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Navegando por Autor "Nascimento, Fredson Ferreira do"

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    Políticas públicas de avaliação da aprendizagem: a incidência e o impacto do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, na escola Professora Maria José Lima da Rocha
    (UNEB, 2021-05-26) Nascimento, Fredson Ferreira do; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Gallego, Rita de Cassia
    Esta dissertação propõe uma discussão sobre o processo de avaliação da aprendizagem tendo em vista as políticas públicas de avaliação da educação nacional, tais como o Ideb e o Saeb. Temos como objetivo geral, analisar a relação das políticas públicas de avaliação da aprendizagem sobre o processo de avaliação da escola PMJLR, a fim de verificar e explicar as contribuições para os resultados dos alunos nas avaliações internas e externas e, objetivos específicos, identificar políticas públicas a respeito da avaliação da aprendizagem voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental em âmbito nacional e municipal, que incidem sobre a escola PMJLR; analisar a proposta pedagógica da escola PMJLR e sua relação com as políticas públicas que incidem sobre ela; comparar os resultados da escola nas avaliações externas com as avaliações internas dos alunos dos 5º anos, nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática, entre os anos de 2013 e 2019, a fim de, estabelecer um paralelo entre os resultados nos dois níveis de avaliação. Os teóricos e conceitos escolhidos que embasam as análises, parte dos estudos sobre avaliação da aprendizagem de Catani e Gallego, Saul, Dey, entre outros, cujo enfoque está em um processo de avaliação da aprendizagem; na Sociologia da Educação, ancoramos nossa discussão a partir de Bourdieu, Chapoulie e Briand, Julia, Rodrigues, etc., com foco no campo educacional, formas de escolarização e cultura escolar. A abordagem metodológica está centrada na pesquisa quantitativa - qualitativa, tendo como instrumentos o questionário aberto, pesquisa e análise documental, sendo realizadas visitas à escola para coleta de dados. A aplicação do questionário aberto foi através do Google forms, disponibilizado para os professores dos 5º anos e para a equipe gestora da escola, através de link via Whatsapp. Como resultado, percebemos que as políticas públicas voltadas para o objeto de nossa pesquisa, influenciam de maneira direta as ações em âmbito municipal e institucional, com a implantação de sistemas análogos ao Saeb, bem como, uma dinâmica voltada a atender os parâmetros de aprendizagem definidos no Ideb, porém não visualizamos nos documentos, uma sistematização do processo de avaliação da aprendizagem formulado pela escola, seja no PPP, nas reuniões relatadas em ata ou nas respostas aos questionários aberto enviados aos professores e equipe gestora. Na comparação das avaliações internas com as externas, percebemos que não há um acompanhamento de forma quantitativa dos resultados nas avaliações internas, percebemos, também, que o referencial de qualidade do ensino na escola está atrelado ao Ideb, notamos que durante o período investigado, ou seja, entre os anos de 2013 e 2019, houve uma variação expressiva dos resultados nas avaliações internas, contudo, a partir de 2017, os números finais nas avaliações internas aproximaram-se dos resultados nas avaliações externas, dando a entender que os esforços para alcançar os parâmetros definidos no Saeb e, consequentemente, no Ideb, estão alinhados. Por fim, percebemos fortes indícios que o processo de avaliação da aprendizagem em âmbito municipal, está organizado com sistemas e parâmetros alinhados com as diretrizes contidas no Saeb, o que suscita o avanço dessa pesquisa para um estudo de caso em âmbito municipal.
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