da Educação Física e o professor reveja sua postura e tenha uma dedicação maior à disciplina, tanto na sua prática pedagógica, quanto em lutar para que as leis que amparam a disciplina possam ser cumpridas, para dessa forma, ter reconhecido seu papel como sendo uma disciplina essencial no aprendizado e na formação dos alunos.
- ItemA hidroginástica como fator de socialização da população da terceira idade.(2011-09-06) Mota, Cleber Pereira da; Maturino, Elmo; Costa, Salomão Cleomenes Lima; Nunes, Fábio SantanaO Presente estudo tem como tema a hidroginástica na terceira idade, que teve como principal objetivo identificar a importância da hidroginástica, como fator de socialização para população da terceira idade, e objetivos específicos de considerar as contribuições para a saúde e o bem-estar físico-mental do idoso. Procuramos compreender e caracterizar teoricamente sobre: a hidroginástica e seu histórico, a hidroginástica e suas vantagens e as propriedades físicas da água. Em se tratando da parte específica do nosso trabalho, partimos para o problema que fala sobre a socialização em termos gerais, e a relação da prática da hidroginástica como fator de socialização da população da terceira idade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, cujo principal instrumento na coleta de dados foi à revisão de literatura e dados informatizados. A análise dos dados mostrou que a hidroginástica na terceira idade desempenha um papel importantíssimo, proporcionando a socialização, tirando o idoso de uma condição de excluído, inserindo-o de volta na sociedade, resgatando as relações sociais e melhorando consideravelmente sua aptidão-física.
- ItemA importância da inserção da educação física no currículo das séries iniciais do ensino fundamental I: uma perspectiva lúdica.(2010-11-11) Leme, Caroline Pereira dos Santos; Soares, Ilma Maria Fernandes; Nunes, Fábio Santana; Costa, Salomão Cleomênes LimaEsta pesquisa apresenta um estudo bibliográfico a respeito da inserção da Educação Física nas séries inicias. Objetiva analisar a importância e contribuições da Educação Física para essa etapa do ensino. Fundamenta-se em autores como Ayoub (2001), Freire (1997), Kishimoto (1997), Coletivo de Autores (1992) e dentre outros. As perguntas que norteiam esse estudo foram: qual a importância de trabalhar a educação física nas séries do ensino fundamental I? De que forma deverá ser trabalhada a Educação Física nessa etapa de ensino? A pesquisa esta dividida em três capítulos: 1-A Educação Física e seus documentos oficiais: o respaldo legal para a sua presença nas séries iniciais, discutindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica – LDB, documentos oficiais e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs;2-Educação Física como componente curricular integrada ao Projeto Político Pedagógico da escola, analisando diferentes concepções de currículo e a integração da Ed. Física ao Projeto Político Pedagógico da escola e 3-Como trabalhar a Educação Física nas séries iniciais: perspectiva lúdica, demonstrando que as atividades lúdicas presentes nas aulas de Educação Física das séries iniciais podem contribuir tanto no desenvolvimento motor como no ensino-aprendizagem. A partir desse estudo certifica os benefícios que a Educação Física proporciona ao desenvolvimento da criança e as possibilidades de trabalho com este componente na escola, para que assim possa entendê-la dentro do processo de ensino aprendizagem. A inserção curricular na esfera das séries iniciais significa um grande avanço para o ensino da Educação Física, pois a partir dessa inclusão pode ser visto que as crianças começarão a buscar uma compreensão do que está acontecendo a sua volta e consigo mesma, tornando-as pessoas mais críticas dentro do âmbito escolar e fora, na sociedade em que estão inseridas. Considerando que a Educação Física nas séries iniciais deverá ser trabalhada com caráter lúdico, pois se sabe que nessa etapa de ensino, as crianças quando envolvidas pelas atividades lúdicas nas aulas sentem-se mais livres para criticar, argumentar e criar no meio que estão inseridas.
- ItemImportância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos.(2011) Santos, Técia Teixeira Mesquita; Amorim, Angelo Mauricio de; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Nunes, Fábio SantanaA natação, assim como as demais atividades físicas, vem se desenvolvendo e atraindo mais adeptos de diversos segmentos da sociedade. Dentro desse contexto, a natação para bebês vem ganhando mais espaço não só na sociedade, mas dentro de clubes e academias, diante desta situação torna-se necessário, estudos mais aprofundados visando melhorar a qualidade de conhecimento e atendimento das eventuais necessidades tanto dos pais quanto dos próprios bebês. Este estudo sobre a natação para bebês tem como objetivo compreender qual a importância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos, já que na água, o bebê não encontra barreiras para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. O contato com a água ainda nos primeiros meses de vida proporciona momentos prazerosos entre pais e filho, favorece a saúde além de possibilitar novas descobertas para os bebês. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visto que esta é desenvolvida com base em material pré-elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, buscando encontrar informações sobre a natação para bebês de zero a dois anos e o processo de ensino e aprendizagem para esta mesma faixa etária, baseando-se nos estudos de Edson Luiz de Lima(2003), Célia Regina Fernandes Corrêa (2007), e Jean Piaget (1978), entre outros estudiosos da área, visando aprofundar a discussão em torno das perspectivas do problema em questão. Em suma, a natação para bebês se mostra bastante benéfica em todos os aspectos do desenvolvimento e merecem mais oportunidade de prática para essa faixa etária nesse meio além de disponibilizar maiores estudos sobre o assunto.
- ItemMetodologia do ensino dos esportes nas escolas públicas estaduais.(2012) Santos, Marco Antônio dos; Nunes, Fábio Santana; Maturino, Elmo; Rocha, Salomão Cleomenes LimaO presente estudo buscou investigar como está sendo a metodologia do ensino dos esportes nas escolas públicas estaduais do 6º ao 9º ano, na cidade Jacobina, tendo o esporte como conteúdo a ser desenvolvido no ambiente escolar, de forma que leve ao aluno a pensar, refletir e criar uma postura crítica inserida no planejamento de ensino. Então, realizei pesquisa de campo, fazendo uso da técnica de coleta de dados para atender os objetivos da pesquisa, através do questionário aplicado aos professores em três escolas públicas, estaduais na sede de Jacobina que abarca a disciplina de Educação Física Escolar. Constatou-se com os dados coletados que os professores são Pós- Graduados em outras áreas da educação, sendo que dois estão em formação pelo PROESP, na área de Educação Física Escolar. Em relação à prática do esporte coletivo na escola, percebem-se as dificuldades dos professores devido à falta de estrutura das escolas, sendo necessário o uso de espaços públicos, fora das escolas. Também foi diagnosticada a insegurança de alguns sujeitos em relação às abordagens metodológicas da Educação Física. Neste sentido, entende que a formação dos profissionais da área se faz necessário, portanto é imprescindível o reconhecimento do Curso de Educação Física em sua matriz de Fluxo contínuo e também dos programas Especiais como Plataforma Freire e PROESP, que se disponibilize para o mercado de trabalho, profissionais que tenham o conhecimento especifico de forma que venham a contribuir positivamente enfatizando o papel docente em todas as etapas do ensino.
- ItemReflexões sobre avaliação da aprendizagem: um estudo em educação física escolar.(2011) Silva, Kátia Núbia Souza da; Soares, Ilma Maria Fernandes; Maturino, Elmo; Nunes, Fábio SantanaPensar a educação física a partir de sua relação com o processo de ensinoaprendizagem e avaliação é uma das maiores necessidades no âmbito da educação física escolar. A avaliação se constitui, por si só, um processo dinâmico e altamente complexo; afinal, é sob a nomenclatura escolar de aprovado e reprovado que se veem o sucesso e o fracasso de nossos estudantes. Refletir sobre a avaliação é um desafio na educação brasileira, pois falta na prática de muitos professores, a presença de um conhecimento pedagógico e crítico a respeito do objetivo do processo avaliativo e de como, através desta, a escola reproduz a estrutura da sociedade vigente perpetuando valores das elites dominantes numa dada sociedade e, de posse dos meios de produção, veicula e produz uma cultura para todas as camadas sociais e a proclama como o símbolo da verdade. O processo avaliativo adotado na grande maioria das instituições ainda está ligado à aferição de valores, prevalecendo os aspectos quantitativos sobre os qualitativos, o que ocasiona inquietações nas pessoas. Essas inquietações ocorrem, especialmente, naqueles que carregam consigo os estigmas decorrentes de atitudes inadequadas da prática avaliativa.. O objetivo deste trabalho foi verificar através de pesquisas bibliográficas de que forma o professor conduz a avaliação da aprendizagem na disciplina educação física, procurando identificar quais concepções estão por trás dessa prática e como aparecem na metodologia do professor e no processo de ensinoaprendizagem. Foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica realizada livros e artigos acadêmicos de sites de universidades e revistas digitais que discutem sobre o tema em questão. Por meio desta pesquisa foi possível verificar que a prática avaliativa na educação física ainda apresenta deficiências, pois, muitos professores ainda utilizam a prática de selecionar e classificar seus alunos, alguns ainda consideram os aspectos motores como fatores que devem ser priorizados nas aulas que dizem respeito a esta disciplina. Constatamos por meio dos teóricos pesquisados, que existem dificuldades no ato de avaliar, nas diferentes disciplinas, e que em educação física essas dificuldades se acentuam.