Navegando por Autor "Nascimento, Regiane da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConexões interdisciplinares nos itinerários formativos do novo ensino médio em uma escola pública de um município baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-05) Nascimento, Regiane da Silva; Araújo, Ginaldo Cardoso; Carvalho, Eliana Marcia Dos Santos; Silva, Catarina Malheiros daEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar as práticas interdisciplinares nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, em uma escola pública localizada no município de Lagoa Real, Bahia, e sua contribuição para a qualidade do Ensino Médio no contexto estadual e local. Para tanto, a pesquisa envolve a investigação das diretrizes e políticas educacionais que embasam a reforma do Ensino Médio no Brasil, com foco na Bahia e na escola investigada, identificando suas implicações para a efetivação de uma prática interdisciplinar na escola. Além disso, mapeou-se os itinerários formativos oferecidos pela escola investigada, destacando as áreas de conhecimento abordadas e os enfoques interdisciplinares presentes. A pesquisa investigou, também, as percepções e práticas dos docentes em relação à interdisciplinaridade nos itinerários formativos, utilizando questionário e entrevistas semiestruturadas com os professores da escola como principais instrumentos de produção de dados. Além disso, realizou-se o estudo documental para completar a produção de informações sobre o objeto em estudo. Os resultados da investigação apontam que, embora haja valorização da interdisciplinaridade por parte dos docentes, sua aplicação ainda enfrenta desafios, como a ausência de tempo comum para planejamento coletivo entre as áreas, a sobrecarga de trabalho e a limitação de materiais didáticos específicos. Apesar disso, também foram identificadas experiências significativas de práticas interdisciplinares em andamento, especialmente nas áreas que compartilham espaços de formação contínua e encontros regulares de planejamento. Com este estudo espera-se contribuir para o debate sobre a melhoria da educação no Ensino Médio, promovendo práticas mais integradas e interdisciplinares que possam enriquecer a experiência educacional dos estudantes. O produto educacional oriundo desta pesquisa compreende um conjunto de Sequências didáticas para os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio em uma perspectiva interdisciplinar.
- ItemIntegrando saberes: sequência didática para itinerários formativos no ensino médio com abordagem interdisciplinar(2025-05-05) Nascimento, Regiane da Silva; Araújo, Ginaldo CardosoEste produto educacional, elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagens e Sociedade da UNEB, apresenta uma sequência didática voltada ao Ensino Médio, com enfoque na integração entre Matemática e Ciências da Natureza. A proposta visa contribuir para a prática interdisciplinar nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio, com base na modelagem matemática e na abordagem da sustentabilidade, alinhada à Agenda 2030 da ONU. A sequência é composta por cinco aulas estruturadas em metodologias ativas, que incentivam o protagonismo estudantil, a resolução de problemas reais e a articulação entre saberes científicos. O material pode ser adaptado por professores conforme a realidade escolar, promovendo uma aprendizagem significativa, crítica e contextualizada.