Navegando por Autor "Nunes, Eduardo"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA violência urbana em Salvador: o caso da 13ª área integrada de segurança pública - Narandiba(Universidade do Estado da Bahia, 2011-06-05) Santos, André Gustavo dos; Silva, Ana Clara Souza e; Beltrão, Olívia Nolasco; Nunes, EduardoAnalisa a violência urbana enquanto fenômeno socioeconômico e político, em seus termos globais e locais. Descreve o aumento desta nos últimos vinte anos, e demonstra a partir do estudo da 13ª AISP – Narandiba os rumos que estão tomando a gestão da segurança pública no estado da Bahia, a partir de seu histórico, suas mudanças ao longo das três últimas décadas, reestruturações dos órgãos competentes, e seus problemas. Para tanto, se utiliza de pesquisa bibliográfica e dados sobre a violência de diversas fontes secundárias. Conclui verificando que a violência urbana resulta de uma soma de problemas socioeconômicos, culturais e políticos, e, que se inicia o fim de uma cultura de cumplicidade socialmente desenvolvida com o autoritarismo e com a violência do Estado, na figura de seus agentes, no lugar em que a participação da sociedade civil na prevenção, contenção e repressão da criminalidade se torna crucial quando esta toma consciência da importância de si mesma.
- ItemArtebagaço odeart ecos que entoam a mata africano-brasileira do cabula(2007) Nicolin, Janice de Sena; Luz, Narcimária Correia do Patrocínio; Santos, Inaicyra Falcão dos; Silva, Ana Célia da; Nunes, EduardoArtebagaço Odeart são perspectivas de linguagens mítico-poéticas que apelam para a episteme africano-brasileira, com o intuito de superar o etnocentrismo que alicerça as políticas públicas de Educação. A pesquisa parte da análise da experiência vivida pelo Grupo Teatral Artebagaço Odeart, num colégio público de Ensino Médio, na área de Língua Portuguesa, no bairro do Cabula em Salvador, Bahia. O Cabula é a territorialidade onde moram os fundadores do Grupo Teatral Artebagaço Odeart, a saber: três educadores, que, ao longo de 16 anos da experiência educacional, conseguiram reunir, aproximadamente, mil estudantes. A temática que caracteriza a pesquisa Ecos que entoam a mata africano-brasileira exprime a origem das distintas linguagens da territorialidade em estudo, que comunicam a experiência concebida e recriam um cenário artístico teatral que aborda a história e a tradição cultural africanobrasileira plantada no Cabula. Assim, a pesquisa se constitui num mosaico pluricultural que afirma a África recriada e resguardada na “mata africano-brasileira”, caracterizada pelas comunalidades tradicionais e suas dinâmicas de sociabilidade no Cabula. A abordagem teórico-metodológica é composta por autores cujas produções acadêmicocientíficas têm como referência o patrimônio africano-brasileiro, e que permite também o acesso a categorias analíticas fundamentais, a saber: arkhé, eidos, ethos, territorialidade, comunalidade, alteridade, civilização africano-brasileira, educação pluricultural. Adotou-se a abordagem etnográfica para atender à dinâmica espaçotemporal da territorialidade do Cabula, o que permitiu utilizar procedimentos metodológicos envoltos nas perspectivas “desde dentro para desde fora” e “vividoconcebido”, que enfatizam as elaborações mais profundas do conhecimento acumulado pelas comunalidades, e estabelecer um modelo operacional de análise e interpretação, intercambiando com os códigos de valores da territorialidade do Cabula e os códigos de valores da sociedade urbano-industrial etnocêntrica. Como principais resultados alcançados, destacam-se: as proposições pedagógicas que apelam para o repertório civilizatório africano-brasileiro, estabelecendo linguagens criativas para o cotidiano escolar, visando a promoção do direito à alteridade própria dos jovens do Ensino Médio; sua afirmação no âmbito do currículo escolar especialmente na área de Língua Portuguesa e suas perspectivas transdisciplinares, a exemplo daquelas relacionadas às áreas de História e Artes, capazes de promover os valores que estruturam as dinâmicas das comunalidades africano-brasileiras do Cabula.
- ItemAtuação das ongs ambientalistas na promoção da sustentabilidade urbana: estudo de caso da APA Lagoas e Dunas do Abaeté(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-07) Gonçalves, Bruno Vieira; Nunes, Eduardo; Júlio , Milton Júlio; Santana, OlíviaRefletir sobre a complexidade ambiental abre espaço à fatídica questão: o Estado é de fato capaz de promover o desenvolvimento, sobretudo econômico, observando princípios de igualdade e equidade social, levando em consideração as peculiaridades de cada local, os valores ecológicos inerentes a cada grupo e a preservação dos recursos naturais? Esta pergunta já preocupou em outros tempos, mas não à época em que se observa uma estimulante oportunidade para compreender a emergência de novos atores sociais com pleno potencial de gerir uma realidade específica. Perfazendo o caminho percorrido pelas ONGs, desde as suas primeiras formas até os dias atuais, observa-se que estas detêm uma importância imensurável, intermediando o polêmico diálogo entre o Estado, a sociedade e mais recente o Mercado, que por sua vez impõe práticas cruéis à frágil relação entre o ser humano e a natureza. A percepção de que a sustentabilidade urbana está intrinsecamente ligada à expressão da cidadania, e esta, por sua vez caminha lado a lado com as práticas sócio-educativas, evoca a inserção destas organizações que não mais se caracterizam como questionadores da realidade vigente, mas sim transformadoras da mesma. Ao realizar o estudo sobre a APA Lagoas e Dunas do Abaeté, Salvador-BA, buscou-se informações pertinentes que explicassem o trabalho, acima de tudo, voluntário das ONGs. Sendo assim, a análise feita neste estudo, levou em conta a fragilidade dos recursos naturais da área pesquisada e do seu entorno mais próximo, bem como o uso e ocupação do solo, procedidos sobre esse território. Os resultados demonstram que respeitados os limites éticos, realizado o devido planejamento e definido o foco específico de atuação, é possível obter grandes resultados até mesmo de forma simplista, através de projetos, inicialmente, artesanais. A atuação das ONGs ambientalistas na Área de Proteção Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté exerce um papel social importante, visto que aponta novos e descentralizados meios de promoção da sustentabilidade urbana.
- ItemEducação ambiental e os desafios na gestão dos resíduos de serviços de saúde gerados por usuários de insulina: um compromisso com a sustentabilidade(2018-05-14) Silva, Ana Rosa Lins de Souza; Nunes, Eduardo; Almeida, Rosileia Oliveira de; Mutim, Avelar Luiz BastosQuestões associadas à crise ambiental tem se inserido cada vez mais no campo da saúde, o que nos leva a refletir acerca de inúmeras fontes de problemáticas socioambientais, tais como a produção de resíduos de serviços de saúde de uso doméstico pelos portadores de diabetes mellitus, pertencentes ao grupo de usuários de insulina. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é analisar a relação entre educação ambiental e os resíduos de serviços de saúde gerados pelos usuários de insulina, com a finalidade de propor estratégias de educação ambiental. O estudo em foco toma o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA) como local selecionado para pesquisa, elege 30 usuários de insulina como sujeitos e seleciona o estudo de caso como trilha metodológica da investigação, à luz de Sauvé que apresenta uma abordagem pluralista e emancipatória da educação ambiental. Os resultados apontam que 73,33% dos entrevistados descartam e acondicionam os resíduos, perfurocortantes e/ou contaminantes, de forma inapropriada. Isso leva a uma série de indagações, consideradas ao longo do trabalho, para principiar diálogos voltados à construção participativa de estratégias de educação ambiental, de modo a entrelaçar na educação em saúde. Além disso, traz à tona várias reflexões para além da destinação adequada, a redução dos resíduos gerados por usuários de insulina por meio de tecnologias. Neste sentido, assinala-se 14 recomendações para abertura de horizontes no sentido de emancipação, uma vez que se observa uma multiplicidade de desafios para o alcance de uma qualidade de vida, sob a ótica da sustentabilidade. Em suma, a relação entre Educação Ambiental e resíduos de serviços de saúde dos usuários de insulina assume um caráter muito mais amplo do que o descarte e acondicionamento adequado, perpassa por reflexões para a ressignificação da vida frente à importância de sociedades sustentáveis, tornando-se um tema para a construção e consolidação de políticas públicas, que prima pela emancipação dos portadores de diabetes que necessitam, cotidianamente, de injeções diárias.
- ItemA licenciatura de pedagogia da terra: uma proposta de formação para o educador do campo(2011-12) Moreira, Edna Souza; Nascimento, Antônio Dias; Cavalcante, Ludmila Oliveira Holanda; Nunes, Eduardo; Mota, Kátia Maria SantosO presente trabalho faz parte do debate sobre Educação do Campo e tem como unidade de análise o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Terra ministrado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias –DCHT campus XVII em Bom Jesus da Lapa, o qual é fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, o Pronera e os Movimentos Sociais e Sindicais. Tem como principal questão norteadora da pesquisa: qual o papel dos Movimentos Sociais do Campo na construção de uma proposta de formação de Professores do campo sobretudo no que diz respeito a preservação da identidade camponesa? Esta questão e as demais que nortearam este trabalho foram compreendidas a partir da contribuição dos seguintes sujeitos: estudantes militantes dos movimentos CETA, FETAG- BA, FATRES, MLT, PUC bem como dos participantes da comissão de elaboração do projeto do curso. O trabalho aqui apresentado privilegiou a abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso e para coleta das informações as técnicas escolhidas foram as seguintes: entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental. Os dados coletados confirmam a importância dos Movimentos Sociais e Sindicais do campo na luta e na construção de uma proposta de Educação do Campo que busca tanto o “desvelamento” quanto a transmissão/construção de saberes específicos de cada componente curricular; mostrou também que o Curso estudado privilegiou os valores da Educação do Campo bem como o resgate e a preservação da identidade do camponês.
- ItemQuilombo urbano: a luta pela terra no Quilombo Rios dos Macacos, Simões Filho-BA.(2013-11-27) Dias, Diana Matos da Silva; Nunes, EduardoEsta pesquisa visa analisar a luta pela terra no Quilombo Rio dos Macacos , no município de Simões Filho, localizado na Região Metropolitana de Salvador, Bahia; Para tanto, dentre outros fatores, abordou sobre a questão dos conflitos pela terra em áreas urbanas envolvendo comunidades quilombolas tradicionais. Essa será uma oportunidade de extrema importância para oferecer subsídios no sentido de fazer uma analise sócio-espacial da área de estudo levantando contraposição entre argumentos da Comunidade Rio dos Macacos e a Marinha do Brasil. É feito um levantamento bibliográfico e entrevistas . O trabalho esta dividido em 3 Capítulos. O primeiro faz uma abordagem histórica da questão da terra no Brasil, e apresenta uma conceituação de “Quilombos”; o segundo Capítulo discute as principias formas de ocupações territoriais na Região Metropolitana se Salvador. O terceiro Capítulo apresenta a área de estudo e aborda pontos de maior relevância para o conflito na Comunidade Rio os Macacos do ano 2009 até o ano de 2013.