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Navegando por Autor "Nascimento, Nelian Costa"

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    Permanência de estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal Baiano campus Santa Inês: contribuição da política de assistência estudantil
    (Universidadedo Estado da Bahia, 2024-11-14) Nascimento, Nelian Costa; Machado, Célia Tanajura; Henrique, Ana Lúcia Sarmento; Pimenta, Lídia Boaventura; Santana, Camila Lima Santana e
    O presente trabalho tem como propósito, investigar a relação da “permanência de estudantes” do ensino médio integrado, com a assistência estudantil, um tema emergente, conforme atestado pela literatura revisada. Como objetivo geral, analisou-se a contribuição da Política de Assistência Estudantil (PAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Santa Inês, para a permanência dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI). Este estudo de caso, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, visto tratar-se de um estudo que foi desenvolvido em um programa de mestrado profissional. Para a produção dos dados, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo, cujo instrumento utilizado foi entrevista semiestruturada com egressos dos cursos técnicos integrados do IF Baiano Campus Santa Inês, turma 2017, público-alvo desta pesquisa, com membros da Comissão Local da Assistência Estudantil (CLAE) e da equipe pedagógica da instituição. Para análise e discussão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). O estudo revelou que, para permanecer em uma instituição de educação profissional, na modalidade integrada, em tempo integral, os estudantes enfrentam grandes desafios, sobretudo no ano de ingresso, considerado o mais crítico pelos participantes da pesquisa. Os participantes apontaram também que a PAE desenvolvida no IF Baiano Campus Santa Inês cumpre seu papel na garantia do direito à educação e como mecanismo para a permanência dos estudantes do EMI, ao garantir a residência estudantil, os auxílios financeiros, o apoio emocional e o acompanhamento acadêmico, por meio de ações institucionais para a melhoria da aprendizagem, uma vez que chegam à instituição com lacunas no conhecimento. Por outro lado, consideraram que há uma centralização nos programas de repasse financeiro, o que restringe o desenvolvimento dos demais programas que podem contribuir para a formação integral dos indivíduos. Identificaram a necessidade de melhorar o gerenciamento dos programas previstos pela PAE, considerando o caráter universalizante desta política. Em se tratando de uma pesquisa aplicada, o diagnóstico da realidade evidenciada será utilizado para intervenção nesta realidade, de modo a contribuir para uma permanência mais qualificada dos estudantes deste nível de ensino. Espera-se também que este trabalho contribua para adensar estudos sobre a temática, considerando a sua escassez, na forma de oferta investigada, dentro da EPTNM.
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