Navegando por Autor "Nunes, Eduardo José Fernandes"
Agora exibindo 1 - 20 de 60
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBocapiu, Esteira e Gibão: os processos educativos construídos nas resistências de sujeitos-trabalhadores(as) na feira livre do Centro de Feira de Santana (BA)(2022-11-30) Costa, Sara Soares; Silva, Francisca de Paula Santos da; Teles, Alessandra Oliveira Teles; Oliveira, Edna Castro de Oliveira; Lima, José Raimundo Oliveira; Procopiuck, Mario; Drummond, Washington Luís Lima; Nunes, Eduardo José FernandesO cenário desta pesquisa é o município de Feira de Santana, na Bahia, que surge, segundo o imaginário popular, a partir de uma feira livre e de gado. A feira livre foi marcada por momentos de apogeu, glória e resistências, passando por um declínio fundamentado nos ideais Desenvolvimentistas e de Colonialidade. Atualmente, as resistências opõem-se ao Executivo Municipal e seu projeto unilateral e excludente de requalificação do Centro daquela cidade. Neste contexto, o objeto de pesquisa fixa-se nos processos educativos produzidos por trabalhadoras e trabalhadores que lutam contra as exclusões em favor da permanência de uma prática social ancestral. Destas resistências, emerge a pergunta central desta pesquisa: quais processos educativos podem ser produzidos por sujeitos-trabalhadores, em seus movimentos de resistência para permanecerem na feira livre do Centro de Feira de Santana? Tendo essa pergunta como direção, o objetivo principal traçado foi investigar os processos educativos produzidos por trabalhadores e trabalhadoras em suas resistências para permanecerem no Centro de Feira de Santana, com vistas a construir propostas colaborativas que fortaleçam estes movimentos. Para tanto, o percurso metodológico adotado fundamenta-se em propostas que permitem a participação efetiva dos atores sociais, tais como a pesquisa-ação e outras abordagens participativas, numa busca por conhecer e transformar a realidade. Inscrita numa abordagem qualitativa de pesquisa, esta pesquisa utilizou-se de coletas das informações que aconteceram mediante entrevistas, questionários, conversas, anotações de campo, que foram coletadas durante a participação orgânica no lócus da pesquisa, além de contar com a pesquisa documental e bibliográfica. Os fundamentos teóricos deste trabalho estão ancorados na Educação Popular e na Resistência, enquanto busca por direitos, tendo os estudos de Paulo Freire como eixo central para imersão numa educação experimentada fora dos muros da escola, permeada de cultura popular e de processos que podem colaborar para formação de cidadãos emancipados, autônomos e críticos, capazes de empreender esforços para dizerem a sua própria palavra, assumindo uma Comunicação Popular, constituída a partir dos sujeitos em situação de exclusão e em luta por seus direitos. Os resultados apontam a existência de movimentos de resistência efetivada por trabalhadores e trabalhadoras em luta para permanecerem num determinado lócus, a área central de uma cidade, trazendo de forma subjacente, a manutenção de parte da história, cultura, identidade e memória deste município, evidenciando a luta e organização de feirantes, ambulantes, camelôs e apoiadores(as) contra a exclusão. Assim, a conclusão indica que os movimentos de resistência investigados se configuram como processos educativos que contêm outros processos igualmente educativos, constituídos a partir da luta por direitos, contribuindo para pensar as opressões impostas àquelas pessoas, marcadas por estruturas de racismo, exclusão e desigualdades. Além disso, a pesquisa evidencia processos educativos voltados para o protagonismo feminino negro; a organização de trabalhadores(as) de diversas categorias em solidariedade e ação conjunta; a conscientização; a politização; a produção e a difusão de conteúdos construídos pelos excluídos, no exercício do direito (re)conquistado de dizerem as suas próprias palavras, percepções da realidade e versões dos fatos; e a apresentação de valores e saberes significativos para os movimentos de resistência, seus sujeitos e para sociedade em geral.
- ItemOs catadores de materiais recicláveis e seus processos formativos – entre o campo e a cidade(2013-03-25) Medeiros, Paulo Henrique Lomi; Nascimento, Antonio Dias; Moraes, Luiz Roberto Santos Moraes; Nunes, Eduardo José FernandesEsta Dissertação, resultante de uma pesquisa de mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, descreve inicialmente a rotina dos catadores de materiais recicláveis nas ruas e nos lixões, no Estado da Bahia, os processos de opressão detectados sofridos pela categoria e sua emergência como categoria a partir de sua origem entre os trabalhadores rurais emigrados do campo devido a um conjunto de processos tais como a modernização conservadora e a fragilização crescente das suas condições de reprodução social. Em seguida, toma-se em consideração a proposta de educação popular do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR que visa fortalecer a construção da autonomia desses sujeitos, reforçando-os em seu processo de reumanização no sentido freiriano e de emancipação, por meio da luta pelo direito a ter direitos e contra os preconceitos pelos quais são estigmatizados. É apresentada também a legislação brasileira relacionada à categoria. Trata-se de uma etnopesquisa-ação, realizada enquanto o pesquisador assessorava a secretaria estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Como tal, é um estudo qualitativo a partir da escuta e registro de narrativas de vida de quatro líderes do MNCR na Bahia identificados durante o estudo exploratório, que se deu por meio de estudo bibliográfico, estudo da legislação brasileira e discussões com a equipe de articulação estadual do MNCR/BA, durante as intervenções. As etapas da pesquisa são apresentadas no capítulo do percurso metodológico e as conclusões no ítem final.
- ItemCoordenação Pedagógica na EJA em Municípios Baianos: Reflexões Teórico-Metodológicas sobre sua Formação Continuada.(2017-05-08) Lima, Edson Barreto; Nunes, Eduardo José Fernandes; Santos, José Jackson Reis dos; Faria, Edite Maria da Silva deNeste trabalho objetivei compreender qual a orientação teórico-metodológica da formação continuada da Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (CPEJA) dos municípios de Barrocas, de Conceição do Coité e de Serrinha, Estado da Bahia; pelas características do meu objeto de estudo, assumi a opção pela abordagem qualitativa na perspectiva da concepção dialética. O estudo de caso coletivo foi o “elemento” aglutinador das ações previstas para a realização da pesquisa que abarcou o desenvolvimento da entrevista semiestruturada (aplicada com base num roteiro de perguntas abertas) e a análise de documentos oficiais; os instrumentos necessários à produção dos dados da pesquisa me levaram a novos questionamentos que, em momento posterior, ensejarão maior aprofundamento crítico-reflexivo acerca do objeto de estudo. Enfatizo, que, além do aporte da legislação específica (LDB 9394/1996, PEE, etc.), este trabalho está fundamentado em pesquisadores que discutem a temática da formação continuada, voltada para a coordenação pedagógica e as possíveis perdas da não oferta da formação em destaque. Os resultados da pesquisa demonstraram: a) a inexistência de política pública para a formação continuada da coordenação pedagógica da EJA; b) a inexistência de orientação teórico-metodológica dos municípios para as CPEJA; c) certa fragilidade teórica, conceitual, quanto ao significado do que venha ser Coordenação Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos; d) que a CPEJA não encontrava apoio da Secretaria de Educação quanto às suas dúvidas; e) a preocupação das CPEJA em buscarem a autoformação para ter maior segurança teórico-metodológica no desenvolvimento de sua prática; f) a necessidade de criação de uma equipe permanente de coordenação pedagógica da EJA; g) que, no âmbito do PME, existe a intencionalidade das secretarias municipais da educação de promoção de cursos de formação continuada para as CPEJA; h) a inexistência de política pública voltada à formação continuada da CPEJA na Lei Orgânica Municipal; i) os resultados demonstraram, ainda, que a prática pedagógica das CPEJA tem um viés na pedagogia libertadora.
- ItemCurta Mais a Escola: uma prática educativa com o audiovisual na Escola Estadual Visconde de Itaparica – Salvador/BA(2013-09-18) Santos, Alan Silva dos; Nunes, Eduardo José Fernandes; Laranjeira, Denise Helena Pereira; Nascimento, Antonio Dias; Hetkowski, Tânia MariaO presente trabalho tem como escopo a análise de novos processos educativos visando soluções compartilhadas para os problemas socioambientais, através da oficina de produção de material audiovisual “Curta Mais a Escola”, realizada na Escola Estadual Visconde de Itaparica – Salvador (BA). A circulação de tecnologias de captação, conservação e reprodução de imagem e som entre os jovens no ambiente escolar pode ser utilizada em atividades educativas que desenvolvam a capacidade crítica e interpretativa dos estudantes. A referida oficina ainda serviu de incentivo para a construção de práticas cooperativas entre os envolvidos e à busca por espaços ambientalmente sustentáveis e socialmente equilibrados. Além destas atividades, foram transcritas também, para a confecção desta dissertação, os relatos dos alunos sobre o projeto e da oficineira de edição.
- ItemDa mandioca à farinhada: aproximações e distanciamentos entre educação do campo e gestão escolar no território sertão produtivo - BA(2021-08-26) Silva, Priscila Teixeira da; Nunes, Eduardo José Fernandes; Nunes, Claudio Pinto; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Marques, Tatyanne Gomes; Mutim, Avelar Luiz BastosA gestão escolar pode dificultar ou colaborar paraa institucionalização da Educação do Campo como projeto da escola e comunidade, para discussão de tal tese elegemos o Território de Identidade Sertão Produtivo-BA como espaço de pesquisa. Assim o estudo busca analisar quais aspectos da gestão das escolas do campo no Território Sertão Produtivo-BA podem influenciar sua função na institucionalização da Educação do Campo como projeto da escola e comunidade. Deste modo levamos em consideração o perfil, as formas organizacionais, as condições de trabalho das(os) gestoras(es), os aspectos da gestão que se aproximam ou se distanciam dos princípios e das proposições sobre a gestão das Diretrizes Operacionais da Educação do Campo, e as redes de diálogo e apoio existentes e possíveis. A pesquisa de campo e documental está fundamentada na abordagem qualiquantitativa e, para coleta de dados, foram utilizadas informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica, questionário sobre aspectos relacionados à gestão e à Educação do Campo aplicado com gestoras(es) de escolas do campo do Território, Ciclo de Estudos Temático, como grupo de discussão, e o contato com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, representantes de movimentos sociais, organizações e associações e do Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Utilizou-se a análise de conteúdo e a análise estatística descritiva do tipo medida de tendência central para interpretação dos dados. Apresentamos a Educação do Campo a partir de três dimensões: movimento de luta, modalidade educacional e concepção de educação, associando as disposições legais existentes no Brasil sobre gestão democrática. Como aproximações da gestão com a Educação do Campo, destacamos a formação em curso superior das(os) profissionais, o conhecimento sobre a legislação, a gestão real, a preocupação com o currículo, vinculação entre Educação do Campo e a gestão democrática, a existência de conselhos escolares e uma composição mais democrática em boa parte das escolas, a elaboração própria do Projeto Político Pedagógico ou, ao menos, o debate com a equipe escolar. Os dados apontam como distanciamentos as condições de trabalho, a inexperiência na gestão, a questão salarial, a indicação ao cargo, a gestão nucleada e a não-gestão, funções dos conselhos centradas em questões internas à escola, a baixa frequência das reuniões, a escassa inserção de temas da realidade do campo nos projetos, a pouca percepção sobre o papel da gestão na aproximação dos Projetos Políticos Pedagógicos aos princípios da Educação do Campo. As(os) gestoras(es) destacam como principais atores em sua rede de apoio e diálogo outras (os) gestoras(es), a comunidade e instâncias superiores. Apenas o Centro de Agroecologia do Semiárido foi citado como organização que articulou um processo formativo na área, assim, apresentamos o mapeamento de outras possíveis redes existentes no Território. As conclusões deste estudo reforçam a relevância da gestão na institucionalização da Educação do Campo, mas, para que isso se efetive, é preciso que se garantam condições materiais de trabalho, formação específica, fomento de outras formas organizacionais da gestão; vínculo com a comunidade/realidade local, organização coletiva e o fortalecimento de novas redes de diálogo e apoio.
- ItemDilemas do desenvolvimento no semiárido: o caso do programa produzir nos sertões de Canudos – Bahia(2013-10-07) Neiva, Luiz Paulo Almeida; Silva, Ronalda Barreto; Nunes, Eduardo José Fernandes; Menezes, José Alexandre Souza; Silva, Roberto Marinho Alves da; Santos, Patrícia Lessa CostaEsta tese objetiva examinar a contribuição das políticas públicas para o desenvolvimento do Semiárido brasileiro, quanto às contribuições do Programa Produzir no município de Canudos, Semiárido baiano, buscando problematizar suas estratégias metodológicas e os seus resultados. As questões fio condutoras desta tese foram: quais processos e instrumentos educativos foram implementados no âmbito do Programa Produzir em Canudos/BA com a intenção de promover a participação ativa da população local em vista da sua emancipação em um contexto de desenvolvimento humano sustentável? A participação comunitária no Programa Produzir, no município de Canudos, tem sido tomada como um processo educativo para o desenvolvimento humano sustentável? Metodologia: o percurso metodológico foi baseado na natureza qualitativa da pesquisa, tendo o estudo de caso como uma metodologia de investigação particularmente apoiada, pela Teoria das Representações Sociais, com os eixos metodológicos da pesquisa: Eixo Análise do Discurso – Eixo Análise do Conteúdo. Apresenta também os sujeitos da pesquisa; as técnicas de análise; os procedimentos e os instrumentos operativos. Resultados: Os resultados foram tematizados nas seguintes categorias baseadas nas falas (discurso) dos sujeitos que foram entrevistados: 1. concepção e objetivos do Programa Produzir; 2. gestão do Programa Produzir; 3. gestão participativa; 4. educação e emancipação; 5. contribuições e lacunas do Programa Produzir para o Desenvolvimento Humano Sustentável de Canudos. Os achados revelaram haver ocorrência de insatisfações por parte da população de Canudos do Programa Produzir em termos de concepção e objetivos. Houve falta de objetividade do programa em termos de contradições no atendimento das comunidades mais carentes. Houve elevada "preferência técnica" por projetos na área de energia solar, para permitir o uso dessa energia para substituir o candeeiro a gás e a querosene, sob a suposição de que poderia promover melhoria na qualidade de vida das pessoas. Essa "preferência" em si atestou a falta de objetividade do programa. O Programa Produzir se caracterizou pela forte presença de centralismo, autoritarismo, clientelismo, patrimonialismo e corporativismo na gestão do programa; ingerência política e ausência de gestão participativa (mecanismos, instrumentos, procedimentos...). Em termos de educação e emancipação, conclui-se que a participação comunitária no Programa, no município de Canudos, não foi considerada como um processo educativo para o desenvolvimento humano sustentável. Conclusão: As conclusões sugerem que o problema da pobreza no Semiárido baiano é enfrentado por impulsos de políticas compensatórias, precárias, não atacando suas causas estruturais. Conclusivamente, os entrevistados afirmaram que o Programa se configurou como de pouca ação e até mesmo de absoluta ausência de discussão sobre as prioridades que deveriam ser definidas pela comunidade.
- ItemA dimensão educativa da participação social da rede cammpi e sua influência nas políticas de habitação implementadas na península de itapagipe a partir de 1990(2012-10-31) Nascimento, Raimundo José Pedreira do; Nunes, Eduardo José Fernandes; Garcia, Antonia do Santos; Mutim, Avelar Luiz BastosA presente pesquisa tem como objetivo analisar a dimensão educativa da participação social da Rede CAMMPI e sua influência nas políticas de habitação implementadas na península de Itapagipe a partir de 1990. Pretende-se também compreender como se organizam os atores sociais envolvidos e as ações educativas desenvolvidas. Foram utilizados os referenciais teóricos metodológicos, relacionados aom a Educação Popular e a Participação Social, cidadania e democracia, vistos como instrumentos de emancipação dos sujeitos e Gestão do Território e do Desenvolvimento. Para a realização da pesquisa foram utilizadas as técnicas, grupo Focal e uma adaptação da IAD (Institutional Analysis and Development). Também foram utilizadas a análise documental de fontes secundárias (teses, artigos e documentos produzidos pelo Poder Público e pela sociedade civil). A pesquisa procurou analisar a dimensão educativo implicada no processo dialético de ação, reflexão e ação. Aponta-se para contradições inerente ao processo educativo vivenciado em diferentes níveis de participação que resultam em diferentes graus de qualificação dos atores da rede CAMMPI no acompanhamento e monitoramento das politicas públicas de habitação desenvolvidas na península de Itapagipe, produzindo resultados importantes para a coletividade e a emancipação social.
- ItemA economia popular e solidária como estratégia para o desenvolvimento local solidário(2014-09-30) Lima, José Raimundo Oliveira; Silva, Ronalda Barreto; Carvalho, Sonia Marise Salles; Nunes, Christiane Girard Ferreira; Velloso, Tatiana Ribeiro; Nunes, Eduardo José Fernandes; Silva, José Humberto daEsta tese tem como objetivo analisar os elementos que contribuem para que a Economia Popular e Solidária seja uma estratégia para o Desenvolvimento Local Solidário. Para tanto, visa a identificar os elementos que contribuem para que essa Economia se constitua em tal estratégia, assinalando quais os agentes ou iniciativas possibilitam este cenário e de que maneira o Programa Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) torna possível articular saberes e conhecimentos diversos à referida Economia. Além disso, examina de que maneira o Programa, enquanto universidade em diálogo com a comunidade, se posiciona como agente que contribui para possibilitar a mencionada forma de Desenvolvimento em Feira de SantanaBa. A Economia Popular e Solidária no Brasil tem-se mostrado capaz de abrigar tanto os trabalhadores alijados do processo produtivo mercadológico do modo de produção capitalista como aqueles que, por opção, preferem um movimento de reprodução da vida que satisfaça as necessidades fundamentais dos sujeitos, sem, contudo, fazer com que aspectos da racionalidade econômica tradicional – especialmente o lucro, a competitividade, o individualismo e o utilitarismo – sejam a dimensão dominante da vida do trabalhador. Assim, nesta pesquisa, articula-se de forma orgânica a Economia Popular e Solidária a um processo de desenvolvimento contra-hegemônico que tem se mostrado, através de iniciativas ou agentes de desenvolvimento, serem elementos fundamentais para o Desenvolvimento Local Solidário. O percurso metodológico aborda, inicialmente, uma discussão geral sobre os aspectos teóricos da economia tradicional e desenvolvimento econômico, analisando conceitos e categorias específicas relacionadas a este tema. Teoriza-se numa síntese ao encontro de conhecimentos-base de desdobramentos que abrangem a educação, o trabalho e os conflitos de classes. A abordagem metodológica, surge na medida em que se estabelecem os antagonismos e os contraditórios presentes nos diálogos, nos aspectos da historicidade, bem como na totalidade da unidade analítica para a síntese teórica que permeia a articulação e a sistematização dos conhecimentos pertinentes ao objeto de estudo, entrelaçando as pesquisas bibliográfica, documental e entrevistas, observando o período de 2008 a 2012. A indagação que permeia o processo de estudo consiste em querer saber de que maneira a Economia Popular e Solidária, constitui-se em uma estratégia para o Desenvolvimento Local Solidário no município de Feira de Santana-Ba? Como resultado das discussões encontra-se subsídios que permite afirmar que esta Economia se constitui numa estratégia para o Desenvolvimento Local Solidário, através de vários agentes, destacando as Incubadoras Universitárias, consideradas por seus pares, no processo de incubação como capaz de articular saberes e conhecimentos diversos e locais e, em especial, universidade, políticas públicas, ciência e tecnologia social articulados com e em benefício dos setores populares.
- ItemEducação ambiental na escola municipal Cabula I: processos de valorização, mobilização e articulação entre escola, comunidade e instituições públicas em prol do horto florestal do Cabula.(2016-04-29) Chaves, Débora Ribeiro; Silva, Francisca de Paula Santos; Santos, Iara Terezinha Queiroz Pereira dos; Neves, Rubem Castro; Nunes, Eduardo José FernandesEste trabalho foi realizado entre os anos de 2014 a 2016 e propôs fazer um questionamento sobre como a educação ambiental estava sendo desenvolvida pela Escola Municipal Cabula I, considerando a sua interação com a comunidade onde está inserida. Para responder à problemática, constituiu-se como objetivos específicos: verificar a interação e o engajamento da Escola com a comunidade das Barreiras, Cabula I ou Estrada das Barreiras; socializar práticas sustentáveis da comunidade, órgãos públicos e parceiros que se dispuseram a apresentar de forma colaborativa para o público assistido por esse projeto; e verificar a situação do Horto Florestal do Cabula frente aos órgãos públicos a fim de sugerir práticas sustentáveis que viessem a salvaguardá-lo com a participação da escola e da comunidade do seu entorno. Para tanto se utilizou da pesquisa ação como abordagem metodológica concomitante à elaboração de um estudo de caso na Escola Municipal Cabula I. Como instrumentos de coleta de dados e informações, utilizou-se a pesquisa documental e imagética, entrevistas e questionários, além das anotações de campo. Como resposta aos objetivos traçados verificou-se que a instituição, apesar de ter ações voltadas para a discussão de aspectos relacionados à sustentabilidade socioambiental e de considerar o ser humano parte do meio ambiente, não insere a comunidade do entorno em suas ações. Também os órgãos públicos e instituições privadas que participaram das ações práticas, apesar de contribuir com trabalhos significativos em Educação Ambiental, não tinham contato com a comunidade do entorno à escola. Tudo isso demonstra a fragilidade das relações entre escola, comunidade e parceiros. Quanto ao Horto Florestal do Cabula, área de significativa historicidade e variedade de recursos naturais, até a conclusão desta pesquisa, não existiu definição judicial quanto ao seu destino. O local se encontra cada vez mais ameaçado por ocupações e invasões constantes em seus limites. Como pontos críticos destacam-se: a questão do não reconhecimento da etnia africana e indígena como sendo constituintes da identidade - em especial do bairro das Barreiras, Cabula I ou Estrada das Barreiras - e o preconceito em relação à religião do Candomblé, fatores que dificultam a elaboração de trabalhos de Educação Ambiental contextualizados com a historia da localidade onde esta inserida a Escola Municipal Cabula I.
- ItemEducação ambiental: práticas pedagógicas, atitudes e formação de valores nas escolas - Iraquara/Ba(2017-05-08) Pinto, Simone Neves; Nunes, Eduardo José Fernandes; Heine, Maria Luiza Figueiredo; Bomfim, Natanael ReisA presente dissertação de mestrado é resultado de uma pesquisa de campo, cuja linha de investigação discorre sobre Educação Ambiental, práticas pedagógicas, atitudes e formação de valores nas escolas Artemízia Rodrigues Nogueira, Emídio Pereira Evangelista e Maria Nilda de Carvalho no município de Iraquara/Bahia. O objetivo do estudo é compreender as práticas educativas que articulam os conteúdos curriculares de educação ambiental com o desenvolvimento de valores e atitudes dos educandos. Dessa forma, para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se da pesquisa qualitativa, exploratória, estudo de caso múltiplo por abranger três escolas da rede municipal de ensino de Iraquara/Bahia. O trabalho se insere também dentro da perspectiva da análise fenomenológica que, segundo Triviños (2012), a fenomenologia se configura como o estudo das essências: a essência da percepção e da consciência. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada feita aos diretores escolares, roda de diálogo com coordenadores pedagógicos, professores (as), alunos (as) e diálogo com os pais, bem como, participação em feiras de Educação Ambiental e análise de documentos escolares e leis municipais. Os resultados e conclusões da pesquisa permitem afirmar que o tema Educação Ambiental está presente nas três escolas, embora, foi constatado que por algum tempo as ações desenvolvidas não eram planejadas e aconteciam pontualmente. No decorrer do percurso, o (a) educador (a) foi aprimorando suas práticas e as ações passaram a ser planejadas pelas escolas, visando o desenvolvimento de valores e atitudes dos sujeitos nas práticas de EA. De acordo, a investigação, constata-se ainda que, são poucas as mudanças comportamentais dos educandos, após a realização do trabalho de EA nas escolas, fazendo-se necessário um maior investimento da Secretaria Municipal de Educação no desenvolvimento do trabalho de EA, com a ampliação do projeto e o envolvimento da comunidade local e do poder público, conscientizando os estudantes e munícipes da importância de preservar a vida no planeta.
- ItemEducação básica no Estado da Bahia: financiamento, oferta, gestão educacional e controle social no âmbito do conselho estadual FUNDEB(2013-11-08) Conceição, Sérgio Henrique da; Fialho, Nádia Hage; Verhine, Robert Evan; Nunes, Eduardo José Fernandes; Cunha, Maria Couto; Mutim, Avelar Luiz BastosA partir do entendimento da problemática da gestão ou administração educacional como fenômeno multidimensional, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o grau de aderência dos pressupostos normativos (Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) e teóricos (relacionados às categorias financiamento, oferta, gestão educacional e controle social – Fogecs) da organização da educação básica brasileira com as práticas de acompanhamento e controle social formalizadas pelas Instâncias de Controle Social (ICS) do fundo contábil responsável pelo suporte financeiro da educação básica (Fundeb). Explorando as práticas materializadas em atas, relatórios e demais expedientes e reconhecendo o papel relevante que é creditado às ICS tanto no âmbito normativo quanto na produção de caráter científico, e tomando como recorte a organização da Educação Básica da rede estadual pública do estado da Bahia no período de 2001-2010, o trabalho busca compreender como se articulam, em que dimensão se posicionam e em que extensão se processam as práticas de acompanhamento e controle social formalizadas no âmbito do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb na Bahia (Cacs-Bahia). Para o alcance dos objetivos e resposta à problemática proposta, utiliza-se uma abordagem exploratória e descritiva pautada nas técnicas de análise de conteúdo e a aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas como estratégias para identificação e correlação das práticas efetivadas pelo Cacs-Bahia com os grupos categóricos propostos no estudo (Fogecs). Buscaram-se inferências quanto à atuação e contribuição do Cacs-Bahia para a superação dos desafios da educação básica e na construção do sentido democrático na gestão educacional desse estado. Os resultados obtidos através do survey dos expedientes processados pelo Cacs-Bahia, a aplicação de questionários junto a seus integrantes e entrevistas com os conselheiros titulares demonstraram que o processo de percepção do papel do conselho e da efetivação das práticas de acompanhamento e controle social nesse colegiado guarda simetria com a dimensão financiamento e assimetrias em relação às dimensões da oferta, gestão educacional e controle social, possibilitando inferir que a ausências de um plano metodológico de trabalho, suporte técnico, autonomia operacional e capacitação de seus conselheiros caracterizam-se como obstáculo ao pleno exercício da gestão democrática e do papel institucional dos colegiados Cacs-Fundeb.
- ItemA educação de jovens e adultos no plano municipal de educação de Serrinha/Bahia: desafios e perspectivas(2018) Ovídio, Madryracy Ferreira Coutinho Medeiros; Amorim, Antonio; Nunes, Eduardo José Fernandes; Laffin, Maria Herminia Lages FernandesEsta dissertação, sob a forma de pesquisa aplicada, apresenta os resultados de uma investigação sobre a Educação de Jovens e Adultos no Plano Municipal de Educação de Serrinha, analisando as políticas públicas voltadas para EJA. A pergunta que orientou a pesquisa foi formulada nos seguintes termos: quais as ações e políticas públicas desenvolvidas pelas redes municipal e estadual no município de Serrinha na oferta da EJA para o atendimento ao direito à educação para jovens, adultos e idosos no Plano Municipal de Educação? O objetivo geral foi o seguinte: analisar as ações do Plano Municipal para implementação das políticas educacionais locais para a garantia da oferta de EJA. Como encadeamento tem-se os seguintes objetivos específicos: investigar as ações e políticas públicas desenvolvidas pelas redes municipal e estadual no município de Serrinha para o atendimento ao direito à educação para jovens, adultos e idosos; analisar como foi concebido no atual Plano Municipal de Educação de Serrinha, à Educação de Jovens e Adultos e o possível alcance deste plano junto à população de jovens, adultos e idosos; construir coletivamente junto aos professores, estudantes, gestores, vice gestores das escolas pesquisadas uma proposta de intervenção com estratégias e ações que possam: a) promover a ampliação e divulgação pública do PME/ Serrinha e, por consequência maior compreensão dos seus objetivos e metas para Educação de Jovens, Adultos e idosos no município; b) contribuir para a compreensão e análise do Plano Municipal de Educação e os desafios para sua viabilização. Trata-se de uma pesquisa aplicada e para tecer a investigação, foi escolhida a abordagem qualitativa. Como procedimento estratégico foi selecionado a pesquisa participante e como instrumentos de coleta de dados e informações: a observação participante, a entrevista e a análise documental. O corpus da pesquisa, captado pelos instrumentos destacados, foi interpretado e trabalhado através da triangulação dos dados. Os resultados da pesquisa aplicada indicam que o Plano Nacional de Educação incumbiu estados e municípios de elaborarem seus respectivos planos decenais de educação; lhes possibilitou planejar suas políticas públicas educacionais em âmbito local, favorecendo a prática de planejamento e a compreensão da participação social e do poder local; ficaram demonstrados os desafios em relação a participação, sobretudo da sociedade, das famílias dos estudantes, dos professores da rede estadual e particular do município de Serrinha; o Plano Municipal foi entendido por grande parte da população serrinhense, como uma política de governo e não como política de Estado; o cumprimento das metas destinadas a Educação de Jovens e Adultos figuram como desafios para o município, especialmente pelo limite de investimentos públicos imposto pela aprovação da Emenda Constitucional nº 95 de 2016. Enfim os achados da pesquisa referenciam a sugestão de formação e possibilidades de ação que, instituídas, podem ser estendidas a avaliação e ao monitoramento das outras metas ou mesmo de Planos de outros municípios.
- ItemEducação e desenvolvimento humano: as práticas sócioeducativas e culturais nas escolas do beco da cultura, nordeste de amaralina, Salvador – Bahia(2008) Purificação, Marcia Souza da; Nunes, Eduardo José Fernandes; Tarqui, Jorge Luis Zegarra; Bonfim, Juarez DuarteRefletir sobre as questões referentes ao campo educacional é uma tarefa difícil, na qual devem-se quebrar paradigmas, transpondo o espaço da escola para além da sala de aula, não se restringindo mais aos processos de ensino-aprendizagem no interior das unidades escolares formais, procurando alternativas que incorporem oportunidades mais efetivas de mudanças, de transformação social, de esperanças que venham para o benefício da população. Nesse sentido, o diálogo entre educação e desenvolvimento humano torna-se necessário e promissor. Se o limite para o sonho presente é não ter limite, deve-se aprender constantemente a aprender, a fim de acompanhar a voragem pós-moderna sem ser superado por ela. Será indispensável, mais que nunca, incentivar e provocar no homem estímulo à renovação constante e acelerada, à participação, à mudança social, à solidariedade, sem a perda do equilíbrio, da razão e da sua essência humana. Será, portanto, na relação educação-comunidade-gestão-desenvolvimento que se irá abastecer para enfrentar os desafios atuais e futuros. Assim, neste trabalho busca-se analisar como a educação não-formal, representada pelas práticas socioeducativas e culturais nas escolas do Beco da Cultura, no Nordeste de Amaralina, no contexto da cidade de Salvador, está contribuindo para dotar a população de um maior desenvolvimento humano. Na execução deste trabalho foi tomado como enfoque metodológico o estudo de caso, típico ou representativo, uma análise qualitativa. Como técnicas de coletas de dados foram utilizados documentos censitários, estatísticos oficiais e bibliográficos de diferentes fontes e acervos sobre o tema, além da observação direta, do diário de campo, da entrevista semi-estruturada, do grupo focal e da conversa informal. Mediante dados analisados, verificou-se ser possível conjugar os objetivos da educação representadas pelas práticas sócio-educativas e culturais num espaço institucional, a escola, transformando-a em um novo modelo, mais próximo da realidade dos atores que dela fazem parte, alargando o horizonte das suas escolhas, ampliando suas oportunidades e capacidades, promovendo o enriquecimento das vidas humanas. Ao estarem no turno oposto ao da escola participando das práticas, os educandos acreditam na capacidade da instituição social em alterar o curso de suas vidas, afastando-os da ociosidade, da convivência com a marginalidade, da exposição à violência, dos graves problemas sociais que afligem a comunidade
- ItemEducação e Desenvolvimento Territorial: Uma Análise da Atuação do Conselho Municipal de Educação de Teixeira de Freitas BA(2019-06-11) Carvalho, Cecilia Maria Mourão; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Freitas, Katia Siqueira de; Novaes, Ivan Luiz; Nunes, Eduardo José FernandesO presente trabalho teve por objetivo analisar a atuação do Conselho Municipal de Educação de Teixeira de Freitas BA e sua relação com o desenvolvimento do Território de Identidade Extremo Sul da Bahia. Para tanto, buscou discutir as inter-relações dos campos desenvolvimento territorial e educação, no complexo contexto político brasileiro contemporâneo tendo em vista os determinantes estruturais do sistema capitalista em crise. Como desdobramento do objetivo geral, os objetivos específicos foram: Compreender a importância estratégica da educação para o desenvolvimento do Território de Identidade Extremo Sul da Bahia; Identificar a percepção dos Conselheiros Municipais de Educação e da comunidade acerca da atuação do Conselho e da relação entre Educação e o Desenvolvimento do Território e verificar como a Educação é contemplada no Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável e Solidário do Extremo Sul da Bahia. Para alcance desses objetivos, foi elaborado um esquema analítico visando interligar o processo participativo no espaço do Conselho Municipal de Educação à política de desenvolvimento territorial e à educação no Plano Territorial de Desenvolvimento Solidário e Sustentável do Extremo Sul. O percurso metodológico foi baseado no enfoque qualitativo, tendo o estudo de caso como uma metodologia de investigação. Em consonância com os requisitos da pesquisa qualitativa, utilizou de pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da pesquisa de campo para a investigação, partindo do eixo da análise de conteúdo. Na dimensão macro, o enfoque é dado às inter-relações educação e desenvolvimento e ao território enquanto lócus da construção e reconstrução dos grupos sociais. Os conceitos de educação, participação social e desenvolvimento são explorados a partir de vários autores como Freire (1967, 1979, 1992, 1996). Frigotto (2010, 2018), Cury (2000, 2010), Demo (1999, 2002), Dagnino (2004), Tatagiba (2002), Pateman (1992), Gohn (2003, 2007, 2012), Mutim (2007), Mészáros (2007, 2008), Santos (2013), Saviani (2008, 2010), Dowbor (2007), Dalabrida (2007), Sachs (2008, 2009), Souza (2013, 2015, 2017), Bordignon (2004, 2009), dentre outros. Tais conceitos e referências foram utilizados como ponto de partida para o desenvolvimento da investigação por meio de um processo de teorização e diálogo com os referidos autores. Na dimensão micro, foi analisada a atuação do Conselho Municipal de Teixeira de Freitas como espaço de participação democrático que agrega vários segmentos que compõem o território e corroboram ou não para o seu desenvolvimento. A partir da análise da atuação do Conselho Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas e do Plano de Desenvolvimento Solidário e Sustentável do Extremo Sul da Bahia, verifica-se um caminho a percorrer para viabilizar a política de desenvolvimento territorial, através da contribuição da educação, junto a outras políticas sociais, visando a redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida da população. As conclusões sugerem que o Conselho Municipal de Educação, ao cumprir as funções de caráter consultivo, deliberativo, de mobilização e controle social, pode refletir no desenvolvimento do Território uma vez que o desenvolvimento é pensado não apenas a partir da faceta econômica, mas engloba a qualidade de vida das populações, no que diz respeito à dignidade humana, justiça, participação e inclusão social, sustentabilidade, solidariedade, diversidade e igualdade
- ItemEducação e Ecossocioempreendedorismo no Território do Antigo Quilombo Cabula(2019-10-25) Frazão, Maria de Fátima Aaraújo; Silva, Francisca de Paula Santos da; Sampaio, Carlos Alberto Cioce; Lima, Antonio Almerico Biondi; Rodrigues, Lívia da Silva Modesto; Rocha, José Claudio; Nunes, Eduardo José FernandesEsta tese apresenta aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais e modos de agir e produzir de iniciativas socio produtivas do Antigo Quilombo Cabula que buscam percursos alternativos e concepção de desenvolvimento mais inclusivo na realidade concreta da vida em comunidades periféricas que se configuram irradiadoras da ecossocioeconomia e do empreendedorismo social, resultando em ecossocioempreendimentos. Antigo Quilombo Cabula é um espaço urbano contemporâneo formado por dezessete bairros situados no entorno da Universidade do Estado da Bahia cujos legados e tradições de matriz africana e indígena afloram nas manifestações artísticas e culturais produzidas pelas iniciativas individuais e coletivas, convivendo com escassas oportunidades de geração de renda e emprego, bem como dificuldades para dar visibilidade aos seus empreendimentos. Identificada a ausência de mapeamento destas iniciativas populares socio produtivas que se aproximam das concepções teóricas elencadas, tem-se como objetivo analisar as iniciativas socio produtivas como potencializadoras do ecossocioempreendedorismo no contexto do Antigo Quilombo Cabula. Por meio de pesquisa descritiva-analítica, com abordagem qualitativa e exploratória, a investigação configura-se em estudo de quatro casos nos bairros Barreiras e Mata Escura, integrantes do Antigo Quilombo Cabula e apresenta o perfil e as características, as potencialidades e limitações, as práticas inerentes ao contexto sócio histórico e implicações no desenvolvimento territorial sustentável; construído com a colaboração dos partícipes da pesquisa em atendimento às demandas identificadas, um guia orientador com informações sobre projetos de fomento, captação de financiamento e participação em editais para potencializar a organização e visibilização de ecossocioempreendedores que atuam em atividades artísticas e culturais. Como critérios de escolha das iniciativas socio produtivas investigadas, destaco a atuação nas áreas de cultura, arte e educação, a participação nas atividades do Projeto de Turismo de Base Comunitária do Cabula e entorno (TBC Cabula) e a disponibilidade em participar da pesquisa. Os resultados demonstram que as iniciativas socio produtivas pesquisadas possuem atributos de ecossocioempreendedorismo, fortalecem e promovem articulação com outros empreendimentos e/ou iniciativas, atuam na transformação da comunidade local com mediação educativa, como protagonistas do desenvolvimento territorial sustentável, norteadas pelo empoderamento, participação, identidade cultural, ação e organização política e articulação institucional, princípios fundantes do ecossocioempreendedorismo. Constatou-se que existe uma dinâmica produtiva nas ações expressas nas identidades e nas práticas sociais, culturais, políticas e religiosas, surgidas no mundo da vida dos ecossocioempreendedores na forma de ecos do contexto sócio histórico que gerou os liames e vínculos dessa localidade e, estão enlaçados em modos de organização e de produção peculiares, tecidos na trama da identidade cultural presentes nos saberes e fazeres instituídos, como possíveis elos de conexão entre esses pontos de conhecimento.
- ItemEducação e gestão colaborativa do Portal TBC para visibilidade e valorização do quilombo Cabula(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-28) Brasil, Adam Silva; Santos, Francisca de Paula Silva; Nunes, Eduardo José Fernandes; Martins , Luciana Conceição de AlmeidaA pesquisa tem como escopo a construção de conhecimento sobre educação e gestão colaborativa do Portal TBC Cabula para a visibilidade e valorização do Quilombo Cabula. Tem como objetivo geral desenvolver soluções educacionais e sistêmicas para potencializar a efetividade e gestão do Portal TBC como ferramenta de divulgação dos conhecimentos gerados a partir do Projeto Turismo de Base Comunitária do Cabula e Entorno. Como objetivos específicos visa-se: a) realizar estudos sobre o contexto dos bairros que fazem parte desta localidade; b) construir conhecimentos sobre Educação popular, Socioconstrutivismo, Turismo de base comunitária, Comunicação comunitária e Tecnologias da Informação e Comunicação Popular. Que são os elementos conceituais que dão suporte ao Portal TBC Cabula; c) Elaborar as soluções de modelagens digitais aplicadas ao portal TBC que podem ajudar na sua efetividade como ferramenta de Gestão, Educação e divulgação dos saberes populares locais; d) avaliar a pertinência das soluções tecnológicas aplicadas ao portal TBC. O lócus do estudo compreende os 17 bairros reconhecidos pela comunidade como Quilombo Cabula, situados no entorno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A metodologia adotada para a pesquisa é a abordagem Design Based-Research (DBR), ou Pesquisa Aplicação, cuja natureza processual e colaborativa favorece o desenvolvimento de soluções tecnológicas adequadas a problemas reais. Como forma de embasamento teórico para os diálogos com princípios que norteiam esta dissertação, utilizamos como base para a Educação Popular as contribuições de BRANDÃO (1984), FREIRE (1987). Para o embasamento sobre o Socioconstrutivismo: VYGOTSKY (2021), DANIELS (2003) e MATTA (2012). Em relação ao Turismo de Base Comunitária utilizou-se das contribuições de: SILVA (2012), (2013), (2014) e (2020). Já na Comunicação Comunitária os estudos de PERUZZO (1998) e CAVALHEIRO (2018). Em relação as TDICs, MARTINS (2018) e MATTA (2014) foram de grande importância. Como forma de analisar se as modificações propostas foram efetivas, foi utilizado como parâmetro o número de acessos ao site por meio da área administrativa contida na própria página. Na versão atualizada do Portal, foi utilizada a ferramenta Google Analytics. Os resultados apresentados revelam que as soluções propostas e desenvolvidas aplicadas ao Portal TBC Cabula potencializaram a socialização de saberes e fazeres do Cabula, assim como uma maior aproximação com as comunidades ao agregar a esse ambiente virtual uma estrutura de interação e informação flexível, contextualizada e atenta às demandas da comunidade.
- ItemEducação para a construção de sociedades sustentáveis: um estudo em Ilha Amarela, Salvador, Bahia(2015-04-15) Lourenço, Rita Railda Soares; Nascimento , Antônio Dias; Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Silva, Regina Aparecida da; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Nunes, Eduardo José FernandesEste trabalho tem como finalidade compreender a relação da escola com os sujeitos que fazem parte do seu cotidiano: educadores, educandos, família e comunidade, considerando a participação destes nas práticas educativas na perspectiva da construção de sociedades sustentáveis. A base epistemológica deste trabalho está ancorada nos pensamentos de estudiosos como Paulo Freire, Antonio Gramsci, Boaventura de Souza Santos, Pedro Demo, Edgar Morin, José de Souza Martins, Zygmunt Bauman, Henri Acselrad, Pedro Jacobi e Michèle Sato que embasaram as discussões sobre educação, educação ambiental, dialogicidade, participação, justiça ambiental e sociedades sustentáveis. Nestes termos o percurso metodológico baseou-se em um estudo qualitativo, tendo como referência o estudo de caso alargado em uma região periférica, Ilha Amarela, localizada no Subúrbio Ferroviário da cidade do Salvador, Estado da Bahia, Brasil. Os resultados obtidos a partir da leitura das informações das visitas in loco, das entrevistas e dos registros do diário de campo demonstraram que existem muralhas (in)visíveis dentro e fora do ambiente escolar que precisam ser rompidas para assegurar uma relação dialógica e participativa entre estes sujeitos já que a formação do educando está vinculada a uma rede de relações que constituem o autêntico processo educativo com práticas sociais transformadoras.
- ItemEducação para a Convivência com o Semiárido e Direitos Humanos: Práticas Educativas do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, em Juazeiro-BA(2016-04-04) Aquino, Maryângela Ribeiro de; Nunes, Eduardo José Fernandes; Oliveira, Lucia Marisy Souza Ribeiro de; Rocha, José CláudioEsta dissertação se volta para a investigação e análise das experiências educativas de convivência com o semiárido que ocorrem em cidades do Território Sertão do São Francisco na Bahia, na perspectiva dos direitos humanos emancipatórios. Tem por objetivo o conhecimento e análise dessas experiências sob a responsabilidade do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, para identificar se tais experiências contemplam os direitos humanos emancipatórios capazes de gerar melhoria nas condições de vida dos pequenos agricultores e agricultoras que lá residem. No referencial teórico aprofundou-se conceitos como desenvolvimento local e territorial sustentável, educação contextualizada, espaços não formais de educação e direitos humanos numa perspectiva emancipatória, pluralista e intercultural. Os dados foram obtidos a partir de uma abordagem qualitativa, baseada em observação participante, análise documental, entrevista semiestruturada e grupo focal. A partir da análise dos dados foi possível concluir que as experiências educativas voltadas para a convivência com o semiárido, sob a responsabilidade do IRPAA contemplam e promovem os direitos humanos emancipatórios capazes de gerar melhoria nas condições de vida dos pequenos agricultores e agricultoras situados no Território Sertão do São Francisco, pois sustentados em ideais, valores, princípios e práticas da dignidade humana, da cidadania ativa e participativa, da justiça e da inclusão social.
- ItemEducação para o turismo de base comunitária no quilombo Cabula: formação para o mundo do trabalho(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-30) Alves, Katiane; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Lima, José Raimundo Oliveira; Alexandre, Lilian Maria de Mesquita; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Ribeiro, Josete Bispo; Nunes, Eduardo José FernandesEsta pesquisa trata da construção de conhecimento acerca da educação para o Turismo de Base Comunitária (TBC), na localidade do Quilombo Cabula, para a formação de jovens e adultos dos ensinos médio e superior para o mundo do trabalho, numa perspectiva da economia solidária em diálogo com a ecossocioeconomia e economia dos setores populares.Houve como questão principal o problema de pesquisa: “Que educação para o turismo de base comunitária favorece a inserção de jovens e adultos do Quilombo Cabula no mundo do trabalho?”. Nesse sentido, o objetivo geral traçado foi construir e aplicar uma proposta de educação para o turismo de base comunitária visando à inserção de jovens e adultos, residentes do Quilombo Cabula, no mundo do trabalho. Para tal, definiu-se como objetivos específicos: a] Conhecer o contexto do Quilombo Cabula; b] Descrever princípios da economia solidária, da ecossocioeconomia, do trabalho e da educação popular a serem aplicados ao Turismo de Base Comunitária; c] Caracterizar o Turismo de Base Comunitária no Quilombo Cabula; d] Desenvolver modelagem de uma educação para o Turismo de Base Comunitária; e, por fim, e] Analisar o processo de aplicação da educação para o turismo de base comunitária e sua legitimidade para os jovens e adultos do Quilombo Cabula. Para aplicação, enquanto proposta educacional para o turismo de base comunitária para a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho, utiliza-se a Pesquisa-Aplicação ou Design-Based Research (DBR), desenvolvida e apropriada para pesquisa aplicada, pois favorece a contribuição coletiva de sujeitos e tem como etapas de investigação a aplicação e refinamento de uma solução, eminentemente, prática. A metodologia contou, também, com a pesquisa bibliográfica e documental. Tendo como referenciais teóricos: Martins (2017), Matta (2013), Souza (2018), Fernandes (2006) e Nicolin (2016), relacionados ao contexto do Quilombo Cabula. Em Maldonado (2009), Irving (2009) e Silva (2014) para fundamentarem o Turismo de Base Comunitária. Buscou-se aporte em Brandão (1985, 1986, 2006) acerca da Educação Popular; Paulo Freire (1987, 2004, 2009) e outras referências sobre a concepção dialógica. Medeiros (2011), para tratar de empreendimentos solidários e cooperativismo; Singer (2002), Economia Solidária; Sampaio (2008, 2019), sobre a Ecossocioeconomia; Kraychete (2020), para diálogo com a Economia dos Setores Populares. Castells (2010), Harvey (2016), Marx (1970) e Santos (2013), sobre a concepção do Mundo do Trabalho. Apresentaram-se aspectos da contemporaneidade, objetivando verificar as demandas sociais de jovens moradores da localidade para elaboração da proposta de formação. Os resultados, tais como: a realização de um roteiro; os plantões do coletivo na gestão do BazArte, criado para angariar recursos para a operadora e Coletivo Cultarte; as reuniões para planejamento de ações da Operadora de Receptivo AQC (Antigo Quilombo Cabula) revelam que as rodas de conversas, com base no contexto do Quilombo Cabula, na economia solidária, na educação popular e na dialógica freiriana, bem como nos princípios do Turismo de Base Comunitária, atendem à demanda de uma educação para o Turismo de Base Comunitária no território de quilombo, respeitando as especificidades do processo educativo naquele contexto. Sendo possível afirmar que a educação para o Turismo de Base Comunitária, contextualizada, com base na educação popular, economia solidária, aplicada por meio das rodas de conversas, favorece a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho.
- ItemEducação para o turismo de base comunitária: construindo caminhos para o desenvolvimento local do povoado alto, Tucano, Bahia(2020-03-25) Martins, Juliana Andrade do Carmo; Silva, Francisca de Paula Santos da; Sampaio, Carlos Alberto Cioce; Romão, Eliana Sampaio; Amorim, Antonio; Nunes, Eduardo José Fernandes; Neiva, Luiz Paulo AlmeidaEste estudo tem como objetivo construir uma proposta de educação adequada para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no contexto do Povoado Alto em TucanoBahia, com o intuito de respondermos ao problema de pesquisa sobre qual a proposta de educação adequada para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no Povoado Alto, em Tucano- Bahia. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizamos a metodologia Design Based Research (DBR), traduzida como Pesquisa Aplicação, a qual pode ser utilizada para o desenvolvimento de teorias, artefatos e práticas pedagógicas, visando seu uso em processos de ensino-aprendizagem, formal ou não formal. Escolhemos a abordagem da Pesquisa Aplicação ou DBR por apresentar métodos e características que dialogam com a concepção dialógica de educação de Paulo Freire que adotamos como base teórica e prática para esta pesquisa. Mediante o uso da abordagem metodológica e a partir das reflexões oriundas do estudo do contexto sócio-histórico do Povoado Alto, bem como das discussões sobre Turismo de Base Comunitária (TBC) e educação, optamos por desenvolver rodas de conversas temáticas como proposta de educação para o TBC com os jovens e adolescentes altenses. As rodas de conversas propiciaram um processo de educação para o Turismo de Base Comunitária enraizado na história e cultura local. Os resultados, como a criação de roteiros e recebimento de visitantes, criação de uma biblioteca comunitária e ecomuseu, realização de eventos como o pôr do Sol cultural, revelam que a roda de conversa ancorada nos conhecimentos do contexto sóciohistórico do Povoado, na educação dialógica e popular e nos princípios do TBC é uma proposta adequada para o processo de educação para o Turismo de Base Comunitária na comunidade altense.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »