Navegando por Autor "Novais, Jackeline Maria Almeida"
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- ItemA casa de farinha é a nossa casa: saberes matemáticos locais dos produtores de farinha e polvilho de Ibiassucê-BA(UNEB, 2024-09-17) Novais, Jackeline Maria Almeida; Miguel, Antonieta; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Araujo , Claudia Alessandra Costa de; D'Esquivel, Márcio OliveiraNeste texto, apresenta-se o desdobramento da pesquisa de mestrado intitulada "A Casa de Farinha é a Nossa Casa: Saberes matemáticos dos Produtores de Farinha e Polvilho do Município de Ibiassucê-BA". O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar de que forma ocorrem os processos de geração, organização e difusão de conhecimentos tradicionais e ideias etnomatemáticas no interior do grupo de agricultores rurais do município de Ibiassucê-Ba que trabalham com a produção da farinha de mandioca, buscando evidenciar de que modo esses saberes podem apontar um caminho para ação pedagógica. A problemática surge da observação de que a educação formal frequentemente ignora saberes tradicionais, abordando a matemática de maneira desconectada da cultura e do contexto de vida dos estudantes. A perspectiva teórica desta pesquisa baseia-se na etnomatemática, utilizando os principais escritos de D'Ambrósio. As categorias de análise incluem saberes científicos e saberes tradicionais, destacando-se a distinção entre eles. Autores como Maria da Conceição Almeida e Teresa Vergani contribuem para a discussão sobre a transdisciplinaridade, que é essencial para as propostas metodológicas desta pesquisa. A transdisciplinaridade é abordada sob a ótica de promover um ensino que integra diferentes disciplinas e valoriza os aspectos culturais e sociais dos alunos. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, onde o pesquisador se desloca para o ambiente estudado e realiza intervenções. Foram realizados dois tipos de produção de dados: observação participativa e entrevistas. Tais entrevistas foram realizadas na comunidade de Lagoa Funda Novas, com agricultores produtores de farinha e polvilho. As Casas de Farinha, onde ocorreram as observações de junho a outubro de 2023, revelaram diversos saberes tradicionais fundamentais para a pesquisa. Com base nas entrevistas e observações, foram elaboradas narrativas em formato de histórias, compondo um livro com dez narrativas históricas e três propostas de sequências didáticas pautadas pela Etnomatemática e pela transdisciplinaridade. O produto educacional resultante tem grande potencial para aplicação e replicação no ensino da matemática, promovendo uma abordagem mais crítica e contextualizada. Os principais achados desta pesquisa mostraram a importância da valorização dos conhecimentos e saberes tradicionais, evidenciando possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática. Este novo paradigma deve se afastar da memorização e mecanização, voltando-se para questões essenciais que promovam a formação integrada do indivíduo. Professores e educadores da área de matemática devem considerar a cultura, a cidadania e os aspectos sociopolíticos dos alunos, promovendo um ensino transdisciplinar, crítico, contextualizado e pautado pelos preceitos da Etnomatemática.