Navegando por Autor "Nonato, Emanuel do Rosário Santos"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlgoritmos e programação em Laboratório Remoto: contribuições da Educação para uma metodologia de ensino em aprendizagem colaborativa(2023-03-24) Santos, Gidevaldo Novais dos; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Silva, Alzira Ferreira da; Nunes, Claudio Pinto; Albuquerquer, Jader Cristiano Magalhães; Sales, Mary Valda Souza SalesO papel que o algoritmo ocupa nas atividades humanas hoje, por fazer parte dos dispositivos digitais que todos carregam consigo em um cotidiano que tem como protagonistas o humano e a tecnologia digital é muito relevante – uma caracterização da cultura digital. Embora seja abundante em forma e função, a criação de um algoritmo não é elementar quanto pode parecer, pelo menos não é para alguns estudantes da área de Computação. Dadas as dificuldades que os estudantes apresentam em aprender os fundamentos deste conhecimento, o estudo aqui apresentado se propôs a responder a seguinte questão: como ensinar algoritmos e programação na perspectiva da aprendizagem colaborativa a partir das contribuições da educação, utilizando um Laboratório Remoto em um ambiente virtual de aprendizagem? O objetivo geral definido para atender a esta demanda foi desenvolver uma metodologia de ensino de algoritmos e programação, numa perspectiva de aprendizagem colaborativa com as contribuições da educação, utilizando um laboratório remoto em ambiente virtual de aprendizagem. Como objetivos específicos 1) Identificar as demandas de aprendizagem que conformam os processos de ensino de algoritmos e programação; 2) Caracterizar os processos de ensino de algoritmos e programação numa perspectiva de aprendizagem colaborativa com interface digital; 3) Avaliar características para compor uma metodologia de ensino de algoritmos e programação, a partir das contribuições da educação e fundamentação teórica que compõe a pesquisa. A investigação foi realizada com o aporte metodológico trazido pela pesquisa-aplicação em educação, também chamada de Design Based Research, que é uma metodologia fundamentada em design, e que constitui em si mesma um método. Dividida em fases, fortemente orientada ao contexto e pela teoria, a fundamentação teórica desenvolvida é parte da metodologia, de modo que, o desenvolvimento das categorias teóricas está incluído nos resultados alcançados da pesquisa. As bases teóricas foram fundamentadas em conceitos de Vigotski (2007) para aprendizagem, colaboração e interação social; Lefebvre (1995), Freire (2018), Habermas (2014) e Bakhtin (1997) para a epistemologia crítico-dialética da pesquisa e a dialogia; em Vieira Pinto (2005) e Simondon (2020) para a tecnologia; em Nonato (2020) para a cultura digital e em Cormen et al. (2002) e Robins (2019) para algoritmos e o ensino de algoritmos e programação. A metodologia criada foi apresentada a treze docentes e treze discentes do Bacharelado em Ciência da Computação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, para avaliação de um protótipo, que evoluiu em seis iterações. A produção e a coleta de dados foram realizadas utilizando estas avaliações, por meio de um formulário eletrônico e grupo focal, online, o que permitiu chegar às seguintes conclusões: docente e discentes possuem concordâncias quanto à validade do conteúdo e à validade do construto, uma vez que há na avaliação dos dois grupos uma concordância quando às características apresentadas. Com a caracterização avaliada, o resultado teórico encontrado indica que a colaboração, o diálogo, os andaimes e a práxis, como parte de uma prática dialética da docência, são elementos essenciais para esta metodologia.
- ItemComunidade científica e tecnologias digitais: estudo de caso sobre formação stricto sensu de professores(as) da rede pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-29) Lima, Marilu Dias de; Hetkowski, Tânia Maria; Leão, José Antônio Carneiro; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Alves, Ana Kátia dos SantosA pesquisa teve como premissa, os fundamentos do processo formativo do professor da Educação Básica da Rede Pública a partir da concepção epistêmica sobre processos tecnológicos adotada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O foco da investigação partiu do pressuposto de que a tríade Programas, Linhas e Grupos de Pesquisa dessa instituição se constituía como uma possibilidade de firmar uma Comunidade Científica, com potencial de ser uma rede formativa de professores(as) da Educação Básica, voltada para os processos tecnológicos. Com a temática Comunidade Científica e Tecnologias Digitais, foi possível elaborar um estudo de caso sobre formação stricto sensu de professores(as) da Rede Pública. A questão central abordada foi: como a Comunidade Científica — PPGEduC e GESTEC, Linhas e Grupos de Pesquisa — influenciou a formação de professores, em nível stricto sensu, da Educação Básica da Rede Pública, integrada aos processos tecnológicos? Com o intuito de responder, o objetivo geral foi analisar como essa Comunidade Científica influenciou na formação de professores, em nível stricto sensu, da Educação Básica da Rede Pública, integrada aos processos tecnológicos. Os objetivos específicos foram: identificar a base epistêmica da Comunidade Científica da UNEB que trata da categoria dos processos tecnológicos na formação de professores(as) em nível stricto sensu; descrever a apropriação do conceito de processos tecnológicos pelos professores(as) da Educação Básica da Rede Pública egressos da formação stricto sensu, explorada pela Comunidade Científica da UNEB; bem como apresentar a repercussão do conceito de processos tecnológicos na formação dos professores(as) da Educação Básica. As categorias teóricas elencadas foram as Comunidades Científicas, a Formação de Professores da Educação Básica da Rede Pública em nível stricto sensu e os Processos Tecnológicos a partir de visão filosófica e antropológica. Para fundamentação desta dissertação, os pressupostos teóricos foram baseados, entre outros, na Filosofia – Bianchetti (2014; 2017; 2022); Castells e Cardoso (2005); Deleuze e Guattari (1995); na Formação Continuada – Nóvoa (2020); Freire (1980; 2019); Cunha (2015); nos Processos Tecnológicos – Hetkowski (2004; 2010); Hetkowski e Lima Júnior (2006); Lima Júnior (2004); nas Comunidades Científicas – Trigueiro (2001); Le Coadic (2004); e Kuhn (2018). A abordagem metodológica foi baseada no Estudo de Casos Múltiplos, tecido por Yin (2015), e o lócus da pesquisa foi a UNEB. Os sujeitos da pesquisa, parceiros em colaboração, foram os mestres e doutores egressos dos Programas e que atuam na docência da Educação Básica da Redes Públicas da Bahia. Os procedimentos (a)bordados envolveram a análise das ementas das disciplinas obrigatórias dos Programas PPGEduC e GESTEC da UNEB. A análise ocorreu através de um mapeamento analítico, com um software de análise de dados textuais, através do estudo de similitude, o IRaMuTeQ, e foi redigida em função das respostas dos sujeitos da pesquisa, requisitados via questionário online. Também foi utilizado o aplicativo de diagramação Lucidchart para gerar um mapa mental, com encadeamento dos pontos-chave das dissertações e teses dos egressos. As (in)conclusões obtidas na pesquisa foram apresentadas através de um Relatório de Estudo de Casos Múltiplos, composto pelas sínteses cruzadas das análises dos bor(dados) para identificar relações comuns entre eles.
- ItemConstrução de jogos educacionais (rpg) para a aprendizagem de convivência entre sujeitos com religião e patrimônio simbólico diversos: dialogando com os caminhos espirituais(2018-10-26) Santos Filho, IIvandson Macedo dos; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Langdon, Esther Jean; Nonato, Emanuel do Rosário SantosEste estudo visa apontar uma pedagogia (Socioconstrutivista), que leve à convivência entre sujeitos de religião e patrimônio simbólico diversos, pois, apesar do Brasil ser um país multirracial, entendo que ainda vivemos com valores e princípios ligados aos padrões eurocêntricos, de tal modo que, tornou-se quase impossível não nos depararmos com situações que envolvem preconceitos e intolerância relacionados à diversidade religiosa, que abrange construção social, respeito à alteridade e o reconhecimento da diversidade humana. Tais aspectos compõem um universo simbólico capaz de ser identificado, também, como fator de inclusão. Usaremos o jogo (RPG – Role Playing Game), buscando aplicar os estudos da diversidade religiosa da Bahia, como elemento de desenvolvimento social, cognitivo e afetivo entre sujeitos, para promover interação e ressignificação dos diferentes aspectos. Como metodologia, usaremos Design Based Research (DBR), que tem como base o desenvolvimento cíclico de rotinas e resultados de experimentos inseridos no jogo, na busca de contínuo aperfeiçoamento. Empregaremos como base epistemológica: Castell (1999), Matta (2008), Rodrigues (2004), Huizinga (2007), com o objetivo de fundamentar questões sobre sociedade em rede, tecnologias da informação e comunicação (TIC), jogos digitais e RPG para o ensino; Vygotsky (2010), Freire (2002), Oliveira (2001), Risério (2004), Munanga (2016), na busca de uma proposta pedagógica socioconstrutivista, aproximando as características de trabalho cognitivo envolvendo o uso dos jogos de simulação.
- ItemEAD na formação inicial de professores: contribuição da UNEB na visão dos egressos de 2015 a 2019(2021-07-30) Oliveira, Alexandro de Castro; Sales, Mary Valda Souza; Souza, Lanara Guimarães de; Nonato, Emanuel do Rosário SantosA pesquisa apresentada nasce a partir de uma experiência vivenciada com a Educação a Distância (EaD) no curso de Administração e com as investigações do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), acerca do Estado da Arte da EaD na Bahia, despertou mais interesse na modalidade, o que fortaleceu o interesse pela formação de professores nesse contexto. A investigação desenvolvida parte do seguinte problema: Como os egressos da EaD da UNEB do período 2015-2019 percebem a contribuição da UNEB para sua formação? Para responder tal questionamento de pesquisa o objetivo geral desse trabalho foi: compreender a importância da EaD da UNEB na formação dos professores a partir da visão dos egressos do período de 2015 a 2019. Diante disso, os obejtivos específicos foram: a) Identificar o perfil de atuação profissional dos egressos dos cursos de licenciaturas em EaD da UNEB no período de 2015-2019; b) Identificar o alcance da formação de professores a distância da UNEB por território de identidade do Estado e por curso de licenciatura no período de 2015-2019; c) Mapear a importância da UNEB na formação inicial de professores por território de identidade do Estado da Bahia a partir da visão dos egressos de 2015-2019. A pesquisa é de abordagem mista, e tem como método o estudo de caso exploratório, cujo campo de investigação foi a Unidade de Educação a Distância – UNEAD, da Universidade do Estado da Bahia. O lócus foi constituído pelos cursos de licenciatura ofertados pela UNEB na modalidade a distância que tiveram egressos entre os anos de 20152019. Os sujeitos da pesquisa foram os egressos dos cursos de licenciatura da UNEB entre os anos de 2015-2019. Para acesso, produção dos dados e informações foram utilizados os dispositivos da documental e do questionário online. O resultado da pesquisa de campo apontou que a UNEB, através da oferta dos cursos de licenciatura a distância, atende a 19 territórios de identidade do Estado, não estando presente em apenas 8 territórios. O que demonstra que a UNEB teve participação importante para o atendimento da meta 15 do PEE/BA, mas ainda existe a necessidade de atingir os demais territórios de identidade com ofertas de cursos na modalidade da EaD, podendo se constituir como uma política pública eficiente na formação inicial de professores no Estado.
- ItemEducação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB(2021-02-24) Silva, Cezar Roberto Sarly da; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Kenski, Vani Moreira; Ramos, Rosemary Lacerda; Sales, Kathia Marise BorgesEsta pesquisa versa sobre as o uso das metodologias ativase das tecnologias digitais nas disciplinas semipresenciais nos cursos de graduação presencial da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Têm-se o seguinte problema da pesquisa: Como as metodologias ativas e as tecnologias digitais podem se articular em um desenho pedagógico para os componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)? Para isso, objetiva-se desenvolver um desenho pedagógico que auxilie o processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB, fazendo uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais, e para isso, têm-se como objetivos específicos: diagnosticar as estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas, acerca das metodologias ativas e tecnologias digitais utilizadas pelos docentes dos Cursos de Graduação UNEB; identificar as ferramentas pedagógicas e tecnológicas disponíveis e utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para aplicação das metodologias ativas nos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB; propor um desenho pedagógico para a oferta dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Metododologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória, e para seu delineamento foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental, com Pesquisa-Aplicação, e pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se livros, artigos científicos, documentos e observação direta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Pretendeu-se com esse estudo não apenas apontar tendências, mas sugerir um desenho pedagógico, a partir das diretrizes institucionais da UNEB. Por fim, almejou-se que a proposta aqui desenvolvida tenderá a gerar bons resultados para o processo de aprendizagem do aluno, uniformizando os processos metodológicos de oferta das disciplinas semipresenciais da UNEB, podendo ser ampliado para os demais Cursos de Graduação da UNEB, enriquecendo as aulas, despertando a criatividade, bem como novos saberes e fazeres pedagógicos.
- ItemEducação a distância: percursos e perspectivas(2017-10) Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Sales, Mary Valda Souza.; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães deEste livro é uma produção que recolhe a experiência didático-acadêmica de EaD das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) dos últimos vinte anos. Dois pontos de virada são singulares para pensar a EaD no Ensino Superior no Brasil e estarão fortemente representados nessa produção científica: o advento da LDB vigente (Lei Federal nº 9394/96) que consagrou a possibilidade legal de oferta de cursos a distância no âmbito da Educação Formal e a criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo Governo Federal que representou o estabelecimento de uma linha de financiamento contínuo para oferta de graduação e pós-graduação pelas universidades públicas brasileiras. Constitui-se também em um instrumento de comunicação do estado atual das discussões científicas sobre a EaD, na medida em que se propõe a abordar as perspectivas que a circundam, as suas teorias e os seus caminhos da EAD em todos os âmbitos, tais como no campo da gestão, da didática, do suporte, dentre outros. Tal ambição permitirá a constituição de uma produção plural capaz de refletir tanto sobre a educação-online na web 2.0 quanto sobre a necessidade e conveniência do material impresso nos cursos de EaD.
- ItemFormação Continuada de Professores a Distância: Contribuições do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais na Prática Docente(2019-03-19) Cruz, Diêgo Aric Cerqueira Souza e; Sales, Mary Valda Souza; Kenski, Vani Moreira; Santo, Eniel do Espírito; Nonato, Emanuel do Rosário SantosEsta investigação foi despertada pelo desejo de investigar as ações e atividades de Formação Continuada possibilitadas pela EaD na Bahia. Nesse sentido, apresentamos o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE) como lócus da pesquisa, visto que o mesmo foi ofertado na modalidade à distância e abrangeu professores cursistas em todo o estado com uma formação continuada em tecnologias educacionais. Partindo desse contexto, o problema de pesquisa foi: de que maneira a Formação Continuada, ofertada na modalidade a distância no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE), contribuiu na prática pedagógica dos docentes da rede pública de ensino no Estado da Bahia? e a partir dele, delineamos três objetivos: 1. Mapear o conhecimento básico dos professores em relação às Tecnologias Educacionais (TE); 2. Identificar de que forma o curso possibilitou a inserção das TE na prática docente; 3. De maneira descritiva, demonstrar as contribuições do CATE na prática docente na Educação Básica. Para tanto, realizamos um estudo de caso descritivo e contrastivo, de modo a desvelar o fenômeno estudado e atender aos aspectos relativos ao rigor metodológico necessário para o acesso, coleta e tratamento dos dados e informações do campo. Desse modo, dialogamos com uma gama de autores que sustentaram a construção teórica e conceitual que fundamentaram a pesquisa que foram: Kosik (1976), Peters (1983), Marques (1992), Castells (1999), Gatti (2003), Kenski (2003; 2012; 2013), Moore (2007), Vásquez (2007), Macedo (2010), Burke e Orstein (2010), Sales (2013), Ibernón (2010; 2011), André (2016), Tardif (2011) e Libâneo (2013). Destarte, buscou-se compreender em que medida a Formação Continuada ofertada a distância está se consolidando na Bahia, suas ações, apontamentos e propostas já realizadas, a fim de encaminhar proposições para ampliação das ofertas, discutindo o papel da EaD na Formação Continuada de professores e as necessidades didático-pedagógicas provenientes da Educação na Contemporaneidade. Somado a isso, perceber o papel da EaD como contributo para o desenvolvimento da fluência digital e para a inserção das TE no cotidiano escolar pelos professores. Nessa direção, os resultados demonstraram que os docentes adquiriram conhecimentos em relação as Tecnologias Educacionais e afirmam que o curso proporcionou contribuições para repensar as suas práticas pedagógicas e, que a EaD pode contribuir efetivamente para a melhoria da educação ofertada nas salas de aula e para a formação continuada de professores.
- ItemFormação continuada de professores e educação a distância: contribuições da extensão universitária da Universidade do Estado da Bahia para educação básica da Rede Estadual da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2022-05-31) Santos , Vanessa Figueredo de Oliveira; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Mill, Daniel Ribeiro Silva; Marcon, Karina; Sales, Mary Valda SouzaO objetivo da presente pesquisa consiste em investigar as contribuições das ações extensionistas, a distância, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para a formação continuada de professores da Rede Estadual Básica de Educação. Pretende se responder quais contribuições pedagógicas as ações de extensão a distância da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) oferecem para a formação continuada de professores da Rede Estadual Básica de Educação? Para tanto, os objetivos específicos foram: a) mapear o perfil das ações de extensão a distância da UNEB; b) identificar o alcance das ações extensionistas a distância; c) identificar as ações de extensão a distância voltadas para a formação continuada de professores; d) investigar se os cursos de extensão a distância para a formação continuada de professores contribuíram para o processo de formação pedagógica. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa iniciada pelo levantamento bibliográfico e documental, revisão sistemática e aplicação de um questionário online tipo survey a fim de fazer a coleta de dados e conhecer o perfil dos docentes que participaram de algum curso de extensão a distância, e a influência desses cursos na prática pedagógica desses sujeitos. A fundamentação teórica elucidou considerações acerca da extensão universitária, educação a distância e formação continuada a distância de professores, as reflexões traçadas sustentaram a construção e a fundamentação desta pesquisa. A análise dos dados do questionário e da revisão sistemática permitiram identificar que os professores da Rede Estadual de Educação Básica do Estado da Bahia consideram os cursos de extensão a distância da Universidade do Estado da Bahia, destinados à formação continuada de professores, essenciais para ressignificar suas práticas docentes. Os relatos apontam os cursos de extensão a distância como imprescindíveis para que os docentes reflitam, reorganizarem e reelaborarem suas práticas. Espera se que esta pesquisa possa contribuir de forma significativa com as pesquisas na área de educação a distância, extensão universitária e na formação continuada a distância de professores.
- ItemFormação em segurança pública e as tic: um estudo de caso sobre o curso de formação de soldados da pmba(2016-05-05) Batista, Maria da Soledade Cardoso Landim; Sales, Mary Valda Souza; Silva, João Apolinário da; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Hetkowski, Tânia MariaA pesquisa trata da investigação sobre as possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação em Segurança Pública, com base no seguinte problema: de que forma o uso das TIC nos processos comunicativos potencializa o desenvolvimento de uma rede cooperativa no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia (PMBA)? Sua principal finalidade é compreender como a utilização das TIC pode contribuir para o desenvolvimento de uma rede cooperativa no Curso de Formação de Soldados da PMBA (CFSd PM), tendo como objetivos específicos: contextualizar o processo de desconcentração da formação profissional dos Soldados da PMBA, ocorrido nos últimos 10 anos, destacando sua trajetória, marcos legais e estrutura, no sentido de compreender o processo de formação atual; identificar como as TIC são utilizadas, atualmente, no acompanhamento e desenvolvimento do Curso de Formação de Soldados, realizadas pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMBA; e, por fim, analisar a viabilidade do uso potencial das TIC como estratégia para o desenvolvimento de uma rede cooperativa na formação de Soldados da PMBA. A intenção é de submeter à análise científica as inquietações experimentadas pela pesquisadora sobre o CFSd PM, realizado pelos Núcleos de Formação, integrantes do Sistema de Ensino da PMBA (SEPM), que, embora legalmente estruturado, não se reconhece como rede. A pesquisa é orientada pelo fundamento epistemológico da Fenomenologia, tem o estudo de caso como método, para o qual foram utilizados o questionário misto online, a pesquisa documental e a descrição de contexto como instrumentos de coleta de dados e informações para alcance dos objetivos propostos. O campo empírico desta investigação foi constituído pelos vinte e três Núcleos de Ensino que recepcionaram a primeira edição do CFSd PM, ocorrida no ano de 2014. Os dados obtidos permitiram indicar o uso instrumental das TIC para efeito de controle, por meio de uma comunicação unidirecional entre os órgãos envolvidos na formação dos Soldados PM. Em contrapartida, foi observada a viabilidade de utilização do potencial comunicativo das TIC para favorecer a integração, diálogo e cooperação desse sistema. A pesquisa apontou como resultado a possibilidade de constituição de uma rede cooperativa, com a inserção do uso potencial das TIC nos processos comunicativos no CFSd PM, resguardando funções e responsabilidades, bem como a hierarquia e disciplina, princípios fundantes da PMBA.
- ItemModelo diagnóstico da formação digital nos cursos públicos de ciências contábeis brasileiros(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-29) Farias, Abmael da Cruz; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Sales, Mary Valda Souza; Slomski, Vilma Geni; Silva Neto, Arlindino Nogueira; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães deA formação inicial em Ciências Contábeis (CC), na contemporaneidade, implica saberes digitais que assegurem seu equilíbrio sistêmico. Isto requer formação digital, que geralmente resulta da relação entre saberes dos aprendentes, sua prática e condições digitais objetivas. Nesse sentido, buscou-se avaliar a formação digital nos Cursos de Ciências Contábeis, partindo de índices construídos com base em suas condições promotoras. Por isso, objetivou-se identificá-las e construir índices de: condições digitais objetivas (ICDO); saberes digitais (ISD); prática digital (IPD) a partir da percepção de professores e alunos. Contextualmente, em uma sociedade organizada em redes, justifica-se esta pesquisa pelo fato de parte das tarefas do contador ter sofrido digitalização, ficando mais difícil pensar numa maneira diversa de trabalhar informações e inteligências patrimoniais, sem se tornar um cidadão digital, numa cultura cujo domínio tecnológico é tão importante quanto sua forma de pensar, agir, ser ou estar. Por isso, alunos aparentam sentir falta de uma formação digital, certo despreparo ou inépcia em algumas técnicas, ao mesmo tempo em que observam diferenças tecnológicas entre atividades desenvolvidas no âmbito laboral e acadêmico, ampliando suas queixas. Epistemologicamente se localiza na área da Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, especificamente no âmbito da formação inicial em CC. Metodologicamente ancorada no paradigma realista e construtivista, com dados e análises qualitativas e quantitativas, pela lógica indutiva, com natureza teórico empírica, e objetivos explicativos. Procedimentalmente foram realizados múltiplos estudos de casos, com apoio em Survey, pesquisa documental e levantamento bibliográfico. Houve coleta de documentos de domínio público e opiniões mediante Check List Digital, Questionário misto eletrônico. Para triangulação analítica houve o emprego deEstatística Simples e Nine Box. O universo amostral incluiu 193 cursos de CC em 94 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), no período de 2022/23; 78 Projetos Pedagógicos, 1.162 professores e 41.752 alunos, em amostra sistemática, por adesão e disponibilidade. Destacam-se três categorias de análise: Saber digital, Prática Digital e Condições Digitais Objetivas. A formação digital nos cursos de CC, ofertados pelas IPES brasileiras em 2023, foi avaliada segundo o julgamento de alunos, professores e pesquisador, expressos nos índices nacionais: ISD = 3,55 médio; IPD = 3,26; ICDO = 2,61, equivalente ao índice de formação digital (IFD) de 30,21. Num intervalo de confiança de 95% que vai de 0,004 a 0,7; erro padrão varia de 0,002 a 0,36 referindo-se à precisão das médias. O IFD indica atendimento parcial das expectativas (calibradas no mundo do trabalho) de alunos e professores, quanto à prática e saberes digitais, mas insuficiente para condições digitais objetivas. Portanto, há espaço para ampliação em quantidade e qualidade de atividades digitais para alcançar nível de excelência, orientados conforme quadro de interpretação. Esta pesquisa alcançou seus objetivos e respondeu aos problemas levantados, corroborando sua tese.
- ItemModelo didático socioconstrutivista aplicado ao ensino de história em role Playing Game digital entre os estudantes do antigo quilombo cabula(2021-10-20) Souza, Antônio Lázaro Pereira de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Sharma, Ramesh Chander; Coelho, Domingos Savio; Ribeiro, Josete Bispo; Nonato, Emanuel do Rosário SantosEste trabalho analisa como ocorre o processo de aprendizagem de história no ensino a distância em jogos de RPG digital educacional, uma vez que, os estudos desenvolvidos, até o presente momento, evidenciam a ocorrência de aprendizagem, mas não apresentaram um design didático que explique o modo esta como ocorre. Neste tocante, esta pesquisa propõe desenvolver e a validar de um modelo de design didático socioconstrutivista que nos permita compreender como este tipo de jogo realiza a mediação da aprendizagem e construção cognitiva do conhecimento histórico. Compondo a contextualização da pesquisa, é analisada os processos históricos que envolve o ensino de história no Brasil. O socioconstrutivismo de Lev Vygotsky e a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin sustenta a base epistemológica necessária para criar o design didático socioconstrutivista que servira de guia para preparação de aulas de história mediada em RPG. As habilidades sociais do sujeito enquanto ser social é ampliada e promovida pela teoria do modo de penar histórico de Robert Martineau. A abordagem metodológica pesquisa aplicação, serão desenvolvidos na direção de abrir espaço para investigações aplicadas e voltadas para o desenvolvimento de soluções práticas de pesquisa. Desta forma, os resultados obtidos no estudo a partir da simulação de situações históricas que exigem iniciativa e engajamento, mostraram o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre a História.
- ItemMUDICON: um museu virtual para difusão social do conhecimento dos mestres dos saberes populares(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Pereira, Ana Carla Nunes; Sales, Kathia Marise Borges; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Santos Filho , Juvino Alves dos; Leão, José Antonio CarneiroO presente estudo é a criação e implementação do MUDICON (Museu Virtual para Difusão Social do Conhecimento). O objetivo do estudo apresentado foi de avaliar através dos acessos e compartilhamentos online feitos no espaço virtual, como o blog do Museu Virtual (MUDICON) pode contribuir para difundir o conhecimento dos Mestres dos Saberes, identificando possibilidades de design e ferramentas de apresentação de conteúdos e interação, auxiliando na manutenção da cultura, preservação dos saberes em nossa sociedade. Como embasamento teórico básico, referenciou-se Burnham e Sales, assim como a avaliação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no processo de construção e Difusão do Conhecimento. Descreve-se a relação da cultura com a Difusão Social do Conhecimento como forma de preservação dos saberes. Compõe também esta abordagem, elaborações teóricas sobre a Educação Patrimonial e seu impacto na manutenção dos saberes populares. Apresenta a temática dos Mestres dos Saberes, situando o leitor na compreensão do que é um Mestre do Saber e a sua relevância para a manutenção da cultura popular. Foi traçado um panorama histórico-social do município de Salinas da Margarida, em especial do povoado de Conceição de Salinas, localidade de origem e permanência das duas Mestras dos Saberes: Mãe Silvia e Dona Zéo, veículos condutores para alimentar o Museu Virtual. Apresenta-se ainda todo o processo de construção do MUDICON, sua criação, desenvolvimento e concepção do projeto gráfico, as entrevistas com as Mestras dos Saberes. O estudo teve como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, para se chegar aos levantamentos dos dados desejados, utilizando-se da observação participante. As visitas as Mestras do Saber se estruturaram em um período de 6 meses. Foram realizadas 5 entrevistas, ouvindo, registrando e documentando a vida e obra das entrevistadas. Para o levantamento dos dados para posterior análise da potencialidade do Mudicon, utilizou-se como instrumento de coleta enquetes, questionários, mural e acessos. A análise dos dados mais sistematizada ocorreu entre os dias 15/11 a 15/12 de 2016. Neste período, foram feitas divulgações nas redes sociais principalmente nos grupos do facebook e whatsapp. Durante o período da análise da plataforma interna do administrador do blog, foi possível perceber que os acessos são mais constantes dos dispositivos móveis. Esses acessos demonstraram a potencialidade do espaço. Durante os 30 dias de investigação mais sistematizada, o espaço foi se consolidando gradativamente. Com a divulgação no whatsapp e nos grupos do facebook, o MUDICON passou a ter visitas constantes. Por fim, conclui-se que a tecnologia é uma grande potencializadora da Difusão Social do Conhecimento, o qual pode ser estudado, idealizado e comprovado a partir das discussões teóricas expostas em cada capítulo e de todo processo descrito de um produto funcional, o MUDICON, de rápido acesso e que traz além de inovação a possibilidade de manter o legado destes mestres utilizando-se do aparato tecnológico.
- ItemMuseu virtual da bata do feijão: da roça para a escola(2017-08-04) Souza, Erisvaldo Santos; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Silva, Edson Armando; Gomes, Henriete Ferreira; Nonato, Emanuel do Rosário SantosA escola, enquanto instrumento de integração/socialização da comunidade, vê-se na obrigação de reestruturar-se frente à mundialização da linguagem digital, gerando a necessidade de adequação para aderir a essa nova forma de sentir/participar do seu entorno, e não ficar na iminência de ter a sua importância minimizada no processo de ensino e aprendizagem historicamente construído apenas sob a égide do livro (físico). Assim, este estudo desenvolveu uma solução pedagógica em forma de Museu Virtual, apresentando a Bata do Feijão, cerimônia realizada festivamente para o debulhe dos grãos desse cereal. Tal museu apresenta um acervo digital que oportuniza uma viagem virtual pelas origens, ritos e formas de transmissão do traço cultural, Bata do Feijão, através dos tempos. Como abordagem metodológica, adotamos a DBR (Design Based-Research), a história oral, e as novas formas de historiografia contemporânea. A solução produzida assenta-se na conjuntura tecnológica atual, que coloca os meios digitais como repositórios mundiais de eventos. Tal estudo foi fundamentado em especial por Gramsci, Bakhtin, Vygotsky, Matta, Schaff, Muchacho, Moutinho, Castells, Souza e outros autores que discutem o tema. Nosso estudo teve como lócus duas escolas localizadas em comunidades do município de Feira de Santana, Bahia, sendo a primeira a Escola Municipal Manoel Cundes Ferreira do povoado do Ovo da Ema, que faz parte do distrito de Maria Quitéria, e a segunda, a Escola Municipal Joanita Mota do distrito de Tiquaruçú. Os resultados obtidos a partir dos dados coletados na página do nosso museu virtual na web foram analisados e interpretados e nos possibilitaram perceber o quanto era desconhecida a cerimônia da Bata do Feijão, traço cultural representativo dessas comunidades. Desvelaram também a multiplicidade étnica do gentílico feirense, demostrando assim a desenvoltura mercantil desse povo. Os resultados da primeira aplicação não nos possibilitaram, no entanto uma análise efetiva da relação escola-comunidade em virtude de problemas técnicos que estão sendo sanados para aplicações posteriores.
- ItemO potencial das redes sociais digitais para a construção e difusão do conhecimento: o facebook no projeto pm e escolas na corrente do bem(2018-04-10) Marx, Ana Paula Mendes; Sales, Mary Valda Souza; Santana, Camila Lima Santana e; Ferreira, Simone de Lucena; Nonato, Emanuel do Rosário SantosNo cenário contemporâneo marcado pela atuação humana em plataformas de comunicação em rede, como é o caso do Facebook, emerge a possibilidade de realizar práticas formativas neste contexto digital. Assim, o presente estudo, que é de natureza qualitativa, tem como temática redes sociais digitais e educação. Seu lócus principal é a página do Projeto “PM e Escolas na Corrente do Bem”, no Facebook e o secundário é composto por três escolas públicas participantes do referido projeto, localizadas no município de Mata de São João. O objetivo geral da pesquisa é analisar o potencial da plataforma de comunicação em rede Facebook para a construção e difusão do conhecimento, a partir das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto “PM e Escolas na Corrente do Bem”. Os objetivos específicos são: identificar o potencial educativo do Facebook para a construção e difusão do conhecimento em ações de formação para a cidadania e prevenção a violência, a partir da execução do referido projeto; verificar de que maneira os adolescentes se apropriam dos conteúdos formativos disponibilizados no Facebook em processos de construção e difusão do conhecimento na rede e, identificar as possibilidades e os desafios para a utilização do Facebook em um contexto de formação para à cidadania e prevenção a violência. A pesquisa teve como problema: em que medida o potencial da plataforma de comunicação em rede Facebook contribui para a construção e difusão do conhecimento? A pesquisa teve uma orientação da abordagem qualitativa, a partir da qual se constituiu como método a pesquisa participante, sendo que para alcançar os objetivos da pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 alunos do projeto, 03 gestoras das escolas participantes e 02 policiais militares, assim como observações participantes tanto da página do projeto quanto das ações desenvolvidas presencialmente, a partir das quais se encontrou a resposta para o problema de pesquisa. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise textual discursiva e posteriormente permitiram a construção de metatextos entrelaçando os referenciais teóricos utilizados na pesquisa e os dados empíricos, permeados pela interpretação da pesquisadora. Quanto aos resultados, verificou-se que o Facebook pode contribuir para a construção e difusão do conhecimento na medida em que promova a interação entre os participantes da prática educativa e a autonomia destes, estimulem a reflexão e a participação em atividades colaborativas, bem como impulsionem os educandos a produzirem o conhecimento e compartilharem com a sua rede social digital, levando em consideração as possibilidades e as limitações desse contexto.
- ItemRedes de difusão do conhecimento da universidade: cartografando processos comunicacionais dos grupos de pesquisa da UNEB(2023-03-06) Aragão, Cláudia Regina Dantas; Sales, Mary Valda Souza; Farias, Isabel Maria Sabino de; Kastrup, Virgínia; Sales, Kathia Marise Borges; Nonato, Emanuel do Rosário SantosO conhecimento é um bem essencial para qualquer sociedade. A universidade e seus grupos de pesquisa, como centros de produção e difusão desse bem, desempenham um papel fundamental nesse cenário. Esta pesquisa é fruto de reflexões e inquietações a partir das áreas de formação da autora - Comunicação e Educação - e da vivência como pesquisadora e docente da Universidade do Estado da Bahia. Tem como questão central: - Que redes são estabelecidas pelos grupos de pesquisa certificados da UNEB, a partir dos seus processos comunicacionais, tendo em vista a difusão do conhecimento em e da universidade? O principal objetivo é identificar as redes de difusão do conhecimento inerentes aos processos comunicacionais produzidos pelos grupos de pesquisa da UNEB. A pesquisa orientou-se pelos princípios da multirreferencialidade e do rizoma, em abordagem qualitativa e tendo como método a cartografia. A inspiração buscada na cartografia está voltada para os campos das Ciências Sociais e Humanas e, mais que o mapeamento do território, no seu sentido físico, pretende-se acompanhar processos comunicacionais e conexões, no intuito de perceber se os grupos de pesquisa certificados da UNEB estabelecem redes. Mapeou-se, inicialmente, o território objeto de estudo, a partir de pesquisa documental, mediante rastreio nos documentos e no portal da Universidade; a seguir, procedeu-se à consulta a relatórios da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Como estratégia de aproximação do campo, adotaram-se como instrumentos de coleta de dados um questionário e uma entrevista semiestruturada (ambos on-line), aplicados aos líderes dos grupos. A escolha dos procedimentos analíticos decorreu da imersão na experiência da pesquisa, a partir da qual buscou-se inspiração em alguns procedimentos, tal como a análise de conteúdo e a análise fenomenológica. Os achados desta pesquisa, que se configuram de maneira provisória diante dos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos que a nortearam, é que as redes dos grupos de pesquisa certificados da UNEB são estabelecidas, em sua maioria, por meio de articulações com grupos externos à universidade, a partir da percepção e dos usos que os grupos têm dos processos comunicacionais relacionados às tecnologias de comunicação e informação. Para que os grupos se articulem formando redes internas e privilegiando a multicampia na Universidade, faz-se necessário instituir políticas de comunicação e pesquisa que, articuladas, gerem ações capazes de potencializar a difusão do conhecimento da universidade.
- ItemRobótica educacional na educação de jovens e adultos: uma proposta pedagógica potencializadora da emancipação humana(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-15) Cavalcante, Társio Ribeiro; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Silva, Alzira Ferreira da; Rezende, André Luiz Andrade; Faria, Edite Maria da Silva de; Sales, Mary Valda SouzaA emancipação humana configura-se como característica relevante aos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos ao possibilitar caminhos para a transformação do sujeito em um ser crítico, capaz de refletir sobre a realidade que o cerca e de tomar para si o protagonismo da sua história exercendo uma ação consciente sobre o mundo. A partir desse entendimento, assume-se que a robótica educacional, na condição de recurso pedagógico surgente no contexto da cultura digital, apresenta-se como uma possibilidade a potencializar o processo de emancipação humana desses sujeitos, uma vez que a idealização de robôs imbricados ao seu contexto, bem como a sua construção e codificação a realizar as tarefas delineadas pelos sujeitos em respeito à sua identidade cultural e aos saberes adquiridos ao longo da vida, viabilizam o exercício das práticas colaborativa, dialógica, investigativa, problematizadora e transformadora (princípios emancipatórios aqui investigados). Neste contexto, através de uma pesquisa qualitativa conduzida pela abordagem metodológica da Pesquisa-Aplicação, este trabalho investigou a seguinte inquietação materializada em questão de pesquisa: como potencializar o processo de emancipação humana dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos a partir da utilização da robótica educacional em intervenções pedagógicas nesta modalidade de ensino? De maneira a explorar esse problema de pesquisa, foi idealizado como objetivo geral potencializar o processo de emancipação humana dos sujeitos da EJA a partir de uma proposta pedagógica mediada pela robótica educacional orientada por fundamentos socioconstrutivistas e imbricada em princípios emancipatórios, cujos objetivos específicos citados a seguir possibilitaram os caminhos para alcança-lo: a) identificar princípios emancipatórios a partir da perspectiva adotada por Paulo Freire; b) construir colaborativamente, com os sujeitos da pesquisa, o design pedagógico socioconstrutivista norteador da proposta pedagógica e, por fim, c) promover intervenções pedagógicas, com utilização da robótica educacional, que possibilitem potencializar o processo de emancipação humana dos sujeitos da EJA. Como consequência dos segundo e terceiro objetivos específicos, foi realizada com os sujeitos da EJA do Instituto Federal Baiano - Campus Catu a construção colaborativa de um design pedagógico socioconstrutivista e, a partir deste, foram realizados, também com os sujeitos da EJA desta mesma instituição, ciclos iterativos de aplicação e aperfeiçoamento de ações intervencionistas materializadas na forma de cursos de extensão. Os ciclos realizados possibilitaram exercitar os princípios emancipatórios a partir do design pedagógico socioconstrutivista elaborado, viabilizando a construção de robôs idealizados de acordo com os anseios e necessidades dos sujeitos da pesquisa em respeito aos seus saberes e experiências vividas para além dos muros da escola, o que permitiu inferir ser possível potencializar o processo de emancipação humana dos sujeitos da EJA a partir de uma proposta pedagógica mediada pela robótica educacional quando orientada por um design pedagógico socioconstrutivista imbricado em princípios emancipatórios.
- ItemTecnologias móveis e processos educativos: pesquisa narrativa na escola hospitalar e domiciliar(2019-12-19) Jesus, Cristiane Silva de; Sales, Mary Valda Souza; Neves, Isa Beatriz da Cruz; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Nonato, Emanuel do Rosário SantosA presente dissertação teve como objetivo geral compreender o papel das tecnologias móveis nos processos educativos dos estudantes da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce (EMHDID) a partir de suas narrativas, considerando as particularidades contextuais e clínicas inerentes a essa modalidade de atendimento educacional, nessa direção o problema que norteou a pesquisa foi: Como os estudantes da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce compreendem o papel das tecnologias móveis nos seus processos educativos? Diante de tal contexto de investigação, os objetivos específicos foram: identificar as tecnologias móveis (os dispositivos) inseridas nos processos educativos da EMHDID; descrever o papel das tecnologias digitais móveis no processo educativo no contexto (lócus) da pesquisa; verificar as possíveis contribuições das tecnologias móveis nos processos educativos dos/as estudantes da EMHDID a partir das suas narrativas. A investigação buscou: sintetizar a concepção e os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam o atendimento escolar hospitalar realizado na cidade de Salvador/BA dialogando com Fonseca (2003), Shilke e Arosa (2011), Ceccim (1999), Fontes (2005), Matos (2001); intencionou conceituar os processos educativos, à luz da Epistemologia Genética de Jean Piaget, da Teoria da Relação com o Saber proposta por Bernard Charlot, da abordagem histórico-cultural de Vygotsky; compreender os processos educativos mediados pelas tecnologias móveis e sua inserção no cotidiano da escola hospitalar nos estudos de Lévy (2000), Santaella (2010, 2014), Kenski (2013), Sales (2018) entre outros. A metodologia constituiu-se a partir da abordagem qualitativa e os fundamentos teóricometodológicos da pesquisa narrativa subsidiaram a investigação. Os instrumentos eleitos para o acesso ao campo e a produção das informações foram: a entrevista narrativa, a pesquisa documental, o diário de campo, o diário fotográfico e a observação participante. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 estudantes de uma classe hospitalar da referida escola. A análise das narrativas dos estudantes em torno dos sentidos e significados dos processos educativos mediados pelas tecnologias móveis estão sustentadas nos estudos de Clandinin (2015), Passeggi (2013, 2016), Delory-Momberger (2016), Souza (2006) e Rios (2011). A partir das análises das narrativas e da compreensão do espaço tridimensional da pesquisa, foi possível depreender: a importância da existência das classes hospitalares para a inclusão sociodigital dos/as estudantes; a condição de mobilidade, de portabilidade e a praticidade que a inserção dos dispositivos digitais proporciona na dinamização dos processos educativos implementados no ambiente hospitalar; o fomento à atitude investigativa dos sujeitos envolvidos (estudantes e professora); o potencial das tecnologias para a ressignificação dos processos educativos na escola hospitalar.