Navegando por Autor "Nova, Jessica Vitorino da Silva Terra"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAspectos motivacionais na educação física escolar como tema da produção científica: uma análise bibliométrica.(2017-07-15) Santos, Eulalia Barros Rios dos; Nova, Jessica Vitorino da Silva Terra; Matutino, Elmo; Cunha, Rúbia Mara LapaA presente pesquisa procurou analisar de forma quantitativa e qualitativa os indicadores da produção cientifica que versam sobre “Aspectos Motivacionais na Educação Física Escolar” publicada em periódicos nacionais da Educação Física nos anos de 2000 a 2014. Para a realização desta pesquisa surgiu a seguinte problemática: Quais as características das publicações científicas que tratam sobre os “aspectos motivacionais na Educação Física Escolar” e como esta temática vem sendo discutida nos periódicos nacionais da Educação Física? A metodologia adotada foi uma técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico (Bibliométrica). A análise quantitativa, bem como outros fatores, aponta a existência de uma pequena quantidade de artigos publicados sobre o tema no período analisado, neste caso apenas seis (06) artigos se enquadraram na proposta.
- ItemO brincar e o se movimentar na educação (física) Infantil: um estudo de campo.(2017-12-15) Souza, Raissa Heliodorio de Carvalho; Nova, Jessica Vitorino da Silva Terra; Maturino, Elmo; Silva, Crismilla dos SantosA expressão brincar e se-movimentar refere-se às atividades com as quais as crianças realmente se envolvem nos primeiros anos de vida. Através do brincar a criança dialoga com o mundo e consigo mesma, esta é muito mais do que uma simples atividade, ela é fundamental na vida da criança tendo que ser respeitada e permitida, deve ser priorizado nas aulas da Educação Infantil, principalmente quando se relaciona a aula de Educação Física para esse seguimento, pois através do brincar a criança é capaz de desenvolver suas habilidades de forma integral. O objetivo deste estudo é investigar a relação do brincar e do se movimentar entre as práticas de ensino-aprendizagem na educação (física) infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Adonel Morreira Freitas em Jacobina-BA. A metodologia empregada é a qualitativa do tipo descritiva, caracterizada como um estudo de campo, a coleta de dados foi realizada através observações livres com anotações em diário de campo. Também foi aplicado um questionário com algumas professoras da escola. De acordo com os dados coletados nesta pesquisa é possível concluir que o brincar e se-movimentar é importante para vida da criança, e que os professores estão cientes dessa importância no ambiente escolar. Desta maneira as crianças aprendem, expressa seus sentimentos, desenvolve a fantasia e a imaginação, refletindo diretamente no processo de socialização.
- ItemEducação física escolar e o Exame Nacional do Ensino Médio / ENEM: uma revisão sistemática sobre as problemáticas significativas.(2016-06-10) Silva, Leonardo Pereira da; Nova, Jessica Vitorino da Silva Terra; Cruz, Amália Catharina SantosEste artigo tem como objeto de estudo a análise sobre as problemáticas significativas entre a relação da Educação Física e o Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM. Partimos do problema: quais as problemáticas significativas que a produção do conhecimento vem apontando sobre a relação entre a Educação Física escolar e o ENEM? Desta forma elencamos como objetivos específicos: refletir sobre a função social da escola, do ensino médio e da Educação Física, analisar o ENEM enquanto política educativa de avaliação da educação e discutir os problemas candentes que a produção do conhecimento aponta na relação entre Educação Física e ENEM. Realizamos um estudo com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico de cunho sistemático nos periódicos: Lilacs, Movimento, Motrivivência, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Pensar a Prática e Conexões. Nosso recorte temporal foi de 1998 à 2015. Em síntese encontramos os seguintes resultados: 1) há pouquíssimos trabalhos (somente 3) que estabeleceram um estudo sobre a Educação Física e o ENEM; 2) Os artigos iniciaram suas discussões a partir do ano 2013, havendo uma lacuna entre o início do ENEM (1998) e o primeiro artigo encontrado (2013); 3) Há uma lacuna entre os conteúdos da Educação Física e o Ensino Médio, principalmente nos cursos noturnos.
- ItemEducação física na recuperação de usuários de álcool e drogas: uma revisão sistemática.(2017-12-15) Santos, Talita Almeida; Nova, Jessica Vitorino da Silva Terra; Costa, Laura Emmanuela Lima; Ramos, Michael Daian PachecoA presente pesquisa surge com a inquietação de investigar sobre as possíveis contribuições da Educação Física na recuperação de usuários de álcool e drogas. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar, através de uma revisão sistemática, a contribuição da Educação Física no processo de recuperação de usuários de álcool e drogas. De forma específica pretendeu-se: 1) Analisar o grau interesse dos pesquisadores acerca desses temáticos e possíveis avanços e/ou retrocessos neste campo de estudo, 2) Apontar de forma quantitativa os indicadores da produção científica publicada nos últimos seis anos (2010-2016), 3) Refletir sobre a Educação Física como agente influenciador do processo de recuperação de usuários de álcool e drogas. Adotou-se como metodologia desta pesquisa a revisão sistemática, de abordagem qualitativa, com apontamentos quantitativos. Os resultados apresentados pelos índices quantitativos foram de trinta (30) trabalhos, uma pequena quantidade de produções relacionadas à temática no período estudado (2010-2016). Os índices quantitativos relacionados à tipologia obteve um maior número de produções, sendo esses os artigos científicos com dezoito (18) trabalhos, seguindo de dez (10) monografias e duas (02) dissertações. Observou-se através da variável “números de autores por trabalhos” destacou-se a produção realizada de forma individual apresentando assim uma somatória maior do que os realizados em grupos e/ou trios. Contatou-se que a Universidade Estadual Vale do Acaraú, foi à instituição evidenciada com o maior número de autores vinculados, destacando que a mesma pertence à região Nordeste um fator bastante significativo. Porém, de modo geral, percebeu-se que a região Sudeste possui o maior número de autores que publicaram sobre o tema. Sendo assim, apesar da temática ser bastante relevante, muito ainda precisa ser feito. A análise qualitativa, com o intuito de responder a questão principal apontou que a Educação física influência de forma direta e benéfica no processo de recuperação dos usuários de drogas, no entanto, observou-se que apesar das quantidades relativas que apresentaram as palavras chaves, Educação Física, Usuários de álcool e drogas no escopo do texto, fica claro que estes apontaram poucas contribuições acerca da relação da Educação Física e sua intervenção nesse tratamento. Conclui-se que os objetivos foram alcançados, identificamos e reconhecemos o CAPS como um campo de atuação profissional da Educação Física e que se expressa, na perspectiva de humanizar o serviço e o atendimento de pessoas com problemas psíquicos.
- ItemO ensino da dança na educação física escolar: uma análise das escolas públicas estaduais de ensino médio na cidade de Senhor do Bonfim-Ba.(2017-12-15) Jesus, Ravenia Michele dos Santos; Nova, Jessica Vitorino da Silva TerraEsta é uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo caracterizada como estudo de campo, a qual tem como objetivo analisar o trato didático pedagógico da dança nas escolas estaduais de ensino médio. O presente trabalho foi realizado na cidade de Senhor do Bonfim-BA, tendo como sujeitos de pesquisa seis professores que lecionam a disciplina de Educação Física. Estes foram questionados sobre a presença da dança no currículo da escola, bem como, sobre o trabalho com a dança nas aulas, especificamente em relação ao trato-metodológico. Observou-se que a dança aparece nas escolas na maior parte das vezes somente em datas comemorativas, ou em momentos a parte, em forma de oficina, sendo ministrada por professores específicos, apenas para alunos que tem afinidade com a mesma. No entanto, nas aulas de Educação Física aparece muito pouco, apenas como conteúdo teórico.