Navegando por Autor "Neves, Isa Beatriz da Cruz"
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- ItemClasses Hospitalares e Dispositivos Móveis Digitais: Possíveis Ressignificações de Práticas Educacionais(2016-06-03) Neves, Isa Beatriz da CruzA presente tese teve o objetivo de analisar as interações dos professores que lecionam nas classes hospitalares de Salvador-Bahia com os dispositivos móveis digitais (celulares, smartphones, tablets, etc) e compreender como estas experiências tensionam seus processos de formação e ressignificam suas práticas educacionais. Para tanto, adotamos a abordagem qualitativa e nos baseamos nos referenciais epistemológico e metodológico da pesquisa-formação e da abordagem multirreferencial. Recorremos, também, aos referenciais teóricos sobre as classes hospitalares e a respeito do contexto atual, no qual os dispositivos móveis digitais estão inseridos. O questionário semiaberto, observação participante, entrevista semiestruturada e o diário de campo foram dispositivos utilizados nessa pesquisa-formação, desenvolvida ao longo do curso de extensão “Dispositivos móveis nas classes hospitalares e domiciliares”, realizado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), durante os meses de janeiro a junho de 2014. Nesse contexto formativo, incentivamos tanto as reflexões teóricas concernentes à integração dos DMD na educação como a atuação prática dos professores das classes hospitalares da Secretaria Municipal de Educação de Salvador-Bahia (SMED), mediante as interações com diferentes aplicativos (Photo Grid, Video Show, Vine, Fxguru, Colar Mix, Cartoon Câmera, Color Splash Photo, Qr Barcode, etc) e jogos digitais (Shift Lite, Angry Birds, etc). A constituição dessa interface formativa teórico-prática foi possível graças à criação de oficinas formativas de produção (fotografia, vídeo, história em quadrinhos (HQ), comics, jogos digitais, dentre outras) nas quais os professores tiveram a oportunidade de aprender-fazendo. A partir da análise dos relatos antes, durante e após o processo formativo, foi possível constatar a emancipação digital dos atores/autores sociais, principalmente devido à diminuição do medo dos professores em interagir com os DMD, a adoção de uma postura crítica e de mais segurança para propor atividades educativas mediadas pelos DMD nas classes hospitalares e mudanças de atitudes cotidianas ressignificadas, mediante as interações com os DMD.
- ItemTecnologias digitais e a prática pedagógica do atendimento pedagógico domiciliar na escola municipal hospitalar e domiciliar Irmã Dulce(2022-12-07) Milani, Ive Carolina Fiuza Figueirêdo; Sales, Mary Valda Souza; Neves, Isa Beatriz da Cruz; Oliveira, Roberta Ceres Antunes Medeiros de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA presente dissertação tem como objeto de estudo as tecnologias digitais e o atendimento pedagógico domiciliar na relação direta com a prática pedagógica das professoras, considerando as especificidades inerentes a esse atendimento educacional. A questão central desta pesquisa é: De que modo as Tecnologias Digitais potencializam a prática pedagógica das professoras do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) na Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce (EMHDID) situada no município de Salvador, Bahia? O objetivo geral é compreender o potencial do uso das tecnologias digitais na prática pedagógica das professoras do APD da EMHDID. No intuito de atingir esse objetivo, foi realizado um levantamento das tecnologias e das formas de uso destas, por parte das professoras do atendimento pedagógico domiciliar na EMHDID; foram identificados, a partir de narrativas docentes, aspectos didáticos que determinam a dinâmica do uso das Tecnologias Digitais (TD) nas práticas pedagógicas das professoras da EMHDID; e foram analisadas as contribuições das TD no desenvolvimento das práticas pedagógicas no APD. A pesquisa apresenta os pressupostos teóricos-metodológicos que fundamentam o atendimento pedagógico domiciliar, a prática pedagógica e as tecnologias digitais como mediadora do processo educativo em diálogo com autores tais como: Redig (2015), Maito (2018), Freire (2019, 2020), Franco (2016), Couto (2020), Sales (2018;2021), Kenski (2003; 2009; 2013). A metodologia constitui-se a partir da abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa narrativa. Os instrumentos para acesso ao campo e a produção dos dados foram: a entrevista narrativa com as professoras; questionário misto online e análise documental sobre o APD: legislações federais; Projeto Político Pedagógico (PPP) e proposta curricular da unidade escolar. Os sujeitos participantes da pesquisa foram dez professoras que atuam ou atuaram no Atendimento Pedagógico Domiciliar da EMHDID, em domicílios/residências, em casas-lar e casas de apoio na cidade do Salvador, entre 2016-2021. O campo de pesquisa foi a Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce (EMHDID), única escola no país que oferece e realiza atendimento pedagógico a estudantes em internação hospitalar ou domiciliar permanente e/ou temporária para tratamento de saúde, matriculados ou não na Rede Municipal de Ensino. A análise interpretativa crítica das narrativas revela que as escolhas e os usos dos recursos tecnológicos são realizados a partir das ambiências do APD e são determinados pela associação dos aspectos didáticos, biológicos e técnicos relacionados aos alunos(as). Desvela que as tecnologias digitas potencializam a prática pedagógica do APD, ao fomentar o surgimento de ideias e questionamentos resultantes das situações vivenciadas no inesperado, na descoberta de possibilidades e interações que geram inquietação, reflexão, qualidade e produção de conhecimento e, que, ao mesmo tempo tornam a aprendizagem significativa para os(as) alunos(as) e professoras, ao serem regidas pela intencionalidade, criticidade sobre a prática, tomada consciente de decisões para aceitar o novo e redirecionar o trabalho quando necessário.
- ItemTecnologias móveis e processos educativos: pesquisa narrativa na escola hospitalar e domiciliar(2019-12-19) Jesus, Cristiane Silva de; Sales, Mary Valda Souza; Neves, Isa Beatriz da Cruz; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Nonato, Emanuel do Rosário SantosA presente dissertação teve como objetivo geral compreender o papel das tecnologias móveis nos processos educativos dos estudantes da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce (EMHDID) a partir de suas narrativas, considerando as particularidades contextuais e clínicas inerentes a essa modalidade de atendimento educacional, nessa direção o problema que norteou a pesquisa foi: Como os estudantes da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce compreendem o papel das tecnologias móveis nos seus processos educativos? Diante de tal contexto de investigação, os objetivos específicos foram: identificar as tecnologias móveis (os dispositivos) inseridas nos processos educativos da EMHDID; descrever o papel das tecnologias digitais móveis no processo educativo no contexto (lócus) da pesquisa; verificar as possíveis contribuições das tecnologias móveis nos processos educativos dos/as estudantes da EMHDID a partir das suas narrativas. A investigação buscou: sintetizar a concepção e os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam o atendimento escolar hospitalar realizado na cidade de Salvador/BA dialogando com Fonseca (2003), Shilke e Arosa (2011), Ceccim (1999), Fontes (2005), Matos (2001); intencionou conceituar os processos educativos, à luz da Epistemologia Genética de Jean Piaget, da Teoria da Relação com o Saber proposta por Bernard Charlot, da abordagem histórico-cultural de Vygotsky; compreender os processos educativos mediados pelas tecnologias móveis e sua inserção no cotidiano da escola hospitalar nos estudos de Lévy (2000), Santaella (2010, 2014), Kenski (2013), Sales (2018) entre outros. A metodologia constituiu-se a partir da abordagem qualitativa e os fundamentos teóricometodológicos da pesquisa narrativa subsidiaram a investigação. Os instrumentos eleitos para o acesso ao campo e a produção das informações foram: a entrevista narrativa, a pesquisa documental, o diário de campo, o diário fotográfico e a observação participante. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 estudantes de uma classe hospitalar da referida escola. A análise das narrativas dos estudantes em torno dos sentidos e significados dos processos educativos mediados pelas tecnologias móveis estão sustentadas nos estudos de Clandinin (2015), Passeggi (2013, 2016), Delory-Momberger (2016), Souza (2006) e Rios (2011). A partir das análises das narrativas e da compreensão do espaço tridimensional da pesquisa, foi possível depreender: a importância da existência das classes hospitalares para a inclusão sociodigital dos/as estudantes; a condição de mobilidade, de portabilidade e a praticidade que a inserção dos dispositivos digitais proporciona na dinamização dos processos educativos implementados no ambiente hospitalar; o fomento à atitude investigativa dos sujeitos envolvidos (estudantes e professora); o potencial das tecnologias para a ressignificação dos processos educativos na escola hospitalar.