Navegando por Autor "Novaes, Ivan Luiz"
Agora exibindo 1 - 18 de 18
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUma análise da participação da comunidade escolar na elaboração do projeto políticopedagógico da Escola Municipal Profª. Norma Vídero - município de Itabuna-Ba.(2007) Sousa, Irlena Moreira Lopes de; Novaes, Ivan Luiz; Santos, Norma Lúcia Vídero Vieira; Fernandes, Eduardo José NunesEsta pesquisa apresenta um estudo de interpretação e de análise do processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Profª. Norma Vídero, no município de Itabuna– Bahia, no período entre 2005 a 2007. A pesquisa se baseia à luz das categorias analíticas: participação e concepção emancipatória apoiado na teoria da Análise de Discurso e do método de abordagem interpretativo analítico, mediante estudo de caso, tendo como sujeitos: a diretora; a vice-diretora; professores; funcionários; alunos e pais de alunos. Os dados foram coletados mediante análise documental e interpretação das entrevistas com o uso da técnica de grupo focal. Os objetivos da pesquisa destinaram-se à: verificar como os membros da comunidade Escolar se envolveram na elaboração do PPP da Escola Municipal Profª. Norma Vídero; detectar elementos condicionantes favoráveis e ou desfavoráveis à participação dos Membros da Comunidade Escolar; averiguar que concepções sobre o PPP prevalecem no âmbito da Escola e verificar em que medida ocorre à parceria entre Fundação Marimbeta e Escola Norma Vídero. O principal resultado da pesquisa demonstra que, a despeito de algumas dificuldades existiu uma participação efetiva dos segmentos escolares na elaboração do PPP da Escola Municipal Profª. Norma Vídero
- ItemAvaliação e aprendizagem significativa: a experiência do Sistema de Gestão Integrada (SGI) no Ensino Público em Feira de Santana-Ba.(2011-12-15) Peixinho, Adriana da Silva; Fialho, Nádia Hage; Cruz, Antonio Roberto Seixas da; Novaes, Ivan LuizEste estudo foi norteado pela seguinte questão: Identificar se o PROGRAMA DE GESTÃO EDUCACIONAL- PGE /SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA – SGI, através do processo de avaliação da aprendizagem promove melhorias na aprendizagem dos estudantes. E compreender se o processo da gestão pedagógica utilizado pelo SGI/PGE na busca da qualidade nos resultados de aprendizagem. É um estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi à entrevista semi - estruturada, realizada em algumas escolas publicas de Feira de Santana. O trabalho estruturas em dois capítulos. As analises possibilitaram a algumas conclusões: A implantação do SGI/PGE possibilitou a melhoria na aprendizagem dos estudantes; os professores que deram continuidade a gestão da aprendizagem compreendem que a concepção epistemológica traduzem suas idéias sobre educação e direcionará melhor que tipo de ensino, de aprendizagem, de aluno, de planejamento e de avaliação.
- ItemConselho municipal de educação: uma análise de sua participação no sistema municipal de ensino de Santa Luz – Bahia(2007-03-06) Nascimento, Maria Amélia Silva; Novaes, Ivan Luiz; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Almeida Neto, Prudente Pereira de; Fialho, Nadia HageNo Brasil, a partir da década de 90 do século XX, as reformas educacionais foram intensificadas, proporcionando a descentralização do setor educacional, com a finalidade de assegurar a gestão democrática da educação. Nesse cenário os municípios passaram a dispor de prerrogativas legais no sentido da educação local, a partir da criação dos seus sistemas de ensino. Esse fato gerou a demanda por participação da sociedade na gestão do sistema de ensino, via Conselho Municipal de Educação. No município de Santa Luz, a criação do Conselho Municipal de Educação e do Sistema de Ensino são fatos recentes, que podem ter levado o município a enfrentar dificuldades para compreender, e implementar tal processo. Esta pesquisa decorre a partir desse contexto, tendo como objetivo principal analisar como o Conselho Municipal de Educação vem desempenhado as suas atribuições regimentais no que se refere a sua participação no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Santa Luz, no período de 2002 a 2006. Para este fim, elaboramos um referencial teórico, fundamentado na legislação educacional e em autores contemporâneos que tratam das questões relacionadas à participação, tipos de participação e conselhos, em especial o Conselho Municipal de Educação. Quanto à metodologia, adotamos o estudo de caso, pois consideramos que esta metodologia reúne elementos necessários a nossa investigação. Por fim foram enunciados por meio da análise de dados e entrevistas alguns fatores que implicam no processo de participação do Conselho no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Santa Luz, Bahia.
- ItemEducação e Desenvolvimento Territorial: Uma Análise da Atuação do Conselho Municipal de Educação de Teixeira de Freitas BA(2019-06-11) Carvalho, Cecilia Maria Mourão; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Freitas, Katia Siqueira de; Novaes, Ivan Luiz; Nunes, Eduardo José FernandesO presente trabalho teve por objetivo analisar a atuação do Conselho Municipal de Educação de Teixeira de Freitas BA e sua relação com o desenvolvimento do Território de Identidade Extremo Sul da Bahia. Para tanto, buscou discutir as inter-relações dos campos desenvolvimento territorial e educação, no complexo contexto político brasileiro contemporâneo tendo em vista os determinantes estruturais do sistema capitalista em crise. Como desdobramento do objetivo geral, os objetivos específicos foram: Compreender a importância estratégica da educação para o desenvolvimento do Território de Identidade Extremo Sul da Bahia; Identificar a percepção dos Conselheiros Municipais de Educação e da comunidade acerca da atuação do Conselho e da relação entre Educação e o Desenvolvimento do Território e verificar como a Educação é contemplada no Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável e Solidário do Extremo Sul da Bahia. Para alcance desses objetivos, foi elaborado um esquema analítico visando interligar o processo participativo no espaço do Conselho Municipal de Educação à política de desenvolvimento territorial e à educação no Plano Territorial de Desenvolvimento Solidário e Sustentável do Extremo Sul. O percurso metodológico foi baseado no enfoque qualitativo, tendo o estudo de caso como uma metodologia de investigação. Em consonância com os requisitos da pesquisa qualitativa, utilizou de pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da pesquisa de campo para a investigação, partindo do eixo da análise de conteúdo. Na dimensão macro, o enfoque é dado às inter-relações educação e desenvolvimento e ao território enquanto lócus da construção e reconstrução dos grupos sociais. Os conceitos de educação, participação social e desenvolvimento são explorados a partir de vários autores como Freire (1967, 1979, 1992, 1996). Frigotto (2010, 2018), Cury (2000, 2010), Demo (1999, 2002), Dagnino (2004), Tatagiba (2002), Pateman (1992), Gohn (2003, 2007, 2012), Mutim (2007), Mészáros (2007, 2008), Santos (2013), Saviani (2008, 2010), Dowbor (2007), Dalabrida (2007), Sachs (2008, 2009), Souza (2013, 2015, 2017), Bordignon (2004, 2009), dentre outros. Tais conceitos e referências foram utilizados como ponto de partida para o desenvolvimento da investigação por meio de um processo de teorização e diálogo com os referidos autores. Na dimensão micro, foi analisada a atuação do Conselho Municipal de Teixeira de Freitas como espaço de participação democrático que agrega vários segmentos que compõem o território e corroboram ou não para o seu desenvolvimento. A partir da análise da atuação do Conselho Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas e do Plano de Desenvolvimento Solidário e Sustentável do Extremo Sul da Bahia, verifica-se um caminho a percorrer para viabilizar a política de desenvolvimento territorial, através da contribuição da educação, junto a outras políticas sociais, visando a redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida da população. As conclusões sugerem que o Conselho Municipal de Educação, ao cumprir as funções de caráter consultivo, deliberativo, de mobilização e controle social, pode refletir no desenvolvimento do Território uma vez que o desenvolvimento é pensado não apenas a partir da faceta econômica, mas engloba a qualidade de vida das populações, no que diz respeito à dignidade humana, justiça, participação e inclusão social, sustentabilidade, solidariedade, diversidade e igualdade
- ItemA gestão do projeto político pedagógico na formulação da política de gestão educacional do município de Salvador/BA(2019-06-11) Porto, Patricia Rosas; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Freitas, Kátia Siqueira de; Novaes, Ivan Luiz; Nunes, Eduardo José FernandesO objetivo da pesquisa foi de analisar a relação entre a Gestão do Projeto Político Pedagógico e a política de gestão educacional, no contexto do Município de Salvador. Para alcançar o objetivo geral foi necessário identificar os principais instrumentos normativos de institucionalização do projeto político pedagógico na educação escolar, com base nas seguintes indagações: 1)Como a gestão do projeto político pedagógico é tratada nas políticas educacionais na Rede Municipal em Salvador? 2)Quais são as características, dimensões, etapas e processos da gestão do projeto político pedagógico? Como a gestão do projeto é tematizada nas principais discussões relacionadas ao projeto político Pedagógico? Utilizou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, com foco na investigação bibliográfica, documental, reflexões sobre os conceitos-chave e elaboração de inventário das pesquisas realizadas sobre o PPP. Da pesquisa de campo, promoveram-se discussões sobre concepções de gestão para o projeto político pedagógico, e sobre a relação entre as políticas públicas e a contemporaneidade. Ademais, empregou-se a análise do contexto dessas últimas, da Educação Municipal de Salvador e o projeto político pedagógico, com foco nos principais documentos que regulamentam a necessidade de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação e replanejamento do projeto político pedagógico. Verificou-se a necessidade de superação da visão fragmentada e concedida aos mecanismos de gestão democrática, sendo preciso dar um salto de qualidade sobre o seu entendimento, englobar nas políticas de gestão a abrangência dos mecanismos de gestão democrática e melhorar o tratamento conferido ao projeto político pedagógico. É urgente a necessidade de promover o acolhimento da natureza do projeto político pedagógico nas políticas públicas de gestão elaboradas, condição essa que eleva a valorização e o status do projeto político pedagógico, bem como de assegurar o apoio e o suporte para que as escolas sejam gestoras do seu próprio projeto político pedagógico. Torna-se importante garantir a todos os alunos a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários para o desenvolvimento sustentável, por meio da educação, para um estilo de vida sustentável, de direitos humanos, de igualdade de gênero, da promoção de uma cultura de paz, e da não violência, para a cidadania global. Diante de tais aspectos, o trabalho de pesquisa colabora para a ampliação dos conhecimentos sobre a gestão do projeto político pedagógico da escola pública, para superar os problemas, dificuldades, obstáculos e distorções ainda existentes na proposição da política pública para a gestão do projeto político pedagógico como uma estratégia que consolida a gestão democrática nas escolas Municipais de Salvador, que eleva a qualidade da educação soteropolitana e dá a visibilidade necessária para que a escola de ensino fundamental exerça o seu sentido e significado na construção de uma sociedade soteropolitana mais inclusiva e equitativa.
- ItemGestão na EAD: A Contribuição do Curso Piloto de Administração a Distância da UNEB(2011-09-26) Rocha, Ana Karine Loula Torres; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Alonso, Kátia Morosov; Novaes, Ivan LuizEsta dissertação tem por objetivo caracterizar e analisar a gestão adotada na Educação a Distância (EAD) do Curso Piloto de Administração a Distância da UNEB, destacando o aspecto da flexibilidade e da construção coletiva no processo de tomada de decisão como elementos significativos que perpassam a gestão de cursos na EAD e por objetivos específicos analisar os desafios da contemporaneidade e as novas demandas apresentadas pela sociedade, além de historicizar a EAD a partir da década de 1990, identificando aspectos, entraves e perspectivas na gestão da EAD a partir da experiência do Projeto Piloto da UNEB. Definimos enquanto categorias de análise a EAD, gestão, flexibilidade e tomada de decisão. Com esta pesquisa foi possível compreender que a garantia do espaço da “escuta”, reflexão, avaliação, (re)significação, intervenção e mudança por meio da flexibilidade e tomada de decisão coletiva/colegiada é imprescindível em cursos de EAD que buscam desenvolvê-la como uma modalidade que precisa construir uma educação de qualidade; entendemos ainda que é preciso ampliar os estudos, pois estes ainda são um percurso em formação, e estabelecer uma política de educação que respeite a EAD, buscando compreendê-la melhor, numa perspectiva de construção de uma educação sem “distâncias” na universidade pública. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, optando pelo método de estudo de caso para compreender o que propõe o objetivo deste trabalho; quanto ao enfoque, definimos como de caráter descritivo/interpretativo. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário, análise documental, observação direta, entrevistas e o ambiente virtual de aprendizagem – Moodle; para análise dos dados, empregamos a técnica de análise de conteúdo. O estudo de caso tem como campo de pesquisa o Curso de Administração a Distância da UNEB, Projeto Piloto da UAB.
- ItemO legado do professor Edivaldo Boaventura para a educação: proposta de um memorial digital(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-24) Rosário, Bruno Lopes; Novaes, Ivan Luiz; Pimenta, Lidia Boaventura; Santos, Bruna Bomfim Lessa dosO estudo sobre a trajetória biográfica de Edivaldo Boaventura, a partir do seu acervo pessoal, com vistas à sistematização do memorial digital, tem o objetivo geral de organizar e descrever a biobibliografia do seu legado como importante professor, educador e gestor da Educação, apresentando a sua obra com repercussão social no campo da Educação e Cultura da Bahia. Entre os objetivos específicos, estão a categorização temática e descritiva da produção intelectual, análise e seleção de documentos do seu acervo pessoal e desenvolver a proposta de sistematização do Memorial Digital. A metodologia está pautada no levantamento bibliográfico e documental com abordagem qualitativa para obtenção de dados descritivos coletados no contato direto do pesquisador e a documentação encontrada. Busca-se, contudo, evidenciar a sua obra através de um memorial digital como um mediador entre o acervo digital e os usuários das redes sociais. Como resultados da pesquisa, a partir da análise dos dados coletados, apresentamos um levantamento documental e bibliográfico do professor Edivaldo Boaventura com as dissertações e teses, opúsculos, orelha de livros, prefácios, apresentações e posfácios, livros publicados ou organizados, capítulos de livros, artigos científicos completos e resenhas, bem como o esboço do Memorial Digital.
- ItemO processo de registro acadêmico no sistema utilizado pela Universidade do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-27) Teixeira, Maurício Charmite; Novaes, Ivan Luiz; Pimenta, Lídia Boaventura; Rehem, Faní QuitériaEste trabalho investiga o processo de registro de informações acadêmicas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com foco na identificação da ocorrência de inconsistências em alguns registros e nos possíveis reflexos provocados pela ausência de dados acadêmicos confiáveis para a Instituição. A Secretaria Geral de Cursos da UNEB é responsável por sistematizar, gerenciar, monitorar, controlar e avaliar os registros acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, no entanto, a gestão de uma estrutura acadêmica diversa, com vários campi e unidades, apresenta desafios na manutenção de dados consistentes e confiáveis. Registros acadêmicos inconsistentes podem dificultar a tomada de decisões, o acesso a informações precisas sobre a situação acadêmica dos estudantes além de poder prejudicar o cumprimento de requisitos governamentais definidos pela legislação. Alcançar a consistência dos registros acadêmicos é crucial para uma gestão universitária eficaz. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de mecanismos para orientar os usuários responsáveis pela inserção de dados acadêmicos no sistema, a fim de mitigar o surgimento dessas inconsistências. Um dos mecanismos propostos é o desenvolvimento de uma cartilha, que seja capaz de fornecer orientações sobre os procedimentos de registro de dados acadêmicos. O resultado esperado da implementação desse mecanismo é a diminuição do surgimento de inconsistências nos dados acadêmicos.
- ItemParticipação do conselho escolar na gestão da escola: processo da gestão democrática das escolas municipais de Salvador(2009) Figueiredo, Camila de Souza; Novaes, Ivan Luiz; Fialho, Nadia Hage; Freitas, Katia Siqueira deRelato de pesquisa que buscou investigar o processo de democratização da gestão escolar no Sistema Municipal de Educação de Salvador, Bahia, a partir da participação dos Conselhos Escolares na gestão da escola. O objetivo principal da investigação foi identificar e analisar aspectos sobre o funcionamento dos Conselhos Escolares para efetivar a participação no modelo da gestão democrática. Para tanto, realizou-se uma contextualização histórica considerando os elementos políticos, administrativos e sociais recentes que repercutiram no setor educacional brasileiro no que se refere à democratização da gestão escolar, bem como foi apresentado um referencial teórico acerca dos conceitos implicados à pesquisa. Por fim, desenvolveu-se uma pesquisa de campo seguida da análise dos dados com abordagem qualitativa e quantitativa, a partir da qual foram feitas considerações referentes aos resultados da pesquisa.
- ItemParticipação docente na universidade multicampi: as micropolíticas na construção de um processo de avaliação institucional(2020-05-11) Muniz, José Lúcio Santos; Fialho, Nádia Hage; Luna, Christiane Freitas Luna; Santos, Norma Lúcia Videro Vieira; Nunes, Eduardo José Fernandes; Novaes, Ivan LuizO estudo da universidade como organização e a compreensão das dinâmicas de construção de um processo de avaliação institucional, especificamente pela participação dos professores, no período compreendido entre 2001 e 2002, constituiu-se o objeto de investigação desta Tese. Pesquisar sobre as dinâmicas de participação na construção de práticas que se estabelecem no interior da universidade é reconhecer a influência do universo normativo e das orientações legais enquanto processos do aparato burocrático, é perceber o contexto político de constituição de interesses como uma condição importante da realidade organizacional, é analisar as ações estratégicas dos atores, na intenção de tornar possível a compreensão da organização como uma realidade social marcada pela pluralidade de valores e interesses. Do ponto de vista metodológico, a investigação estruturou-se num Estudo de Caso Organizacional, procurando evidenciar a partir da recolha de testemunhos dos atores da comissão de avaliação institucional da UESB, fatores micropolíticos implícitos no cotidiano de construção do projeto de autoavaliação. Utiliza-se igualmente a análise de fontes documentais como meio complementar de pesquisa. Da conclusão, evidencia-se que a participação exercida pelos representantes docentes na construção do processo de autoavaliação da UESB esteve organizada em torno de princípios democráticos e determinada por um quadro de valores com significados políticos. Para além dos obstáculos promovidos pela condicionalidade do modelo estrutural multicampi, a participação docente foi determinada pela conquista de benefícios profissionais e pelo conflito de interesses entre as coalizões da UESB que disputavam a conquista do poder.
- ItemPercepção dos diretores acerca da gestão das escolas municipais de Jacobina-BA(2016-07-12) Leal, Ione Oliveira Jatobá; Novaes, Ivan Luiz; Gomes, Celma Borges; Freitas, Kátia Siqueira de; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Fialho, Nadia HageA gestão das escolas públicas municipais vem passando por mudanças a partir de legis-lações que proporcionaram certa autonomia aos municípios para organizarem seu pró-prio sistema de ensino, bem como pela determinação de que estes implementem a ges-tão democrática em suas unidades escolares, visando à participação dos diversos seg-mentos nas decisões da escola. Entende-se que, de um lado, as normas procuram sinto-nia com as mudanças que vêm ocorrendo mundialmente na maneira de gerir as escolas; por outro lado, a LDB/96 ensejou múltiplas demandas e atribuições para a gestão da escola, particularmente para os diretores, o que vem gerando dificuldades para colocá-las em prática. Diante do cenário evidenciado, sugere-se analisar como diretores perce-bem as atribuições formais e não-formais que lhes são demandadas para desenvolver a gestão das escolas municipais de Jacobina-Bahia. Os objetivos específicos que auxilia-ram nessa investigação foram: (1) Analisar como diretores percebem as atribuições formais e não formais que lhes são demandadas para desenvolver a gestão das escolas municipais de Jacobina-Bahia; (2) realizar um levantamento das bases teóricas sobre gestão no âmbito das organizações em geral, para fundamentar o estudo da gestão a partir do ponto de vista da escola pública, visando fazer uma vinculação com a gestão de escolas municipais de Jacobina-Bahia; (3) entender a estrutura e o funcionamento das escolas municipais de Jacobina e como se configuram as atribuições formais do diretor; (4) traçar o perfil dos diretores, através de levantamento das informações pessoais e profissionais; e, (5) identificar e analisar as principais atribuições de gestão inerentes ao cargo de diretor e qual a percepção dos diretores das escolas municipais de Jacobina-Ba em relação às atribuições do dia a dia da escola. Como metodologia de estudo, adotou-se o estudo de caso, envolvendo o universo de 22 diretores que atuam no ensino funda-mental das escolas municipais de Jacobina-Ba. O instrumento de coleta de dados para a pesquisa empírica foi o questionário. As respostas dos questionários e demais dados levantados, confrontados com a fundamentação teórica apresentada, embasaram as pro-posições direcionadas para o desenvolvimento de uma abordagem da gestão escolar no contexto das atribuições dos diretores. Os resultados possibilitaram elaborar o perfil dos diretores das escolas municipais de Jacobina-Bahia e mapear a percepção destes acerca de suas atribuições nas dimensões administrativa, pedagógica, política e as atribuições não formais, inclusive com considerações sobre os avanços e dificuldades que perpas-sam o cotidiano dos diretores para exercer a gestão das escolas municipais de Jacobina.
- ItemO planejamento estratégico no contexto da IES multicampi: a experiência da Universidade do Estado da Bahia - UNEB(2009-07-31) Nogueira, Elton Alonso; Tarqui, Jorge Luiz Zegarra; Neto, João Francisco de Quadros; Fialho, Nádia Hage; Novaes, Ivan LuizEste trabalho tem o objetivo de avaliar o processo de planejamento estratégico da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, suas práticas e padrões, a partir da perspectiva de uma estrutura multicampi, com foco no trabalho realizado no Campus I, e como estratégia de pesquisa, foi feita uma revisão da literatura sobre planejamento estratégico, aplicada à um estudo de caso, onde buscou-se de modo exploratório avaliar as evidências objetivas identificadas na prática em função dos elementos teóricos examinados. Além de se fundamentar nas experiências da Gestão Estratégica em Universidades, foram examinados os métodos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (PNRGE); dos Critérios de Excelência em Gestão da Qualidade; do Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD); do Balanced Scorecard (BSC); do Processo de Execução Estratégica; da Gestão por Processos e do Método de Análise e Solução de Problemas. Identificou-se que, mesmo com todo o empenho da universidade e progressos auferidos, os dados de pesquisa apontam para uma premente necessidade de aderência às metodologias, tecnologias e práticas avançadas de gestão, de formulação e execução do seu planejamento estratégico por fim, após esta análise, o estudo recomenda melhorias no processo avaliado, assim como contribui na proposição de um modelo de avaliação na execução do planejamento da UNEB com o uso das ferramentas Índice de Qualidade do Planejamento Estratégico (IQPE) e a cadeia de valor de macroprocessos de modo a gerar indicadores de desempenho operacionais e de resultados para o processo de planejamento avaliado, além de propor a forma de implementação na própria Universidade.
- ItemPlano de ações articuladas (par): uma análise sobre a percepção dos gestores escolares no que concerne aos seus efeitos em escolas do ensino fundamental no município de São Sebastião do Passé-BA(2016-04-27) Almeida, Anita dos Reis de; Novaes, Ivan Luiz; Freitas, Katia Siqueira de; Mutim, Avelar Luiz BastosA presente pesquisa tem como objeto de estudo os efeitos do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2011-2014 nas escolas. Apresenta como objetivo geral a análise sobre a percepção dos gestores escolares no que concerne aos efeitos das ações e programas do PAR nas escolas públicas municipais, no município de São Sebastião do Passé-BA. Com essa finalidade foram definidos os seguintes objetivos específicos: descrever o processo de implementação do PAR no município em uma perspectiva analítica; refletir sobre os pontos de articulação entre o planejamento no âmbito da rede municipal de ensino e o planejamento da escola; identificar as diretrizes do Compromisso Todos pela Educação que estão sendo contempladas no cotidiano escolar; identificar a percepção dos gestores escolares acerca dos efeitos das ações e programas do PAR na escola. Como problema central de pesquisa é feita a seguinte questão: qual a percepção dos gestores escolares sobre os efeitos dos programas e ações do PAR nas escolas públicas do ensino fundamental anos iniciais, no município de São Sebastião do Passé-BA? A fim de responder a questão foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso que possibilitou uma análise do contexto e dos processos envolvidos no objeto em estudo. Os sujeitos da pesquisa são gestores das escolas públicas do ensino fundamental anos iniciais, do município de São Sebastião do Passé. No que se referem às técnicas para obtenção de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, análise documental e observação in loco. Os resultados revelam que há um distanciamento entre o que o PAR propõe e o que as unidades escolares conseguem operacionalizar. Os gestores na sua totalidade não vivenciaram o processo de elaboração, execução e monitoramento do PAR, mostrando, assim, pouco conhecimento em relação à política em destaque. Sobre os efeitos do PAR, observamos reflexos na autonomia da escola, aprendizagem do aluno, avaliação da aprendizagem, formação dos professores, mudança no ensino, ampliação dos recursos materiais e melhoria da autoestima e senso de responsabilidade dos alunos.
- ItemO plano de trabalho: ferramenta de orientação das ações dos gestores escolares da rede municipal de ensino de Salvador(2011-12-14) Dantas, Cátia Verônica Nogueira; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Freitas, Katia Siqueira de; Novaes, Ivan LuizA pesquisa investigou o processo de planejamento da gestão escolar na Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador/Ba, a qual exige no período da eleição, a apresentação de um Plano de Trabalho que, supostamente, irá orientar as ações dos diretores escolares. O objetivo principal da pesquisa foi analisar as implicações do Plano de Trabalho, apresentado pelos diretores, no efetivo desenvolvimento das atividades da gestão escolar. A pergunta realizada recai sobre sua utilização no cotidiano do gestor escolar, na perspectiva de compreender se o Plano de Trabalho é utilizado para orientar o gestor na organização do seu trabalho ou se é apenas uma exigência burocrática a ser cumprida pelos candidatos ao cargo de diretor escolar, na eleição. Para iniciar sintetizamos o que se considerou mais relevante dentre os aspectos políticos, administrativos e sociais, os quais definem as políticas educacionais brasileiras no que se refere às mudanças na gestão escolar, e mais especificamente, no que diz respeito ao planejamento na gestão escolar. A pesquisa tem abordagem qualitativa e incluiu um trabalho de campo destinado a coletar e analisar as opiniões de técnicos da secretaria e diretores escolares sobre conceitos e práticas implícitas na investigação. Concluiu-se que os órgãos responsáveis pelo acompanhamento da gestão escolar, raramente, fornecem elementos que destacam a importância do planejamento na organização das ações desenvolvidas pela gestão escolar. Em função disto, ainda é um desafio a implantação da cultura de planejamento capaz de tornar o Plano de Trabalho do Gestor um instrumento norteador das ações da escola, nesta rede.
- ItemO processo de eleições lives e diretas para a escolha de gestores escolares no município de Guanambi: uma análise sobre a participação(2011) Silva, Josias Benevides da; Novaes, Ivan Luiz; Freitas, Kátia Siqueira de; Mutim, Avelar Luiz BastosA Gestão Democrática e Participativa da escola, num sentido amplo, pressupõe o envolvimento direto de toda a comunidade escolar e local, na vida cotidiana da instituição de ensino, no sentido de promover a qualidade necessária ao processo educacional de todos os envolvidos no processo. Para tanto, é necessário que haja espaços e tempos apropriados para a participação efetiva desses sujeitos, a exemplo das eleições livres e diretas para a escolha do gestor da escola, assembleia geral envolvendo toda a comunidade escolar e representação da comunidade local onde a escola está inserida, Colegiado Escolar, Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Mestres e outros eventos, conforme o calendário letivo. Assim, o principal objetivo deste estudo foi fazer uma análise da participação dos componentes da comunidade escolar (alunos, pais, professores e funcionários) no processo de eleições livres e diretas para a escolha de gestores escolares no município de Guanambi. Dessa forma, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e bibliográfica, tomando a análise estatística como princípio, seguida de intervenções qualitativas para a compreensão das categorias pré-estabelecidas a saber: o número de escolas participantes do processo; o número de eleitores pelo número de votantes; a renovação do cargo de diretor nas escolas e o número de chapas representantes em cada pleito eleitoral. Finalmente, observamos que, a partir dessas categorias e à luz da teoria, o grau e nível de participação da comunidade escolar na rede municipal de ensino de Guanambi, ainda se encontram numa etapa muito inicial, requerendo uma série de mudanças, conforme sugerida na proposta ao final desta dissertação, no sentido de aprimorar a democracia, a autonomia e participação na gestão da escola pública do município estudado, embora o processo das eleições, ao longo dos 14 anos, se constitui num passo importante para essa finalidade.
- ItemO projeto pedagógico como estratégia de prevenção das dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso em uma escola da rede municipal de Salvador/Bahia(2009-10-23) Santos, Juliana Laranjeira Pereira dos; Novaes, Ivan Luiz; Pimental, Susana Couto; Hetkowski, Tânia MariaEssa dissertação contemplou como objeto de pesquisa, a prevenção das dificuldades de aprendizagem no projeto pedagógico, que foi investigado em uma escola municipal na cidade do Salvador. Seu objetivo foi identificar, a partir dos dados do projeto pedagógico, das entrevistas e observações estratégias utilizadas para a prevenção das dificuldades de aprendizagem dos alunos na escola pesquisada. Para o desvendamento dessa problemática, foi utilizado como aporte teórico fundamentos e conceitos de teóricos envolvidos no campo da gestão escolar e da aprendizagem humana. Entre os autores consultados os que melhor atenderam aos objetivos desse objeto de pesquisa foram: Lima (2000); Paro (2000); Visca e Visca (1999); Piaget (1983 e 1995) e Fonseca (1995). Para trilhar esse percurso investigativo, consideramos a abordagem metodológica qualitativa do estudo de caso como pertinente para investir nesse fenômeno educacional. No processo de análise dos dados encontramos um grupo de profissionais com formação universitária e com conceito e práticas estabelecidas sobre gestão escolar democrática. No entanto, ficaram evidenciadas as fragilidades como a compreensão dos conceitos e processos de aprendizagem. Dessa maneira, concluímos que não é suficiente conhecer e praticar a gestão escolar democrática, que sem dúvida é um avanço. Todavia, a formação dos professores e a construção de um projeto pedagógico fundamentados em concepções de aprendizagem que possam transpor para a prática no cotidiano escolar é o que possivelmente pode minimizar o insucesso escolar.
- ItemReflexões e perspectivas sobre política e gestão educacional(2017-11) Novaes, Ivan Luiz; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Araujo, Jomária Alessandra Queiroz de CerqueiraEsta coletânea é fruto da parceria entre o NUGEF - Grupo de Pesquisa em Gestão Educacional e Formação de Gestores (vinculado à Universidade do Estado da Bahia) e outros grupos de pesquisa, e objetiva divulgar resultados de pesquisas, estimular a produtividade acadêmica e contribuir para a formação continuada de gestores educacionais. A análise proposta neste livro apresenta alternativas de ação e reflexão, convidando o leitor a compreender o cenário que envolve a gestão e a política educacional e a aprofundar os estudos sobre a dinâmica da gestão no cotidiano das escolas e dos sistemas educativos. Neste sentido, a coletânea está organizada em três partes: GESTÃO ESCOLAR: evolução, formação e participação, POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL: reflexões e práticas e RELATO DE EXPERIÊNCIAS.
- ItemTomada de decisão no exercício da liderança acadêmica: a produção de sentido dos Coordenadores de Colegiado de Curso de Graduação da UNEB(2014-05-15) Carneiro, Breno Pádua Brandão; Fialho, Nadia Hage; Boaventura, Edivaldo Machado; Santos, Norma Lúcia Vídero Vieira; Webb, Carol; Novaes, Ivan Luiz; Mutim, Avelar Luiz BastosEste trabalho tem como objetivo geral analisar como os coordenadores de colegiado de curso de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) utilizam informações no exercício da liderança para tomar decisões. Os seguintes objetivos específicos foram selecionados para oferecer suporte à investigação: i) Explorar os sentidos atribuídos pelos coordenadores de co-legiado de curso de graduação à função que exercem; ii) Identificar as principais atividades inerentes à função de coordenador, a partir da visão dos sujeitos; iii) Identificar principais fontes de informação (ajuda/uso) a que os coordenadores de colegiado de curso de graduação recorrem para exercer sua função. A pesquisa foi motivada pelo desejo de melhor compreen-der o processo de tomada de decisão para a implementação de políticas educacionais. Nesse sentido, a investigação teve como pano de fundo a implementação do Observatório Regional do Estudante Universitário (OREU), por meio do Projeto de pesquisa “Tornar-se Universitário: do lugar, do sentido e do percurso do ensino médio e da educação superior” integrante do Pro-grama Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/Capes). Do ponto de vista metodológico, utilizou-se a metodologia de Sense-Making, com aplicação de entrevistas em um grupo de sete coordenadores. Como resultado, observou-se que os coordenadores entrevistados buscam ajuda principalmente em suas próprias características pessoais e experiência/conhecimento, bem como no suporte de outros atores (professores, alunos e técnicos da Universidade) com pontos de vista, conhecimento e/ou experiência que podem complementar os seus. Foi possível, ain-da, identificar as principais atividades que caracterizam a atuação do coordenador, assim co-mo outros aspectos envolvidos no exercício da função (aspiração, estruturas de poder, obstá-culos, etc.). Como resultado específico, identificaram-se quatro diretrizes que podem auxiliar na assimilação do OREU à prática da gestão acadêmica dos cursos de graduação da Uneb: i) desenvolvimento de processos formativos focados no aprofundamento sobre políticas públi-cas setoriais de ensino superior; ii) desenvolvimento de processos formativos focados na utili-zação de dados como referência para a tomada de decisão voltadas à implementação de políti-cas; iii) adequação do sistema que dá suporte ao OREU às necessidades práticas dos gestores; iv) bem como fomento à colaboração entre coordenadores na perspectiva da cooperação mú-tua.