Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nascimento, Maria José Souza do"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A história local no currículo escolar: contribuições para a formação de uma identidade local no Morro dos Lopes em Santaluz-Ba.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2017) Nascimento, Maria José Souza do; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro
    Este trabalho discute a história local no currículo escolar, objetivando investigar se a forma como é trabalhada a história local na Escola Municipal Morro dos Lopes contribui para a formação de uma identidade de pertencimento ao meio no qual o aluno está inserido. Fazemos uso da metodologia do estudo de caso do tipo etnográfico, utilizando como fontes aplicação de questionários com as professoras do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I da referida escola, realização de grupo focal com estudantes, observações de aulas com produção de diário de bordo e análises do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e dos Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Santaluz do 1º, 2º e 3º ano, referentes aos anos de 2016 e 2017. Tomamos como referenciais as concepções de Fonseca (1993) e (2003); Bitencourt (2011); Sacristán (1998); Silva (2006), (2010) e (2011); Neves (2002); Schmidt (2005) e (2009); Cerri (2011) e Hall (2011). Concluímos que nessa primeira fase de alfabetização, o ensino de história, ocupa um papel secundário em relação às outras áreas de ensino, a partir do qual o ensino de história local tem um foco ainda menor sendo trabalhado com maior ênfase nos meses de junho e julho; no que se refere aos estudantes, estes detêm um grande conhecimento sobre a localidade onde vivenciam e demonstram ter orgulho de pertencerem aquele local, seja por este ser um ponto turístico, seja pelas suas relações de trabalho ou pelas formas de convivência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A história local no currículo escolar: contribuições para a formação de uma identidade local no morro dos Lopes em Santaluz-ba.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2017) Nascimento, Maria José Souza do; Boas, Antonio Vilas; Lopes, Jackeline Silva; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro
    Este trabalho discute a história local no currículo escolar, objetivando investigar se a forma como é trabalhada a história local na Escola Municipal Morro dos Lopes contribui para a formação de uma identidade de pertencimento ao meio no qual o aluno está inserido. Fazemos uso da metodologia do estudo de caso do tipo etnográfico, utilizando como fontes aplicação de questionários com as professoras do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I da referida escola, realização de grupo focal com estudantes, observações de aulas com produção de diário de bordo e análises do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e dos Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Santaluz do 1º, 2º e 3º ano, referentes aos anos de 2016 e 2017. Tomamos como referenciais as concepções de Fonseca (1993) e (2003); Bitencourt (2011); Sacristán (1998); Silva (2006), (2010) e (2011); Neves (2002); Schmidt (2005) e (2009); Cerri (2011) e Hall (2011). Concluímos que nessa primeira fase de alfabetização, o ensino de história, ocupa um papel secundário em relação às outras áreas de ensino, a partir do qual o ensino de história local tem um foco ainda menor sendo trabalhado com maior ênfase nos meses de junho e julho; no que se refere aos estudantes, estes detêm um grande conhecimento sobre a localidade onde vivenciam e demonstram ter orgulho de pertencerem aquele local, seja por este ser um ponto turístico, seja pelas suas relações de trabalho ou pelas formas de convivência.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais