Navegando por Autor "Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva"
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- ItemCartilha EJA na visão das mulheres(0023-12-14) Silva , Liciane Montalvão; Nogueira, Maria Lúcia Porto SilvaA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram, por algum motivo, acesso ao ensino regular na idade apropriada. A EJA tem como objetivo tentar corrigir algumas questões sociais como exclusão, exploração, validação, entre outras consequências. Partindo dessa premissa, entende-se que os estudantes da EJA, percebidos na dimensão de sujeitos, são constituídos por e nas relações sociais, na vida em sociedade, pela intermediação da cultura, dos valores e crenças que dotam essas relações de significados e sentidos. Inserem-se em um contexto histórico, político e econômico e nele ensaiam suas trajetórias de vida. Segundo Oliveira, (1999), refletir sobre jovens, adultos e idosos que estudam na EJA nessa perspectiva significa considerá-los para além da dimensão cognitiva a partir da qual são pensados no processo histórico de escolarização. Também, implica em desconstruir uma percepção homogênea sobre quem são os estudantes, ultrapassando-se as categorias abstratas de jovens e adultos para as quais se convencionam características e lugares sociais. Sendo assim, os estudantes passam a ser compreendidos não pelo que lhes falta quando comparados às representações construídas em torno das categorias abstratas mencionadas anteriormente, mas a partir das situações vivenciadas ao longo da vida que produzem subjetividades, saberes e modos diversos de existência. A trajetória da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada parte integrante da história da Educação no Brasil, sendo uma das áreas aonde se empreende esforço para a democratização do acesso ao conhecimento, mas marcada historicamente por iniciativas para a erradicação do analfabetismo e capacitação para o mercado de trabalho. Sendo assim, este trabalho tem como propósito fazer um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de Políticas de Escuta, Políticas de Saúde, movimentos, integridade, autoestima, na busca de contribuir com a visibilidade das mulheres como pessoas de direito, ativas e atuantes, e buscando ainda, disseminar as culturas de respeito e de paz, autonomia de gênero, da não violência e da não submissão feminina. Partindo da concretização da CARTILHA como um manual de informações e instruções para o ensino nas relações de gênero na EJA, com a realização da pesquisa e da entrevista de forma presencial, tais momentos foram registrados por escrita, por fotos e áudios; colaborando para a efetivação dos estudos, práticas de justiça e valorização das mulheres da Escola Municipal Emília Mila de Castro e toda a sociedade.
- ItemCartilha práticas educativas, saberes e fazeres culturas de mulheres quilombolas(2024-03-21) Barros, Ana Lídia Pereira de; Nogueira, Maria Lúcia Porto SilvaPrezados (as) Leitores (as): Esta Cartilha é um produto educacional, fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida no PPGELS-Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Linguagem e Sociedade, intitulda " Os frutos das Aroeiras: Saberes e Fazeres Culturais de Mulheres Quilombolas", a presente cartilha apresenta a cultura, as tradições, os saberes e fazeres de mulheres remanescentes de quilombo da comunidade de Aroeira. Que Esta Cartilha possa auxiliá-los/as, a descontruir e reconstruir novos saberes e conhecimentos. Tenham uma ótima leitura!
- ItemE nas rodas, a conversa: pistas de diálogos sobre relações de gênero(2021-12-13) Rodrigues, Alidéia Oliveira; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva
- ItemJoão Gumes e o ensino de história: material suporte para a aplicação do jornal A Penna nas escolas da cidade de Caetité, Bahia(2020-11-30) Pinto, Diego Raian Aguiar; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva