Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nogueira, Maria Lúcia Porto SIlva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Explorando gênero, aspectos físicos e culturais na Comunidade Antas – Pindaí, BA diante da implantação e atividades da mineradora de ferro- Guia de Aula de campo
    (2024-03-25) Jesus, Judith ; Nogueira, Maria Lúcia Porto SIlva
    Caro(a) Educador(a), neste guia de visita de campo apresento estas propostas de guia de visitação por reconhecer a sua relevância para os/as estudantes envolvidos/as e o auxílio aos/às professores/as em suas práticas docentes. A temática trata do reconhecimento de aspectos físicos e culturais do local onde vivem os/as estudantes, além de se trabalhar outros temas nem sempre lembrados no contexto da educação formal, como as questões de gênero, respeito, regaste da cultura local e problemáticas socioambientais. As atividades propostas neste guia têm sua base no processo de construção do produto da dissertação de mestrado intitulada " MULHERES, CAATINGA E NATUREZA: CONFLITOS E DESAFIOS EM ÁREA DE EXPLORAÇÃO MINERADORA DE FERRO- COMUNIDADE ANTAS- PINDAÍ BAHIA". Este estudo foi desenvolvido como parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS – na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus VI, localizado em Caetité, BA. Ao explorar este guia, os/as educadores/as encontrarão sequências práticas, sugestões para observações diretas, estratégias para a integração de conteúdos, estímulo à participação direta dos alunos e orientações para a aplicação prática de conceitos. Dessa maneira, durante a implementação das atividades propostas neste guia, o/a professor(a) terá a oportunidade de proporcionar aos alunos e alunas experiências enriquecedoras e contextualizadas, alinhadas ao embasamento teórico necessário em sala de aula. Este guia é um convite para uma jornada envolvente e reflexiva, explorando narrativas muitas vezes negligenciadas e silenciadas de mulheres negras que enfrentam os impactos da exploração mineradora. Nesta visita, mergulharemos nas histórias e experiências de mulheres negras impactadas pela exploração mineradora, examinando de perto os desafios que enfrentam em um contexto de relações étnico-raciais complexas. Além disso, destacaremos o papel fundamental do feminismo na compreensão e transformação dessas realidades.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais