Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Neves, João Victor de Souza Gomes"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A presença do latim na série Harry Potter: os nomes de personagens
    (2014) Pereira, Iris Polyanna Gomes; Neves, João Victor de Souza Gomes; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Magalhães, Lucélia; Pina, Patrícia Kátia da Costa
    Esta pesquisa monográfica foi construída no âmbito do curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, tendo como finalidade primacial fazer uma breve análise da onomástica de origem latina na formação dos personagens da saga Harry Potter, da autora inglesa Joanne K. Rowling. A saga Harry Potter é uma obra literária envolvente e desafiadora cujo tema central – a magia –, transporta o leitor a um denso mundo metafórico, sobretudo em relação ao latim, simbolicamente considerado a língua dos bruxos, de seus feitiços e sortilégios. Dessa forma compreende-se que os nomes latinos utilizados pela autora e suas significações para o contexto da obra foram decisivos para a formação dos personagens (aparência descrita, índole, passado, e os atos presentes). Joanne K. Rowling, autora da série, faz uma reunião de conceitos folclóricos europeus e greco-romanos em sua narrativa. A referente pesquisa baseia-se nos conceitos metodológicos da pesquisa documental e o referencial teórico está centrado principalmente em Carrero (2005), Carvalhinhos (2012), Cândido (1998), Machado (1976), além das contribuições dicionarísticas de Oliver (2013) e Obata (2002). Essas obras nos deram respaldo teórico para desenvolvermos o tema proposto e assegurar os objetivos da pesquisa; contou-se também com Oliveira-Simon (2004) unidos às clássicas considerações de Aristóteles, também Colbert (2001), Houghton (2001) e Kronzek (2001), que permitiram evidenciar as formas de criação do texto literário e mais especificamente as prováveis trilhas percorridas pela autora; outras tantas contribuições se fizeram presentes neste estudo, unidos, compuseram os desdobramentos da pesquisa apresenta a seguir.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas de letramento-teatral: estratégias de diversificação metodológica
    (2021-12-13) Neves, João Victor de Souza Gomes; Ribeiro, Márcia Cristina Lacerda
    Este trabalho tem como objetivo contribuir, através da apresentação e descrição da metodologia do Letramento-teatral, para a diversificação dos caminhos metodológicos pelos quais passam os professores de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental 1, no que se refere às práticas de letramento. Para o desenvolvimento da dissertação – construída através de pesquisa bibliográfica – foram selecionados autores de maior importância para os estudos acerca da alfabetização e letramento, como Vygotsky (2007), Magda Soares (2008), Ferreiro e Teberosky (199), entre outros; assim como também foram arrolados importantes nomes para o estudo da pedagogia teatral como Olga Reverbel (2009), Ricardo Japiassu ( 1998) e Viola Spolin (2010) que, naturalmente, contribuíram para a justificação e embasamento da aqui apresentada metodologia do Letramento-teatral. Também concorre para o desenvolvimento deste trabalho as perspectivas de Circe Bittencourt (1993) e Marco Antônio Silva (2012) relativamente ao Livro Didático como recurso pedagógico e suas implicações, como também das observações de Neusi Berbel (2011) que contribui para a elevação do Letramento-teatral à categoria de Metodologia Ativa de Aprendizagem, portanto, uma perspectiva altamente viável para a ampliação das práticas docentes na área de linguagens.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Teatro na escola: estratégias de letramento-teatral
    (2021-12-13) Neves, João Victor de Souza Gomes; Ribeiro, Marcia Cristina Lacerda
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais