Navegando por Autor "Novais, Diná Santana de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDicas de como evitar a pandemia do medo(Universidade do Estado Da Bahia, ) Alencar, Carla Giselle P. M. de; Novais, Diná Santana de; Batista, Janara Aparecida T.; Messias, Joice Amorim; Coelho, Mariana Amado A.; Silva, Marinalva de Souza Teixeira; Azevedo, Rafaela de C.; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Dias, Valéria AntunesProjeto inter-agir apresenta: Dicas de como evitar a pandemia do medo
- ItemInserção e identidade profissional dos residentes egressos do Campus XI: uso do blog como uma proposta de acompanhamento(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-17) Novais, Diná Santana de; Carneiro, Everton Nery; Amorim, Ivonete Barreto de; Renk, Valquíria ElitaEntre as questões que são demandadas à universidade, a residência estudantil é um programa de grande importância na assistência universitária. O impacto da vivência acadêmica para os estudantes universitários, em particular para os residentes, mostra-se como um importante foco de investigação e enorme relevância social para entender e intervir na melhoria dessa realidade. Com efeito, este trabalho nasceu da intenção de compreender como a experiência dos estudantes na condição de residentes interferiu na construção da identidade desses residentes egressos, bem como construir um blog de acompanhamento dos egressos no Departamento de Educação de Serrinha. Para tanto, foi levantada a seguinte interrogativa: Como a construção da identidade dos residentes reverbera na sua formação profissional, considerando que as residências estudantis podem se constituir como espaços de formação e de fomentação de ideias? O objetivo geral desse estudo foi analisar as relações estabelecidas entre residência estudantil, construção de identidade e inserção profissional de egressos do ensino superior. Como objetivos específicos: compreender a relação existente entre residência estudantil e construção da identidade; estabelecer a relação entre construção de identidade e inserção profissional; e implementar a criação de um ambiente eletrônico específico (blog), interativo, que possibilite a manutenção de um diálogo permanente com os residentes egressos do Campus XI. O referencial teórico ancorou-se nas ideias de Bauman (2001, 2005) e Hall (2019), quando analisam a questão identitária e como a construção dessa identidade impacta na modernidade. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, interventiva, fazendo uso dos seguintes instrumentos na coleta e produção de dados: análise documental, questionário semiaberto e entrevista semiestruturada. O universo da pesquisa foi constituído por 19 residentes, egressos dos cursos de Pedagogia (10), Geografia (07) e Administração (02), e dois gestores que representaram o DEDC XI em períodos distintos e atuaram na comissão local de assistência estudantil. Vale salientar que antes da coleta das informações o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, e aprovado conforme parecer nº 4.574.747, de 05 de março de 2021. Esse estudo viabilizou o acompanhamento da inserção dos residentes egressos no mundo do trabalho e possibilitou a observação das mudanças em suas trajetórias, contribuindo para políticas voltadas para a juventude, gerando informações sobre os residentes egressos para a UNEB, em especial para o DEDC XI, uma vez que as informações referentes aos residentes que foram obtidas anteriormente, no período de seleção, não indicavam a realidade atual desses estudantes, havendo necessidade de uma retroalimentação constante para obtenção de dados reais. Sendo assim, os resultados geraram como produto um blog como instrumento importante e possível para o acompanhamento dos estudantes residentes egressos dos cursos de graduação do Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha.