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Navegando por Autor "Nuñez, Joana Maria Leôncio"

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    Nas teias da diversidade: experiências (auto)formativas dos(as) professores(as) supervisores(as) do PIBID/UNEB
    (2018-03-20) Nuñez, Joana Maria Leôncio; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Ivenicki, Ana; Fernandez, Osvaldo Francisco Ribas Lobos; Souza, Elizeu Clementino de
    O objetivo principal desta pesquisa foi identificar as experiências formativas construídas pelos(as) professores(as) supervisores(as) do Subprojeto Interdisciplinar: Diversidade, Docência e Pesquisa na Educação Básica (DDPEB), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade do Estado da Bahia – Campus I, que envolve a Universidade, bolsistas de Iniciação à Docência e Coordenadores(as) de Área junto aos(às) supervisores(as) professores(as) das escolas da rede pública de ensino do município de Salvador/BA. As discussões teóricas apoiaram-se nos estudos de Nóvoa (2009), Souza (2007), Josso (2010), Larrosa (2016), Candau (2008) e Canen (2014), que tratam da relação entre as experiências formativas e a diversidade na educação. Quanto à abordagem metodológica, a investigação está ancorada nos estudos (auto)biográficos, de natureza qualitativa, tendo como dispositivos de pesquisa os memoriais de formação e as entrevistas narrativas. De acordo com os resultados obtidos, a formação proporcionada pelo subprojeto – que se inspirou em uma educação intercultural – reivindica a superação de padrões epistemológicos hegemônicos e, em consequência disto, este objetivo se traduz no desvelamento das questões culturais vividas na escola, tais como: liberdade religiosa, diversidade étnico-racial, gênero e sexualidade, possibilitando outras formas de ver e compreender a docência, no contexto das diversidades, ao assumir posturas de igualdade e defesa dos direitos fundamentais.
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    Pedagogia de (Re)existências: “chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles e Malês”
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-10) Nuñez, Joana Maria Leôncio; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco ; Pacheco, Ana Claudia Lemos; Miranda, Cláudia; Santos, Eliene Costa; Cardoso, Cláudia Pons; Oliveira, Íris Verena Santos de; Costa, Lívia Alessandra Fialho da
    Esta pesquisa visa compreender as pedagogias de (re)existência construídas por professoras negras ativistas que atuam na Educação Básica. Busco conhecer e compreender como professoras negras de movimentos de mulheres negras, movimentos antirracistas, movimentos educadores, entre outros, atravessadas por violências estruturais, criam formas de enfrentamentos político-pedagógicos, no combate às desigualdades produzidas pelo racismo patriarcal, colonial e epistêmico que permeia a Educação. Para isso, utilizo as abordagens teóricas fundamentadas nas epistemologias do feminismo negro decolonial e na perspectiva interseccional que forneceram chaves interpretativas para investigar as experiências das mulheres negras professoras, as formas coletivas de luta político- pedagógica, o protagonismo e (re)existência aos fenômenos vividos na escola e na sociedade, marcadas pela colonialidade do ser/conhecer/existir/poder. A abordagem metodológica adotada é a pesquisa narrativa que surge da necessidade humana de contar de si a partir do potencial insurgente, de (re)existência e transformação das narrativas de vida em práticas pedagógicas. Os dispositivos utilizados para a pesquisa foram “Narrativas Pedagógicas de (re)existências” (RIOS, 2022) produzidas por mulheres professoras negras ativistas. Trata-se de textos escritos construídos em rodas de conversas sobre suas histórias de vida e dos atravessamentos políticos-pedagógicos. Os resultados apontam que as pedagogias de (re)existências das professoras ativistas negras aparecem fortemente marcadas pelo ativismo em suas narrativas e textos repletos de histórias de vida, modos pedagógicos construídos na luta antirracista, antissexista, anticolonial e de valorização histórico-cultural e profissional de suas comunidades. As narrativas apresentadas e discutidas coletivamente reforçaram a importância do trabalho docente associado em grupos e redes de colaboração articulado à decolonialidade na proposição, afirmação e reconhecimento de direitos, resistência política, diálogos, ações coletivas de valorização da história cultural das mulheres negras e luta por emancipação social.
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