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Navegando por Autor "Nascimento, Mariana Leite"

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    Obras Sociais Irmã Dulce: estudo dos impactos urbanos decorrentes do funcionamento de um Pólo Gerador de Viagens
    (Universidade do Estado da Bahia, 2013-11-28) Nascimento, Mariana Leite; Nascimento, Jorge Glauco Costa; Santos, André Luís Cardoso
    Os empreendimentos de grande porte modificam e causam impactos na estrutura urbana, principalmente no sistema viário, circulação, uso e ocupação do solo e qualidade de vida. Dos impactos ocasionados principalmente ao transporte, graças ao intenso fluxo de veículos e pedestres, surge a necessidade da análise desses empreendimentos como um Pólo Gerador de Viagens (PGVs). A importância de análise de um PGVs está relacionada ao expressivo crescimento das cidades e a escassez de espaço urbano, ao adensamento das atividades e surgimento dos empreendimentos de grande porte, associado à maior utilização do transporte motorizado individual, aumento da quantidade das viagens, perda da qualidade dos transportes e acessibilidade, e conseqüentemente, redução da mobilidade. O objetivo do presente trabalho é analisar as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) como um PGVs. Através da compreensão do conceito de PGVs e abordagens relativas ao tema, realizar um estudo de caso com o levantamento das carências espaciais e impactos urbanos gerados pelo equipamento. Para o desenvolvimento da pesquisa, as abordagens teórico-conceituais foram baseadas na Rede Ibero Americana de Estudos em PGVs - Rede PGV (2005, 2008, 2012); Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo – CET (1983); Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN (2001) e Kneib (2004, 2011). Além destas, foram realizadas pesquisas in loco, as quais propiciaram o conhecimento do problema e das demandas por estacionamento, estrutura acessível e infraestrutura urbana no seu entorno imediato. Através de todas as análises, pode-se concluir que os impactos gerados pela OSID estão diretamente relacionados à falta de estrutura que atenda às demandas. E que para minimizá-los é necessária a expansão das vagas dos estacionamentos, adequação das calçadas no seu entorno imediato e implantação de sinalização voltada à segurança dos pedestres ao longo das vias de acesso.
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