Navegando por Autor "Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do"
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- ItemComunidades rurais e nucleação escolar: o caso de ichu e santa Rita no município de valente, região Sisaleira da Bahia.(2012) Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do; Nascimento, Antônio Dias; Silva, Luciene Maria da; Cavalcante, Ludmila Oliveira HolandaO presente trabalho acadêmico, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduc/UNEB insere-se no debate dos estudos da Educação do Campo e teve por objetivo analisar a resistência de comunidades rurais diante do processo de nucleação das escolas do campo do município de Valente, inserido na Região Sisaleira do semiárido baiano, mais especificamente nas comunidades rurais de Ichu e Santa Rita. A partir do entendimento de que as comunidades em estudo assumem para si a escola como além do espaço pedagógico, o estudo buscou compreender quais os motivos que levaram as comunidades a adotarem a postura da resistência frente a uma política adotada nacionalmente. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia adotada foi a qualitativa, sendo o estudo de caso de cunho etnográfico a opção metodológica utilizada para compreender o objeto da pesquisa. Para “narrarmos” essa história de enfrentamento das comunidades de Ichu e Santa Rita, organizamos a dissertação em quatro capítulos, sendo que na primeira situamos o lócus da pesquisa, com a apresentação do contexto histórico, social, econômico e ambiental de Valente e das comunidades. Essa formação histórica, permeada por forte mobilização social e participação da sociedade civil é um traço característico que faz parte da constituição do povo de Valente, adjetivado como um povo de fibra. No segundo capítulo é apresentado o percurso metodológico utilizado para compreender as nuances do objeto investigado. A partir do entendimento de que o estudo insere-se no debate da Educação do Campo, discorremos no terceiro capítulo sobre a Educação do Campo, e a nucleação escolar, refletindo sobre o que essa política significa no contexto da luta por uma escola do e no campo. Ainda neste capítulo, trazemos para a baila das discussões um panorama das escolas localizadas no campo, com dados que dizem respeito às condições de estrutura, acesso e permanência dos sujeitos sociais nessas escolas. No quarto capítulo, apresentamos os achados da pesquisa, trazendo para o corpo do texto as vozes dos sujeitos que compõem e dão cor ao estudo. Por fim, as considerações finais encerram o texto, mas não fecham a discussão, pois entendemos que a pesquisa realizada não encerra o tema pesquisado.
- ItemProfessoras Raízes de Umbuzeiro: A Prática de Professoras de Escolas da Zona Rural(2018-10-31) Nascimento, Priscila Brasileiro Silva doA presente Tese intitulada ―Professoras de Umbuzeiro: a prática pedagógica nas Escolas do Campo do Semiárido Baiano‖, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduc/UNEB insere-se no debate dos estudos da Educação do Campo e teve por objetivo analisar a prática pedagógica de professoras que atuam em escolas da zona rural do Município de Nova Fátima, localizado na região semiárida da Bahia. O estudo buscou compreender como, através de um fazer pedagógico calcado na resistência, professoras de escolas do campo desenvolvem práticas de humanização no contexto escolar. Para tanto, a metodologia adotada foi a qualitativa, sendo o estudo de caso a opção metodológica utilizada para compreender o objeto da pesquisa. Os instrumentos metodológicos utilizados foram o diário de campo, a entrevista compreensiva, as rodas de conversa e a observação participante. Como articulação teórica conceitual concernentes à Educação e Humanização, Educação do Campo e Formação docente recorremos aos estudos de Adorno (2010), Freire (1981,1992, 1996, 2014) Boaventura de Souza Santos( 2000, 2002), Nascimento (2008), Molina (2004, 2012, 2014) , Hage (2005), Reis (2011), Caldart (2000,2012), Bogo (2013), Novoa (2017), Arroyo (1982, 2012,2013). Como resultado da pesquisa, identificamos que a humanização presente na prática pedagógica das ―professoras raízes de umbuzeiro‖ é composta pela formação específica voltada para a Educação do Campo; o local de origem; a inserção nas ações e dinâmica da comunidade bem como as condições de trabalho docente no contexto da zona rural. Enquanto membros das comunidades, as docentes são genuinamente, na inspiração de Gramsci, intelectuais orgânicas. Desenvolvem a docência tendo como ponto de partida e de chegada a realidade dos alunos, assumindo papéis concernentes não apenas à docência, mas, também, como pessoas que buscam contribuir com as comunidades em que atuam. Assim, ao viverem e produzirem suas existências nas comunidades em que trabalham, as professoras participam de outros momentos e espaços formativos que não o escolar: fazem parte das Associações Comunitárias, organizam festas de padroeiros, se envolvem nos eventos culturais. São moradoras ativas que vivem cotidianamente a dinâmica social das comunidades. Palavras - chave: Educação do Campo. Humanização. Prática docente.