Navegando por Autor "Nogueira , Maria Lúcia Porto Silva"
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- ItemMulheres na EJA: questões para refletir(2023-12-11) Neves , Janes Aparecida Xavier da Silva; Nogueira , Maria Lúcia Porto SilvaEsse material foi elaborado com muito carinho para você! A autora desse livro pedagógico está à frente da sala de aula, é uma educadora que conhece as dificuldades e especificidades do público da EJA e como forma de contribuir com a prática pedagógica, esse material foi pensado, gestado e elaborado durante o período de pesquisa no Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, Caetité-Ba. Durante toda a elaboração desse livro, todas as reflexões nele contidas foram cuidadosamente pensadas para o trabalho com as turmas dos Estágios 4 e 5 da EJA. As narrativas que são os pontos de partidas das atividades são histórias, experiências e memórias de mulheres que estão matriculadas na Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino de Guanambi. Inicialmente é proposto um momento de sensibilização a partir da história de Marina Colassanti, a Moça Tecelã para abrirmos as discussão sobre os papéis atribuídos ao gênero. A nossa sociedade é fortemente marcada por uma cultura sexista, machista e misógina, as mulheres continuam sofrendo com esses atravessamentos e isso tem refletido de forma muito significativa no avanço das mudanças e comportamentos em relação ao gênero. Esse material foi pensando com uma maneira de contribuir com a discussão sobre os papéis desempenhados pelas mulheres em nossa sociedade e a busca pela valorização feminina, em especial as mulheres da EJA que, em sua maioria têm como marcadores e barreiras as questões de gênero, raça e classe muito marcantes. As atividades aqui propostas pretendem contribuir com o debate sobre gênero, raça, classe, papéis sociais e saúde das mulheres que, infelizmente continuam muito distantes das condições de igualdade estabelecidas por lei. Esperamos que essas sequências didáticas teçam fios, costurem ideias e contribuam para a ampliação do debate acerca das mulheres e ajudem a romper com os papeis subalternos e de invisibilidade que muitas ainda ocupam. Recomenda-se a análise das propostas e possíveis adaptações para a realidade da turma onde serão desenvolvidas, para que elas possam contribuir de maneira efetiva para a formação acerca das questões sobre a valorização das mulheres. Dessa forma esse produto educacional é destinado aos professores da EJA do município de Guanambi-Ba e região, bem como professores e professoras de todo o país.