Navegando por Autor "Nunes, Alyxandra Gomes"
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- ItemBIAFRA: As Representações Jornalísticas e Literárias da Guerra Civil Nigeriana (1967-1970)(2022-08-25) Ribeiro, Mariana Licurgo Ferreira; Seibert, Karl Gerhard; Nunes, Alyxandra Gomes; Figueiredo, Fábio BaqueiroBiafra, projeto de nação que se tornou guerra e por fim um símbolo de fome, violência e miséria. A Guerra Civil Nigeriana, ao longo de seus trintas meses, angariou a atenção do mundo para olhar e se penalizar por aquelas crianças famintas e esquálidas, cujas fotos os jornais publicavam atendendo ao propósito da agência de relações públicas Markpress – a serviço do governo de Biafra - a fim de, por piedade, conseguir uma sobrevida para Biafra. Este estudo se propõe a analisar quais representações acerca de Biafra foram forjadas pelos discursos jornalísticos e literários e quais mecanismos foram usados para isso. Para tanto, a pesquisa, dividida em quatro capítulos, traça um caminho que parte de uma revisão historiográfica sobre a Guerra de Biafra, a partir de autores que estiveram presentes em território biafrense durante os combates, como Jean Buhler (1969), Forsyth (1977) e Achebe (2012) e autores que realizaram estudos à posteriori como Falola e Heaton (2014), dentre outros. Partindo para a apresentação da Teoria da Análise do Discurso, através especialmente de Eni Orlandi (2005; 2009), assim como Hall (2016) a nível da compreensão da Teoria das Representação e Mudimbe (2013) e Goffman (2008) para a introdução às noções de estigma e etnocentrismo epistemológico. Ao final, faz-se a análise das fontes literárias Meio Sol Amarelo (ADICHE, 2008) e Destination Biafra (EMECHETA, 1983) no terceiro capítulo e, no quarto, a análise da cobertura de O Globo ao longo de toda a Guerra Civil Nigeriana. Observando que, mesmo passados 50 anos do fim dos conflitos, a disputa pela narrativa histórica é preponderante. Enquanto a imagem de Biafra, no Ocidente, através da cobertura jornalística contemporânea de O Globo reforçou lugares já demarcados acerca do que seriam os povos africanos, a partir de uma lógica etnocêntrica e paternalista. Por outro lado, os discursos forjados posteriormente pela literatura nigeriana de língua inglesa, nas figuras de Adichie (2008) e Emecheta (1983), ajudam a perceber o conflito pela lógica daqueles que, outrora, foram manchete pelas suas mazelas e não pelas suas histórias.
- ItemEnsino de língua inglesa no ensino superior durante o contexto pandêmico: experimentações tecnológicas no ensino remoto.(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-14) Santos, Wanderson Conceição dos; Souza, Núbia Enedina Santos; Ferreira, Perminio Souza; Nunes, Alyxandra GomesO presente trabalho buscou compreender como se deu o desenvolvimento do ensino da Língua Inglesa, através das mediações tecnológicas, nas aulas remotas de Inglês, durante o contexto pandêmico, na Universidade do Estado da Bahia-UNEB Campus V. De natureza qualitativa, a investigação ocorreu por meio de um questionário de múltiplas escolhas sobre as nuances envolvidas no ensino remoto/online mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs durante a transposição das aulas presenciais para os meios não presenciais e utilizou como aporte teórico principal, autores como Coqueiro e Sousa (2021), Fernandes et al (2020), Gonçalves (2020) entre outros. As questões respondidas pelos docentes, com base em suas experiências com a utilização dos recursos tecnológicos durante as aulas remotas de Língua Inglesa, possibilitaram diversas e diferentes experiências a toda comunidade acadêmica. Os resultados obtidos nos permitem observar que, apesar dos desafios e dificuldades, o período de ensino remoto emergencial trouxe diversos ganhos, possibilidades, experimentações e muita aprendizagem de adequações para a forma como podem ser colocados em prática os conteúdos curriculares.
- ItemEntre fronteiras: um estudo sobre procedimentos de tradução dentro da obra here the whole time, de Vitor Martins(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-09) Júnior, Antonio Carlos Santos da Silva; Nunes, Alyxandra Gomes; Satorno, Marla Silva do Vale; Nunes, Paulo Henrique SantosEste trabalho toma espaço na área da tradução literária, sendo conduzido como uma pesquisa exploratória, e consistindo em uma análise que compara os livros Quinze Dias (2017) e Here the Whole Time (2020) – versões de um mesmo trabalho do autor brasileiro Vitor Martins –, tomando como núcleo o material em língua inglesa – uma vez que este se trata do resultado de um ato de tradução –, e considerando partes selecionadas dos textos, enquanto procura-se por aspectos relacionados a procedimentos de tradução. Através de tais recortes, a pesquisa busca coletar observações e expor considerações sobre como o processo de tradução acontece. Objetivando atuar como um recurso que presta suporte ao esclarecimento de um processo possuidor de diversificadas nuances. Explorar os produtos contemporâneos aqui mencionados resulta em diferentes perspectivas quanto ao que ocorre com o texto quando um profissional o traduz, e revela ainda como essa tarefa é tanto relacionada a competências de estrutura linguística quanto conhecimento cultural. Ademais, fornece oportunidades de reafirmar a tradução literária não apenas como um popular e simplista método termo a termo, mas também como uma complexa atividade correlacionada a um trabalho criativo que demanda atenção, um constante processo de pesquisa e a consciência de que isso tudo leva a constantes tomadas de decisões.
- ItemLetramento racial crítico: formação de professoras de língua inglesa para as questões raciais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Conceição, Clodine da; Inkpin, Sally Cheryl; Nunes, Alyxandra Gomes; Nascimento, Clebemilton Gomes doConduzi este estudo motivada por inquietações relacionadas à minha complexa jornada pessoal de autoidentificação como mulher preta e professora de inglês. Através do Letramento Racial Crítico, busquei desvincular-me das amarras mentais do racismo na sociedade brasileira, compreendendo a importância desse letramento e da descoberta da identidade racial para implementar uma educação antirracista em minhas salas de aula. Ao refletir sobre minha própria jornada, questionei se colegas não envolvidas em programas afirmativos já haviam descoberto sua identidade racial e se sentiam capacitadas para abordar questões raciais em suas aulas. Pensando nisso, conduzi uma pesquisa de campo por meio da oficina Black Voices: Reading, Reflection, and Discussion, utilizando a metodologia do story-telling sugerida por bell hooks (2013) e o método cartográfico para acompanhar as ações da oficina e as vozes das participantes, integrando-me (a pesquisadora) ao contexto enquanto observava e anotava a produção conjunta de conhecimentos (BARROS; KASTRUP, 2009). Incorri a minha pesquisa do modo encarnado (NASCIMENTO, 2023), gravando a integração das experiências individuais no processo. Além dos comentários, as respostas das participantes aos questionamentos sobre identidade no formulário de inscrição e após cada oficina revelaram a necessidade contínua de abordagens antirracistas na educação. Isso sublinha a importância do Letramento Racial para todos os futuros docentes. Ao longo deste trabalho, minhas análises evidenciam a extrema importância da capacitação de professores para poder implementar um ensino antirracista que depende da consciência racial em primeiro lugar. Nossos resultados apontam a urgência de promover ações conscientizadoras e formativas no âmbito da docência, contribuindo para um ensino de línguas cada vez mais antirracista.
- ItemRepresentações do colonialismo na Nigéria pós-indepedente em hibisco roxo, de Chimamanda Adichie(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Santos, Joilma de Jesus; Nunes, Alyxandra Gomes; Coutinho, Ilmara Valois Bacelar FigueiredoA pesquisa em voga analisa as marcas coloniais que se perpetuam na sociedade nigeriana mesmo após a independência da Nigéria, a partir do romance Hibisco Roxo (2011), de Chimamanda Adichie. O objetivo desse trabalho é analisar o comportamento dos personagens, os princípios religiosos e morais que os regem, bem como a estrutura socioeconômica em que estão inseridos, a fim de mostrar que a independência política de um país não resulta necessariamente na extirpação completa do regime colonial. E, com base na narrativa literária de Chimamanda, analisada com base em estudos realizados por Silvério (2013), Nunes (2016), Fanon (1968) e, Ventura (2018), entre outros/as, evidenciamos que o colonialismo continua se reatualizando entre os colonizados, porque os colonizadores conseguiram implantar a sua mentalidade de tal maneira, que as vítimas da colonização acabam reproduzindo a concepção de mundo dos opressores. Isso fica evidente no romance Hibisco Roxo, sobretudo com o comportamento de Eugene, um nigeriano que tenta ser reconhecido como britânico, por isso age a contento