Navegando por Autor "Neves, Rubem Castro"
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- ItemDifusão de conhecimento e mobilização social para adoção da política pública do programa de educação ambiental e mobilização social em saneamento da Bahia(2015-04-07) Neves, Rubem Castro; Rocha, José Cláudio; Ribeiro, Núbia Moura; Freitas, Kátia Siqueira de; Rocha, Júlio César de Sá da; Silva, Francisca de Paula Santos daEsta pesquisa foi realizada entre os anos de 2013 e 2014 com base em intervenções feitas durante o ano de 2010. Está relacionada com a difusão de conhecimento e mobilização social para adoção da política pública do Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento no Estado da Bahia (PEAMSS Bahia). Foi estudado, a partir das intervenções feitas por este programa, como a difusão de conhecimentos e a mobilização social podem influenciar a adoção da política pública de educação ambiental no âmbito do PEAMSS Bahia. Para isso foram identificados os elementos envolvidos na assimilação e difusão de conhecimento, na mobilização social e na mudança de atitudes da população envolvida. A pesquisa descreve como a população, através da difusão de conhecimento e da mobilização social, reagiu frente à adoção dessa política, com vistas a propor medidas que possam contribuir com novas intervenções. A tese está embasada principalmente nas teorias de difusão de inovação, de mobilização social e da educação ambiental crítica. A pesquisa se constituiu em um Estudo de Caso. Os instrumentos de coleta foram variados, envolvendo grupo focal, aplicação de questionário com a escala Likert, observação direta e análise de documentos. A análise principal dos dados foi a partir da construção da explanação com triangulação dos dados. Os resultados dessa investigação associados às teorias pertinentes indicaram que a difusão e o uso do conhecimento ocorreram de uma forma bastante pessoal e em um círculo muito fechado em que as mudanças de atitudes estão mais relacionadas com o indivíduo que o coletivo. A ausência do poder público local foi registrada como algo negativo para o sucesso das intervenções realizadas. A mobilização social não se efetivou de forma plena, apesar de um bom projeto de comunicação. Isto dificultou a adoção da nova ideia em nível coletivo, porém, em nível individual, essa adoção foi considerada satisfatória. No que diz respeito aos aspectos relacionados às premissas de uma política pública, os resultados observados apontaram para uma fidelidade a essa política. Os resultados apontaram também para a necessidade de continuidade dos trabalhos de intervenção por mais algum tempo. Com base nesses resultados, foi constatado que a difusão de conhecimentos e a mobilização social contribuem para a adoção da política pública de educação ambiental proposta pelo PEAMSS Bahia, e podem influenciar essa adoção de diversas maneiras. Nesse contexto, ficou evidente a importância da valorização do sujeito através do empoderamento pelo conhecimento, ressaltando o desenvolvimento de valores e habilidades e, ao mesmo tempo, reafirmando sua condição humana de ator do processo na autogestão e controle social.
- ItemEducação ambiental na escola municipal Cabula I: processos de valorização, mobilização e articulação entre escola, comunidade e instituições públicas em prol do horto florestal do Cabula.(2016-04-29) Chaves, Débora Ribeiro; Silva, Francisca de Paula Santos; Santos, Iara Terezinha Queiroz Pereira dos; Neves, Rubem Castro; Nunes, Eduardo José FernandesEste trabalho foi realizado entre os anos de 2014 a 2016 e propôs fazer um questionamento sobre como a educação ambiental estava sendo desenvolvida pela Escola Municipal Cabula I, considerando a sua interação com a comunidade onde está inserida. Para responder à problemática, constituiu-se como objetivos específicos: verificar a interação e o engajamento da Escola com a comunidade das Barreiras, Cabula I ou Estrada das Barreiras; socializar práticas sustentáveis da comunidade, órgãos públicos e parceiros que se dispuseram a apresentar de forma colaborativa para o público assistido por esse projeto; e verificar a situação do Horto Florestal do Cabula frente aos órgãos públicos a fim de sugerir práticas sustentáveis que viessem a salvaguardá-lo com a participação da escola e da comunidade do seu entorno. Para tanto se utilizou da pesquisa ação como abordagem metodológica concomitante à elaboração de um estudo de caso na Escola Municipal Cabula I. Como instrumentos de coleta de dados e informações, utilizou-se a pesquisa documental e imagética, entrevistas e questionários, além das anotações de campo. Como resposta aos objetivos traçados verificou-se que a instituição, apesar de ter ações voltadas para a discussão de aspectos relacionados à sustentabilidade socioambiental e de considerar o ser humano parte do meio ambiente, não insere a comunidade do entorno em suas ações. Também os órgãos públicos e instituições privadas que participaram das ações práticas, apesar de contribuir com trabalhos significativos em Educação Ambiental, não tinham contato com a comunidade do entorno à escola. Tudo isso demonstra a fragilidade das relações entre escola, comunidade e parceiros. Quanto ao Horto Florestal do Cabula, área de significativa historicidade e variedade de recursos naturais, até a conclusão desta pesquisa, não existiu definição judicial quanto ao seu destino. O local se encontra cada vez mais ameaçado por ocupações e invasões constantes em seus limites. Como pontos críticos destacam-se: a questão do não reconhecimento da etnia africana e indígena como sendo constituintes da identidade - em especial do bairro das Barreiras, Cabula I ou Estrada das Barreiras - e o preconceito em relação à religião do Candomblé, fatores que dificultam a elaboração de trabalhos de Educação Ambiental contextualizados com a historia da localidade onde esta inserida a Escola Municipal Cabula I.