Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nascimento, Regiane da Silva"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Conexões interdisciplinares nos itinerários formativos do novo ensino médio em uma escola pública de um município baiano
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-05) Nascimento, Regiane da Silva; Araújo, Ginaldo Cardoso; Carvalho, Eliana Marcia Dos Santos; Silva, Catarina Malheiros da
    Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as práticas interdisciplinares nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, em uma escola pública localizada no município de Lagoa Real, Bahia, e sua contribuição para a qualidade do Ensino Médio no contexto estadual e local. Para tanto, a pesquisa envolve a investigação das diretrizes e políticas educacionais que embasam a reforma do Ensino Médio no Brasil, com foco na Bahia e na escola investigada, identificando suas implicações para a efetivação de uma prática interdisciplinar na escola. Além disso, mapeou-se os itinerários formativos oferecidos pela escola investigada, destacando as áreas de conhecimento abordadas e os enfoques interdisciplinares presentes. A pesquisa investigou, também, as percepções e práticas dos docentes em relação à interdisciplinaridade nos itinerários formativos, utilizando questionário e entrevistas semiestruturadas com os professores da escola como principais instrumentos de produção de dados. Além disso, realizou-se o estudo documental para completar a produção de informações sobre o objeto em estudo. Os resultados da investigação apontam que, embora haja valorização da interdisciplinaridade por parte dos docentes, sua aplicação ainda enfrenta desafios, como a ausência de tempo comum para planejamento coletivo entre as áreas, a sobrecarga de trabalho e a limitação de materiais didáticos específicos. Apesar disso, também foram identificadas experiências significativas de práticas interdisciplinares em andamento, especialmente nas áreas que compartilham espaços de formação contínua e encontros regulares de planejamento. Com este estudo espera-se contribuir para o debate sobre a melhoria da educação no Ensino Médio, promovendo práticas mais integradas e interdisciplinares que possam enriquecer a experiência educacional dos estudantes. O produto educacional oriundo desta pesquisa compreende um conjunto de Sequências didáticas para os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio em uma perspectiva interdisciplinar.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Integrando saberes: sequência didática para itinerários formativos no ensino médio com abordagem interdisciplinar
    (2025-05-05) Nascimento, Regiane da Silva; Araújo, Ginaldo Cardoso
    Este produto educacional, elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagens e Sociedade da UNEB, apresenta uma sequência didática voltada ao Ensino Médio, com enfoque na integração entre Matemática e Ciências da Natureza. A proposta visa contribuir para a prática interdisciplinar nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, com base na modelagem matemática e na abordagem da sustentabilidade, alinhada à Agenda 2030 da ONU. A sequência é composta por cinco aulas estruturadas em metodologias ativas, que incentivam o protagonismo estudantil, a resolução de problemas reais e a articulação entre saberes científicos. O material pode ser adaptado por professores conforme a realidade escolar, promovendo uma aprendizagem significativa, crítica e contextualizada.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais