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Navegando por Autor "Nascimento, Miriam Araújo"

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    A importância da arte na construção do conhecimento na educação de jovens e adultos, na rede pública de ensino de salvador, na visão do professor formador e dos educandos
    (2015-12-18) Nascimento, Miriam Araújo; Amorim, Antônio; Dantas, Tânia Regina; Ramos, Maria das Graças Moreira
    Este estudo tem como finalidade fomentar a reflexão a respeito da arte, da criação e dos processos criativos na Educação de Jovens e Adultos – EJA, destacando implicações no currículo e na metodologia desta modalidade de ensino. De forma crítica intencionamos provocar reflexões sobre a formação dos sujeitos da EJA e sobre o potencial de criatividade destes, tendo em vista que é no percurso que acontece a criação de conhecimentos, descoberta da arte e o desenvolvimento da sensibilidade. Enfatizamos, sobretudo, que cada estudante da EJA pode ser considerado um sujeito criativo e ressaltamos a relevância do currículo de Artes, no processo de formação, este deve ainda possibilitar a valorização das singularidades, especificidades e do conhecimento de vida de cada um. Este pressuposto torna-se indispensável na promoção do ensino-aprendizagem na EJA. Nesta pesquisa temos como objetivo geral: estudar a importância que a Arte oferece na formação criadora do estudante da Educação de Jovens e Adultos na rede pública de ensino de Salvador, destacando a visão do professor formador e dos educandos neste processo; e, como objetivos específicos: entender como se desenvolve a arte sendo processo criativo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos; identificar como o professor formador da EJA valoriza o estudo da Arte no desempenho curricular do estudante da EJA; e avaliar como o material de arte é trabalhado em sala de aula nas classes da EJA em Salvador. A metodologia adotada é de cunho qualitativo, contemplando um estudo de caso múltiplo desenvolvido junto a quatro escolas da rede pública de ensino, em Salvador. Para alcançar os resultados foram realizados pesquisas teóricas, observações em sala de aula, questionários e entrevistas. Freire (1990 e 1996), Amorim (2013), Dantas (2012), Ramos (1996), Paiva (2012), Macedo (2013) e Barbosa (2003), dentre outros autores deram embasamento para pesquisa. Através da análise dos dados demonstramos que o processo de criação do conhecimento pode ser um ato artístico, partindo-se da capacidade cognitiva do sujeito, como também, da práxis e consequentemente da produção. Observa-se que a metodologia utilizada pelo professor tem papel expressivo neste desenvolvimento. Constatamos que ao valorizar as experiências, enquanto etapas de formação e de criação de conhecimentos proporcionam-se a possibilidade para que cada jovem, adulto e idoso promova intervenções no mundo e desenvolva sua autonomia. Os pressupostos levantados neste trabalho caminham ao encontro de contribuir para a promoção de uma Educação de Jovens e Adultos que funcione no decurso da vida.
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