Navegando por Autor "Neves, Kenia Rosetti"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRepresentações de práticas integrativas complementares: borda singular na saúde e educação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-11) Neves, Kenia Rosetti; Ornellas, Maria de Lourdes Soares ; Oliveira, Ivanilde Apoluceno de; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza; Leiro, Augusto César RiosA pesquisa intitulada “Representações de práticas integrativas complementares: borda singular na saúde e educação”, que tem por objeto as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e educação, surge a partir das inquietações com as questões sociais e do desejo em saber: que lugar e qual posição teriam as representações das PICS, com vistas a enlaçá-las ao ato educativo? Nesse sentido, é tecido um estudo acadêmico entre os campos da educação e da saúde, com o objetivo geral de apreender as representações sociais do docente sobre o objeto em estudo, a fim de enlaçá-las ao sujeito singular e social no processo de ensinar e aprender. Os objetivos específicos, por sua vez, pretendem: a) investigar de que maneira as PICS contribuem para a formação docente no processo de ensinar e aprender; b) identificar como as PICS podem contribuir no enlace do sujeito singular e social; c) analisar a operacionalização das PICS no ato educativo no sentido de integrar os processos de ensinar e aprender. O binômio saúde e educação é aproximado para que operem juntos, enlaçando o conhecimento consensual com o reificado e, assim, permitir que se vislumbre um horizonte de possibilidades, em que pesquisadores e os leitores possam refletir o (entre)lugar do sujeito nesses dois campos, no sentido do cuidado de si, do outro e do planeta. Compõem o referencial teórico do debate sobre educação e saúde, PICS e representações sociais, os autores Ornellas (2001; 2008; 2011; 2019; 2020; 2022), Santos (2021), Jodelet (2009; 2020), Moscovici (2015), Luz (2007; 2012), Barreto (2014), além de manuais produzidos pelo Ministério da Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que adota a Teoria das Representações Sociais (TRS), numa aposta de relevância psicossociológica e suporte metodológico, cuja a abordagem é processual e multimetodológica, assentada no tripé locus, sujeitos e dispositivos. O locus é Escola Municipal Rómulo Almeida, na cidade de Guanambi-BA; os sujeitos em número de cinco; e os dispositivos, entrevistas individuais, confecção do desenho e roda de conversa. Após percorrer a trilha metodológica, alicerçada na revisão de literatura e posterior colheita das informações, obtidas pelos dispositivos mencionados e ofertadas pelos sujeitos participantes, os frutos da colheita foram analisados sob a perspectiva da análise de discurso de vertente francesa e brasileira, que desvelou-se nas seguintes unidades de análise: Saúde e educação no ensinar e aprender; processo formativo do professor em PICS; PICS no projeto político pedagógico (PPP); PICS no cuidado de si; PICS da vida cotidiana na sala de aula; PICS entre significados e significantes. Os resultados apontam face a perspectiva da saúde e educação estarem juntas e alcançar o movimento desse fenômeno social das PICS enlaçadas ao ato educativo, tanto no singular quanto no social, ao propiciar formação docente e integrar as PICS no processo do ensinar e aprender.