Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nogueira, Marihen de Souza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    “Tu não é homem, não?”: o que a juventude pensa sobre masculinidades e gênero
    (UNEB, 2024-10-14) Nogueira, Marihen de Souza; Pinho, Maria José Souza; Botton , Fernando Bagiotto; Ferreira, Maria Jucilene Lima
    O presente estudo de mestrado intitulado “Tu não é homem, não? o que a juventude” pensa sobre masculinidades e gênero” investigou como os estudantes compreendem suas masculinidades, na estreita relação com gênero e sexualidade, analisando suas falas, posturas e comportamentos no ambiente da escola. A questão geral da pesquisa é o que os estudantes pensam sobre gênero e masculinidade e o objetivo geral é analisar essas percepções em articulação com os conceitos teórico. Compreende-se que as masculinidades compõem um aspecto estrutural dentro das sociedades patriarcais que moldam as identidades pessoais e as relações sociais. Esta pesquisa de caráter qualitativo, adotou como procedimento metodológico a realização de rodas de conversa com estudantes do Ensino Médio da escola pública estadual da cidade de Jacobina-Bahia. Foram estruturadas três rodas de conversa com estudantes do sexo masculino e foram analisados os relatos e respostas divididos em categorias de temáticas de análise. Diante dos relatos e das falas, verificou-se a presença de posicionamentos opostos aos discursos patriarcais, embora ainda existam ideias imersas em um modelo conservador de masculinidade. É a partir dessa percepção, que se conclui que o que os estudantes pensam sobre gênero e masculinidade constitui parte daquilo que apreendem no ambiente escolar, nas relações entre si, no seio familiar e nos espaços de socialização que participam. Foi possível compreender que o processo de desconstrução da masculinidade hegemônica implica uma posição educacional com um projeto contínuo que possibilite aos sujeitos vivenciar diversos modelos de ser homem, repensando as práticas e posicionamentos principalmente diante do contexto de violências que atinge as mulheres determinado pelas relações desiguais de gênero. Esta pesquisa tem como desdobramento a elaboração de um Curso de extensão, no qual serão aprofundados aspectos percebidos nesta pesquisa com a intenção de contribuir para as discussões de masculinidades na educação básica.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais