Navegando por Autor "Nova, Jéssica Vitorino da Silva Terra"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO brincar nas aulas de educação física escolar na educação infantil: uma revisão sistemática.(2019-02) Oliveira, Vera Lucia Pedreira Santos; Santos, Claudemir Araujo; Lacerda, Gleiciane da Silva; Nova, Jéssica Vitorino da Silva TerraA presente pesquisa, buscou por meio de um estudo de revisão sistemática de cunho qualitativo descritiva exploratória, compreender o BRINCAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Partindo do seguinte problema: qual a implicação do brincar nas aulas de Educação Física Escolar para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil? Tendo como objetivo geral analisar a produção acadêmica referente ao brincar nas aulas de Educação Física Escolar na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem da criança e como objetivos específicos: 1) refletir sobre a Educação Infantil, o brincar e a Educação Física Escolar; 2) compreender a perspectiva do brincar na Educação Infantil; 3) analisar a relevância da Educação Física Escolar na Educação Infantil. Houveram restrição nos critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos artigos. Para os critérios de inclusão foram utilizados base de dados da Scielo e do Lilacs, somente artigos de idiomas nacionais, pesquisas publicadas nos últimos cinco (05) anos, pesquisas envolvendo crianças, textos completos e disponíveis gratuitamente e para os critérios de exclusão foram utilizados a aplicação de filtros base de dados, monografias, teses, texto de qualquer idioma que não fosse nacional, ano de publicação e duplicidade de artigos. A busca foi realizada no mês de setembro de 2018. O resultado da análise do conteúdo dos quatros (04) artigos evidenciam que o brincar tem ampla relevância na Educação Física Escolar por ser promotora do desenvolvimento e da aprendizagem da criança na Educação Infantil, no entanto, constatou-se que ainda existe fragmentação no ensino pedagógico na Educação Infantil.
- ItemCondições de trabalho docente na educação infantil: um estudo sobre a rede pública municipal da cidade de Jacobina-Bahia(2017) Santos, Jéssica Pinho dos; Ramos, Michael Daian Pacheco; Nova, Jéssica Vitorino da Silva Terra; Silva, Osni Oliveira Noberto daEsta pesquisa tem como objeto de estudo, as condições de trabalho docente na cidade de Jacobina-Bahia e apresenta como problema: em quais condições os professores da educação infantil realizam o seu trabalho nas escolas de educação básica da cidade de Jacobina-Bahia? Temos como objetivo geral analisar as condições de trabalho dos docentes da educação básica na cidade de Jacobina-Bahia, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas para Jacobina e região. E apontamos como objetivos específicos: a) compreender as condições de trabalho dos professores de Educação Básica, relacionando com estudos desenvolvidos no Brasil; b) produzir um diagnóstico sobre o perfil dos docentes da educação infantil da cidade de Jacobina-Bahia e; c) analisar em que medida as políticas educacionais vêm afetando a condição de trabalho do docente, bem como, de que maneira os docentes vêm respondendo ao conjunto de proposições das políticas educacionais atualmente. Como metodologia optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo). Realizamos então o estudo de campo, utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise estatística e a análise crítica. Os sujeitos colaboradores desta pesquisa foram os docentes da educação infantil, do ensino público municipal da zona urbana, do município de Jacobina-Bahia. Entre os principais resultados encontrados: a) verificamos que todos os docentes pesquisados são do sexo feminino; possuem idade entre 30 a 40 anos; b) a maioria se auto declararam pardos e negros, são casados e possuem filhos; c) a maioria dos docentes recebem entre 2 a 3 salários mínimos; d) a maioria dos entrevistados consideram-se insatisfeitos com a remuneração salarial; e) referente a escolaridade a maior parte dos docentes possui graduação completa; f) quanto a formação continuada todos os professores apontaram participar da jornada pedagógica; g) quanto às percepções sobre as políticas públicas observamos que a maior parte dos docentes não participaram da construção do Plano Municipal de Educação de Jacobina; h) no que se refere as condições estruturais da escola percebemos que a maior parte dos docentes consideram regular; i) a maioria dos docentes ao serem questionados sobre a possibilidade de poder recomeçar sua vida profissional sinalizaram que se pudessem escolher trabalhariam com a educação novamente; j) a maioria dos docentes não praticam exercícios físicos e tem alimentação regular; l) uma grande parte dos docentes se sentem preparados e muito preparados no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem; m) a maioria dos docentes são filiados ao sindicato e uma grande parte dos docentes não tem vínculo com partidos políticos.
- ItemCondições de trabalho dos docentes de educação física nas academias de ginástica da cidade de Jacobina - Bahia.(2017) Silva, Valéria Ferreira da; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nova, Jéssica Vitorino da Silva TerraO presente estudo tem como objeto as condições de trabalho dos docentes de Educação Física no âmbito das academias de ginástica da cidade de Jacobina-Bahia. Nosso problema de pesquisa foi: em quais condições os docentes de Educação Física vêm desenvolvendo o seu trabalho nas academias de ginástica da cidade de Jacobina-Bahia? Apontamos como objetivo geral: analisar as condições de trabalho docentes de Educação Física que atuam nas academias de ginástica da cidade de Jacobina-Bahia. E como objetivos específicos: 1) Compreender as transformações no mundo do trabalho e os impactos no campo da academia de ginástica; 2) Identificar o perfil socioeconômico e demográfico dos professores de Educação Física das academias de ginástica de Jacobina em seus múltiplos aspectos e; 3) Refletir sobre o campo de atuação dos docentes de Educação Física no contexto contemporâneo. Em relação a metodologia, quanto a sua natureza esta pesquisa classificou-se do tipo de uma abordagem qualitativa, quanto ao procedimento tratou-se de um estudo de campo, e em relação aos objetivos compreendemos enquanto uma pesquisa de cunho exploratório. A pesquisa foi realizada em treze (13) academias da cidade de Jacobina, onde coletamos dados de trinta e quatro (34) docentes de Educação Física que atuam na área da musculação e outras modalidades de práticas corporais como dança, circuito funcional, boxe, personal Trainner, ballet e ginástica. Nossa coleta se desenvolveu entre março à maio de 2016. Optamos como técnica para análise dos dados a análise de conteúdo. Os resultados encontrados foram: 1) a pesquisa demonstrou que a rotina de trabalho dos docentes das academias de ginástica da cidade de Jacobina Bahia pode influenciar na sua qualidade de vida e satisfação com o ambiente de trabalho; 2) o salário caracterizado por hora/ aula, a instabilidade no emprego e a falta de participação em decisões importantes, as mudanças e inovações, a quantidade de trabalho desenvolvido, o estilo de supervisão foram apontados como importantes elementos na insatisfação profissional; 3) os profissionais de academias de ginástica procuram manter uma qualidade de vida o melhor possível dentro de suas limitações com a rotina de trabalho. Portanto, precisa-se alterar as relações trabalhistas de modo a atender a legislação vigente.
- ItemDesafios encontrados no mercado de trabalho por recém-formados do curso de Educação Física do Campus IV Jacobina-BA.(2018-06-15) Silva, Erenilda Freitas da; Nova, Jéssica Vitorino da Silva Terra; Silva, Crimilla dos Santos; Maturino, ElmoO presente estudo propõe uma análise no que toca a inserção de profissionais recém-formados em Educação Física no mercado de trabalho, levando em consideração as oportunidades de admissão e suas possíveis dificuldades. A finalidade deste estudo é mostrar, através de dados coletados, a realidade enfrentada por quem conclui os estudos na universidade e encara as divergências no mercado de trabalho. Também, procura discutir, analisar e entender os diversos motivos de tantos desafios e enigmas encontrados no momento de introduzir-se ao mercado de trabalho. Diante desse cenário, observa-se um verdadeiro descaso com o profissional recém-formado perante as dificuldades no momento de inserir-se no mercado de trabalho. Nesse sentido, a presente pesquisa elencou como objetivo geral investigar os desafios encontrados pelos profissionais recém-formados de Educação Física do curso de Educação Física da UNEB/Campus IV, Jacobina-BA no mercado de trabalho. Como objetivos específicos: investigar em quais campos de trabalho esses formandos estão atuando; levantar informações a respeito da inserção e aceitação destes profissionais nos campos de atuação; elencar as principais dificuldades enfrentadas pelos recém-formados quanto a inserção e atuação no mercado e atuação; verificar a percepção dos profissionais recémformados e se os conhecimentos adquiridos em sua formação foram relevantes e/ou suficientes para a sua atuação no mercado de trabalho. Essa pesquisa classifica-se como de natureza básica, sendo considerada como descritiva, já que registra e descreve os fatos observados sem interferir neles. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário. A pesquisa nos revela que a cidade de Jacobina-Ba não oferta grandes oportunidades de emprego na área de educação física. Deixa a desejar tanto no campo formal quanto no não formal. Os resultados obtidos permitiram reflexões importantes sobre a trajetória acadêmica, a satisfação com a escolha profissional e a transição pós-saída da universidade para inserir-se no mercado trabalho.
- Item"Esportes de aventura" e "esportes radicais" nas Revistas Brasileiras de Educação Física no período de 1985 a 2015: uma análise bibliométrica(2017) Silva, Crismilla dos Santos; Nova, Jéssica Vitorino da Silva Terra; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Ramos, Michael Daian PachecoA presente pesquisa procurou analisar de forma quantitativa e qualitativa os indicadores da produção cientifica publicada em periódicos nacionais da Educação Física sobre as temáticas ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ nas últimas décadas. Para a realização desta pesquisa foi elencada a seguinte problemática: Quais são as principais características das publicações cientificas que tratam sobre a temática ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ e como estes temas vem sendo discutidos nos periódicos nacionais da Educação Física no período de 1986 a 2015? A metodologia adotada foi técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento cientifico (Bibliometria). Os dados analisados quantitativas descritiva da pesquisa foram possíveis chegar a algumas reflexões e uma das reflexões aponta que existe pequena quantidade de artigos publicados entre 1986 a 2015 sendo que no total foram treze (13) artigos e as analises qualitativos aponta que poucos artigos estão vinculados a proposta pedagógica e mais ligados aos aspectos psicológicos relacionados à prática dos esportes. Percebemos que as características das publicações foram diferentes tanto a abordagem quanto a metodologia adotada, onde um dos principais fatores pode ser a falta de interesse pedagógico na inserção destes esportes na escola.
- ItemO trabalho educativo com o eixo movimento nas escolas públicas de educação infantil do município de Caém-BA.(2016-11-11) Lacerda, Gleiciane da Silva; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nova, Jéssica Vitorino da Silva TerraEste trabalho tem como objeto de estudo o trabalho educativo com Eixo Movimento na Educação Infantil nas escolas públicas do município de Caém-BA. Partimos do seguinte problema: de que maneira o Eixo Movimento vem sendo materializado nas escolas públicas (zona urbana e rural) de Educação Infantil do município de Caém-BA? O objetivo geral do trabalho foi compreender de que forma o eixo movimento vem sendo sistematizado e materializado na Educação Infantil e teve como objetivos específicos: a) investigar o trabalho educativo com o Eixo Movimento nas escolas de Educação Infantil; b) analisar quais docentes vem tratando do Eixo Movimento nas escolas do município de Caém-BA e c) refletir sobre a Educação Infantil, o Eixo Movimento e a Educação Física na educação básica. A pesquisa foi pautada sobre os pressupostos do materialismo histórico-dialético, de natureza qualitativa, explicativa e de campo, foi utilizado como instrumento para coleta de dados a entrevista e análise de dados a análise de conteúdo, realizada com oito professores das escolas públicas de educação Infantil do município de Caém-BA. Tivemos como aporte teórico os documentos legais que orientam a Educação Infantil e diversos teóricos que abordam o tema: Áriès (1981) Lacerda (2014), Marsiglia (2010), Pasqualini (2010), dentre outros. Como resultado da pesquisa podemos inferir que a maneira como o Eixo Movimento vem sendo sistematizado e materializado nas escolas de Educação Infantil do município de Caém-BA, apontamos que em relação ao que o RCNEI apresenta uma limitação na compreensão dos seus objetivos por parte dos professores. Ponderamos que o profissional mais indicado a atuar com esse Eixo apresentado pelo RCNEI é o professor de Educação Física, tendo em vista sua formação acadêmica apropriada para atuar com estes conteúdos. Percebemos que os docentes conhecem os documentos legais da Educação Infantil, mas de forma ainda muito superficial. E para finalizar observamos que os docentes não tem conhecimento suficiente para trabalhar com os conteúdos que o RCNEI apresenta: “Expressividade”, “Equilíbrio e Coordenação”, pois em suas respostas percebemos as limitações no desenvolvimento de atividades que garantam o saber sistematizado. Neste sentido, consideramos que o estudo apresenta importantes reflexões acerca do trabalho educativo com o Eixo Movimento na Educação Infantil.