Navegando por Autor "Nunes, Eduardo José Fernando"
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- ItemEducação escolar indígena intercultural e a sustentabilidade territorial: uma abordagem histórica sobre as Escolas Indígenas Capitão Francisco Rodelas e Pataxó Coroa Vermelha(2011) Araújo, Rosilene Cruz de; Nunes, Eduardo José Fernando; Cesar, América Lúcia; Messeder, Marcos LucianoEste trabalho enfoca a Educação Escolar Indígena na Bahia, a partir de uma base teórica e prática, abordando aspectos curriculares e pedagógicos relacionados à Educação Intercultural e Sustentável nas Escolas Indígenas Capitão Francisco Rodelas e Pataxó Coroa Vermelha, confrontando e mesclando conhecimentos históricos, teóricos e práticos de educação intercultural sustentável. Tem como objetivo compreender e refletir sobre o processo de construção da Educação Escolar Indígena Intercultural e Sustentável nessas Unidades Escolares, analisando a organização curricular das referidas unidades e suas práticas no contexto da educação diferenciada. Neste exercício, foi tomada como base da pesquisa, através de grupos focais, a compreensão sobre a concepção de educação intercultural e sustentável, os mecanismos desenvolvidos pelos professores e, ainda a reflexão sobre como vincular os conhecimentos práticos, produzidos no cotidiano, aos conhecimentos científicos necessários à educação escolar, de forma a atender aos anseios da comunidade, considerando seus princípios específicos e o que alunos, professores e lideranças esperam desse novo paradigma na educação escolar indígena. Foram abordadas concepções políticas de educação escolar indígena, considerando-se sua importância para os povos indígenas, a participação do Fórum de Educação Indígena da Bahia e suas contribuições na construção da política de educação escolar indígena, assim como o currículo face à re-construção das diretrizes da educação escolar indígena. Ao final busquei compreender os dilemas, desafios e possibilidades apresentados nos grupos focais e vivenciados por estas comunidades, propondo possíveis caminhos de construção de uma educação escolar específica, intercultural, sustentável e diferenciada.