Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Novaes, Sabrina Maria da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    História é o espelho que reflete a memória: a alfabetização na escola Getúlio Vargas no município de Guanambi-BA na década de 1970
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Novaes, Sabrina Maria da Silva; Lima, Rebeca Oliveira da Silva; Reis, Joseni Pereira Meira; Carneiro, Giane Araújo Pimentel; Teixeira, Sirlene Prates Costa
    Esta monografia tem como objetivo analisar o processo histórico da alfabetização na Escola Getúlio Vargas, no município de Guanambi-BA, na década de 1970. Trata-se de uma pesquisa histórica na área da educação, que investiga a história da alfabetização a partir de um recorte local. A abordagem adotada é qualitativa, sendo utilizados, para a coleta de dados, documentos do acervo escolar, como ata de inauguração, diários de classe e fotografias, bem como entrevistas com professoras alfabetizadoras que atuaram nesse período. A pesquisa buscou, de forma geral, discutir o cenário educacional da alfabetização no Brasil na década de 1970; conhecer os modos de alfabetização e as práticas educativas que aconteciam na escola; e identificar os recursos e materiais utilizados no processo de alfabetização por meio das entrevistas com as professoras. O estudo articula memória e história para compreender os modos de alfabetizar. Os resultados demonstram que a prática alfabetizadora na década de 1970 era marcada pelo uso de métodos tradicionais, conteúdos cívicos e morais, e recursos como cartilhas e mimeógrafos. Além disso, revelam o protagonismo das professoras na busca por formação e por estratégias para lidar com os desafios de ensinar a ler e escrever. Por fim, a pesquisa destaca a importância da valorização das memórias locais e das experiências docentes na construção da historiografia da educação brasileira.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais