Navegando por Autor "Nascimento, Jairo Carvalho do"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAções culturais de afirmação e identidade socioeducativa: história da Banda Curumim (Guanambi, BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-25) Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Nascimento, Jairo Carvalho do; Fernandes, Marinalva Nunes; Mendes, Euclides SantosO presente estudo examina a trajetória da Banda Curumim, originada em um projeto socioeducativo na cidade de Guanambi, como um exemplo do poder da música afro-brasileira na transformação social. Sob a orientação de educadores comprometidos, desde 2005, mais de 600 crianças e adolescentes já participaram das atividades e encontraram na percussão além da expressão artística, uma ferramenta de empoderamento e resiliência. Tornou-se um símbolo de inclusão e identidade sociocultural, inspirando comunidades inteiras. Com uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, a pesquisa entrevistou e filmou entre os anos de 2021 a 2024 gestores, idealizadores, educadores sociais e os antigos participantes do projeto. Destacam-se os desafios enfrentados pelo projeto, especialmente durante a pandemia de Covid-19, cujo projeto foi e mantém-se interrompido. A falta de financiamento específico e o descaso das políticas públicas emergem como obstáculos significativos para a sustentabilidade dessas iniciativas. Além disso, a pesquisa aponta a necessidade de avaliação sistemática dos impactos desses projetos e da elaboração de políticas mais alinhadas com as necessidades das comunidades mais vulneráveis. O produto foi o documentário produzido como parte deste “todo” para ampliar o alcance e impacto das narrativas das comunidades marginalizadas, promovendo uma educação mais inclusiva e justa. Que sirva como uma ferramenta para fortalecer identidades e construir conhecimento, visando não apenas os meios acadêmicos, mas toda a sociedade.
- ItemBahia: ensaios de história social e ensino de história(2014-05) Nascimento, Jairo Carvalho do; Oliveira, Josivaldo Pires de; Guerra Filho, Sérgio Armando DinizBahia: Ensaios de História Social e Ensino de História consiste em uma coletânea de artigos de professores vinculados a universidades baianas e dedicados ao ensino e a pesquisa sobre a cultura e a história da Bahia. Os ensaios tratam de diversos temas, como escravidão e cultura afro-brasileira, guerra de Independência na Bahia, festividades religiosas, carnaval, cinema e ensino de História, formação do professor de História e História e Museologia, dentre outros, com contribuições significativas das mais recentes tendências da historiografia baiana, constituindo assim em uma oportunidade de leitura da Bahia a partir de diferentes olhares e abordagens. Os colaboradores, em seus artigos, promovem o diálogo entre a produção historiográfica e o Ensino de História, debatendo e estimulando novos saberes e novas práticas docentes, dando a esta obra um papel importante na divulgação de temas ligados a História da Bahia para estudantes e professores da educação básica e do ensino superior.
- ItemEducação para as relações étnico-raciais: reflexões sobre as práticas pedagógicas na educação profissional técnica e tecnológica no Instituto Federal da Bahia - IFBA Campus Brumado (2018 - 2022)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-26) Dutra, Érica Taynara Alves dos Santos; Silva, Genilson Ferreira da; Nascimento, Jairo Carvalho do; Silva, Reginaldo Conceição daEste estudo aborda a importância da Educação para as relações étnico-raciais e os desafios do seu tratamento pedagógico no Instituto Federal da Bahia, Campus de Brumado. O objetivo é analisar as práticas pedagógicas no Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, visando a efetivação da Educação para as relações étnico-raciais no IFBA - Campus Brumado. Para tanto, buscou-se responder à seguinte problemática: em que medida as práticas pedagógicas e o currículo do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio têm efetivado a Educação para as relações étnico-raciais no IFBA - Campus Brumado? A pesquisa é um estudo de caso e fundamentou-se nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa de Minayo (2001), utilizando procedimentos da pesquisa documental e bibliográfica conforme definições de Cechinel et al., (2016). O instrumento de coleta de dados adotado foi um questionário semi-estruturado online. A abordagem metodológica pautou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2010), dialogando com conceitos como racismo, discriminação, práticas pedagógicas, currículo e pensamento decolonial. O embasamento teórico inclui Saviani (1994), Frigotto e Ciavatta (2005), Marise Ramos (2014), Nilma Lino Gomes (2011, 2012 e 2013), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2007), entre outros. Foram considerados marcos legais, como a Lei n.º 10.639/03, a Lei n.º 11.645/08, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Paralelamente, analisamos os documentos referenciais do instituto e do curso estudado e a Base Nacional Comum. Diante da análise dos dados e dos relatos captados, revelou-se a preocupação em atender aos marcos legais, mas identificamos lacunas que indicam a necessidade de repensar o currículo, sua estruturação e ampliação de investimentos em formação docente para promover uma educação antirracista.
- Item"Na minha comunidade não tem nada. É um fim de mundo!": história local,patrimônio e memória da Comunidade de João Barroca(Universidade do Estado da Bahia-UNEB, 0024-06-10) Aguiar, Nadir de Souza Lédo; Nascimento, Jairo Carvalho do; Queiroz, Martha Rosa Figueira; Dutra, Nivaldo OsvaldoA presente dissertação é resultado de um estudo que investigou a comunidade de João Barroca, distrito de Brejinho das Ametistas, em Caetité-BA, a partir da relação e da valorização das categorias de memória, identidade e patrimônio, na perspectiva de entender tais categorias no fortalecimento de laços de pertencimento social daquela dada comunidade, ao tempo em que se busca na escola, a partir da contribuição da História Local e da Educação Patrimonial, as possibilidades concretas para se efetivar a compreensão dessa comunidade, conhecendo sua história e seus sujeitos. A necessidade de trabalhar educação patrimonial e a preocupação dos estudantes com o futuro de sua comunidade, após a exploração de minério de ferro, levaram a este estudo. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa dialogou com diversos autores no sentido da promoção de debates e da compreensão, de nossa parte, de determinadas categorias de análise usadas na dissertação, tais como memória, identidade, patrimônio, educação histórica, dentre outras (Pollak, 1992; Ricoeur, 2007; Hall, 2005; Silva, 2014; Barca, 2007; Rüsen, 2012). Do ponto de vista metodológico, utilizamos procedimentos como produção de dados através de questionários online, entrevistas semiestruturadas e, a partir das categorias memória e identidade, desenvolvemos um trabalho com a metodologia da história oral e propostas didáticas baseadas na perspectiva teórico-metodológica da Educação Histórica (Aula Oficina), um videodocumentário como produto educacional, fazendo registros da história do lugar. Tanto as propostas de oficinas como o documentário se configuram como produtos educacionais que contribuirão para o ensino e aprendizagens mais significativas. Os dados coletados permitiram concluir que a discussão sobre memória, patrimônio e história local são importantes para fortalecer o pertencimento dos sujeitos e para a aprendizagem histórica.
- ItemPensar e explorar história: 5º ano(2021-09-01) Castro, Maria Aparecida Dias; Nascimento, Jairo Carvalho do
- ItemSaberes e fazeres do Quilombo do Jacaré(2021-11-30) Silva, Marivana Vieira da; Nascimento, Jairo Carvalho do