Navegando por Autor "Nascimento Neto, João Evangelista do"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBibliotecas públicas universitárias: ações educativo-formativas para a competência informacional dos usuários(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Sampaio, Adriana Silva Freitas; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Aras, Lina Maria Brandão de; Nascimento Neto, João Evangelista do; Pimenta, Lídia BoaventuraO presente trabalho tem como objeto de estudo as bibliotecas públicas universitárias, e como recorte de pesquisa a biblioteca setorial universitária professor Raimundo Nonato da Silva Fonseca, do Departamento de Ciências Humanas, Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo busca criar estratégias para melhorias das ações formativas dos usuários e visa compreender de que maneira seria possível estruturar mecanismos de aprendizagem, sistematizando o papel da biblioteca e do profissional bibliotecário no desenvolvimento de ações educativoformativas no processo de competência informacional dos usuários. Tem como objetivo geral propor mecanismos de aprendizagem para o uso eficaz da biblioteca, que venha oferecer melhorias no atendimento e na prestação dos serviços ofertados por ela. É uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa e exploratória. Aplicou-se como método de trabalho, a pesquisa participante. A pesquisa teoriza sobre o paradigma da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Relata uma breve história das bibliotecas, e explana o papel das delas e do profissional bibliotecário no processo formativo e de competência informacional dos usuários. O relatório discorre, para além da introdução, o contexto do lócus da pesquisa, o trajeto metodológico, os resultados e as considerações finais. Dessa forma, através dos dados obtidos pelos participantes da pesquisa, foi possível elaborar como resultado da pesquisa um plano de atividades que coopere para implementar ações práticas formativo-educativas que sustente o desenvolvimento de competência em informação nos usuários.
- ItemDo virtual para o real: FANFIC como estratégia de escrita na escola(2020) Reis, Vânia Costa; Fiorindo, Priscila Peixinho; Wendell, Ney; Nascimento Neto, João Evangelista doTornar possível o desenvolvimento adequado das habilidades de escrita dos alunos é um dos maiores desafios enfrentados pelos professores, principalmente para os que atuam em escolas públicas, nas quais faltam recursos e investimentos para compra e atualização de materiais pedagógicos. Devido a isso, compete ao professor desenvolver estratégias para contornar esse sistema excludente e oferecer ao estudante possibilidades de evolução e ampliação de suas potencialidades. À luz desse cenário é que desenvolvemos esta proposta de pesquisa-ação com vistas a utilizar o gênero fanfic, e todas as possibilidades oferecidas por ele, a exemplo da escrita colaborativa, como incentivo para a realização da escrita escolar. A temática escolhida para inspirar a criação desses textos foi contos de fadas, por serem textos livres de direitos autorais e que também permitem ao indivíduo processos de reflexão sobre sua cultura e valores. O contexto escolhido para essa vivência foi uma escola pública da educação básica localizada no centro de Santo Antônio de Jesus - BA. Lá, selecionamos alunos do 2º ano do Ensino Médio, que, em sua maioria, não apreciavam o ato de escrever, para participarem dessa jornada. Assim, aplicamos uma proposta de intervenção, dividida em 9 etapas afim de intensificar o contato desses sujeitos com a escrita. Essa aproximação realizou-se de forma lúdica e utilizando a fanfic, elemento que faz parte da realidade na qual estão imersos, uma vez que são nativos digitais. Para construir as atividades implementadas durante a proposta, bem como para apoiar as ideias presentes nessa dissertação de mestrado, recorremos a um arcabouço teórico que consiste em: Fiorindo (2005; 2009) e Reis (2018) que fundamentam a narrativa. Coelho (2012) e Nascimento Neto (2011) trazem importantes elementos dos contos de fadas para além da literatura infantil. Sant’Anna (1991) e Discini (2002) discorrem sobre a intertextualidade presente também nos contos de fadas. Enquanto Jamison (2018) descreve e situa as fanfics historicamente, Bertoni (2019) tipifica esse gênero digital. Por fim, temos Rojo (2013), Pretto (2011) e Santaella (2013) que apontam a necessidade de desenvolver práticas de ensino que contemplem os indivíduos imersos no mundo digital.
- ItemEntre a "gripezinha" e a Cloroquina: relações dialógicas em memes sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-30) Santos, Josiele da Costa; Ferreguett, Cristhiane; Rosa, Kelli Machado da; Nascimento Neto, João Evangelista doA ascensão da Internet ampliou as formas de comunicação, acesso à informação e de expressão da opinião pública. O surgimento da Rede Mundial de Computadores também produziu efeitos nas manifestações linguísticas e discursivas, originando novos gêneros discursivos e conferindo novas características a gêneros já existentes, por meio da adaptação ao espaço virtual ou por processos como a hibridização e a remixagem. Nesse cenário, a presente pesquisa analisou dialogicamente memes políticos, com foco em peças que tratam de comportamentos e falas do ex-presidente Jair Bolsonaro – Partido Liberal (PL) – durante o início da pandemia da Covid-19 no Brasil. Memes políticos podem ser facilmente replicados e expressar a opinião dos indivíduos frente às situações vividas no país. Desse modo, foram analisados memes, retirados da página Anti-Bolsonaro, no Facebook. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Observaram-se os elementos verbais e verbo-visuais, buscando compreender a maneira como significam na composição do tema. O corpus foi estudado tendo em vista o seguinte objetivo geral: investigar as relações discursivas materializadas em memes políticos que representaram o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro durante o período inicial da pandemia no Brasil – fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021. Como objetivos específicos: a) analisar as características do gênero discursivo – composição, tema e estilo – em memes políticos; b) observar os sentidos possíveis nos memes, em análise com seu contexto de produção; c) investigar a carnavalização em memes políticos, tendo em vista a quebra das relações hierárquicas. O estudo está fundamentado principalmente em: Bakhtin (1993, 2016), Medviédev (2012), Rojo e Barbosa (2015) e Volóchinov (2017). Por meio do humor e do discurso carnavalizante, os memes subverteram a hierarquia e polemizaram com discursos negacionistas e politicamente incorretos atribuídos ao ex-presidente, Jair Bolsonaro.
- ItemA fragmentação identitária em ensaio sobre a Cegueira(2018-06-15) Souza, Mariana Mesquita de; Nascimento Neto, João Evangelista do; Santos, Eumara Maciel dos; Oliveira, Allisson Esdras Fernandes deEste trabalho tem como objeto de estudo o romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, com o objetivo de questionar e refletir sobre a identidade no contexto pósmoderno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico que toma como corpus de análise a obra do autor lusitano. A cegueira, tema central do romance, é articulada com o olhar. Um olhar que transcende os limites visuais, impostos pela sociedade da imagem, e se estende para um mundo onde o visível e o invisível são moldados no sensível. Os principais resultados apontados pelo estudo investigativo foram: demonstrar o que ocasiona a fragmentação do indivíduo, como ela ocorre e de que forma os personagens a incorpora. Acredita-se que a cegueira descrita como um sol dentro de um nevoeiro é a metáfora de um sinuoso caminho rumo à visão, à aprendizagem do olhar. Ela viabiliza o processo de um certo estilo de visão, que parte do corpo como algo que me abre ao mundo e me possibilita, no movimento da existência, a direção ao outro. Fundamentadas nos estudos de Stuart Hall (2006), Carlos Reis (1998), Michel Foucault (1979) e Marc Augé (1994) busca-se ressaltar o romance de Saramago como espaço de questionamento do homem no mundo.
- Item“Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA(2018) Lopes, Adão Fernandes.; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Nascimento Neto, João Evangelista do; Besnosik, Maria Helena da RochaEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado Ô de casa ô de fora Maria, vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na(s) prática(s) educativa(s) no Colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo / Saúde-BA - cidade do Piemonte da Diamantina na Bahia, sob orientação da professora Drª. Denise Dias de Carvalho Sousa, no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Partimos da questão norteadora salientando como a tradição cultural do terno de reis de figuras e espadas aparecia nas práticas educativas dos professores/as do Colégio Dom Antônio de Mendonça, em Genipapo, Saúde-BA. Os objetivos foram rememorar o processo histórico do terno de reis; caracterizar como esta tradição aparecia no projeto políticopedagógico, nos planejamentos e na prática pedagógica dos/das professores/as do referido Centro; analisar a importância social, cultural e identitária que os docentes davam a esse tipo de manifestação popular e construir, coletivamente, uma proposta de intervenção, a fim de fortalecer a tradição cultural do terno de reis. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação. Nos instrumentos de obtenção e construção dos dados, utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada do tipo narrativa, a análise documental, as oficinas educativas e análise de conteúdo para compreensão dos dados coletados. Reconhecemos as contribuições dos autores e as diversas pesquisas no âmbito da cultura popular e sua relevância para a construção das identidades, construções simbólicas, histórico-sociais e práticas pedagógicas nos contextos escolares. Constatamos que trabalhar com a cultura popular do terno de reis no contexto escolar significa dialogar sobre problemáticas relativas à história e valorização da tradição cultural local. Dessa forma, futuras investigações podem utilizar o conteúdo desta pesquisa para pensar na reelaboração das propostas pedagógicas nas escolas do campo e os projetos políticos-pedagógicos, tendo em vista a efetivação de leis que fortaleçam as potencialidades culturais não apenas da comunidade de Genipapo em Saúde - BA, mas nas redes de ensino de outras cidades. Concluímos também que, apesar das limitações identificadas, e de outras que podem ser apontadas, a aplicação da cultura popular do terno de reis pode contribuir com novas reflexões e novos itinerários de pesquisa, ampliando conhecimentos que assegurem mudanças significativas nas práticas educativas e pedagógicas dos professores/as nas redes de ensino. Por fim, este estudo constitui-se num contributo para as pesquisas no âmbito dos estudos culturais, da cultura popular e, sobretudo, educação dada a relevância do tema, muito embora, reconheçamos e consideramos que muito há ainda que percorrer no campo da investigação nesta área, sendo, portanto, um campo fértil de pesquisa para futuras investigações.
- ItemA peleja da resistência contra o preconceito: entre o campo e a cidade, uma proposta de compreensão leitora a partir do cordel(2020) Silva, Manoel da Lapa Fonseca da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Rocha, Flávia Aninger de Barros; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho configura-se numa dissertação de mestrado, intitulada: “A PELEJA DA RESISTÊNCIA CONTRA O PRECONCEITO: ENTRE O CAMPO E A CIDADE, UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DO CORDEL” realizado no PROFLETRAS – Campus V, UNEB, que tem como objetivo geral desenvolver a compreensão leitora dos alunos através do cordel, dando uma atenção especial às questões de identidade e a valorização dos saberes do campo. Esta proposta nasceu da percepção de duas situações: a dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e o preconceito que os alunos sofrem por serem da zona rural, fazendo-os não aceitarem suas identidades. Assim, traz-se como problema a seguinte questão: de que maneira o cordel pode contribuir no processo de compreensão leitora e na valorização da identidade desses estudantes? Para responder a essa questão, apresentamos a hipótese de que a leitura, especialmente na fase inicial de desenvolvimento das competências leitoras, precisa encantar e seduzir o educando de modo a ser uma atividade que desperte prazer e entretenimento. Partindo desse pressuposto, acreditamos que o texto de cordel, como um gênero de características populares, pode promover esse encontro do aluno com a leitura e apresentar “a roça”, tão estereotipada, de uma maneira mais poética e com as particularidades que tem. A proposta de intervenção, dividida em oficinas, todas voltadas para leitura de textos de cordel sobre as peculiaridades da vida do campo, foi desenvolvida com alunos do 9º ano de uma escola da zona rural de Sapeaçu, Bahia. Para embasar a pesquisa, buscamos as contribuições de: Brandão e Micheletti (2002; Bakhtin (2003); Cascudo (1976); Cosson (2009); Hall (2006); Kleiman (1995;1997); Paulino (1998); Soares (2003), dentre outros. Tivemos uma participação ativa e colhemos resultados satisfatórios. As produções e manifestações dos estudantes, bem como, avaliação aplicada após as oficinas, comparada com os dados iniciais, sinalizaram, em números, um relevante avanço na melhoria das dificuldades observadas. Esperamos que os sujeitos desta intervenção tenham, de fato, transformado suas práticas leitoras e despertado para conscientização do papel da leitura em suas vidas. Torcemos ainda pela expansão da discussão da temática na escola e que outros professores possam utilizá-la em seu fazer pedagógico contemplando outros discentes.