Navegando por Autor "Nascimento, Francineide Bárbara Silveira do"
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- ItemEducação de Jovens e Adultos e gênero: estratégias de enfrentamento às violências contra a mulher negra no contexto escolar(2018-12-14) Nascimento, Francineide Bárbara Silveira do; Zacarias, Jocenildes; Sotero, Edilza Correia; Faria, Edite Maria da SilvaO estudo apresentado nesta dissertação teve por objetivo geral propor ações didáticopedagógicas às escolas, da Rede pública Municipal de Ensino de Salvador que ofertam a modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA, para o combate da violência contra a mulher negra. Apresentamos como problema desta pesquisa a seguinte questão: De que maneira a escola, espaço de tensões e discussões, pode criar ações e/ou projetos pedagógicos que tratem do combate à violência contra a mulher negra? Os objetivos específicos propostos foram: socializar e debater com as duas escolas de Educação de Jovens e Adultos da Gerência Regional de Educação - GRE Pirajá a proposta da pesquisa; verificar a existência de projetos educacionais que tratem da temática nas escolas da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador; realizar seis encontros de rodas de conversas com as escolas envolvidas; e elaborar de forma colaborativa a coletânea de atividades pedagógicas para colaboração na reflexão ao combate à violência contra a mulher negra, nas turmas da EJA, envolvendo as estudantes, professoras e coordenadoras pedagógicas das escolas. A pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, optamos pela pesquisa-ação e os instrumentos utilizados para coleta de informações foram as entrevistas semiestruturadas, o diário de pesquisa e as rodas de conversas. Nos estudos sobre EJA temos como referenciais, Paiva (2005), Arroyo (2006). Nas discussões sobre educação do povo negro e da mulher negra dialogamos com Saffioti (1978), Carneiro (1995), Munanga (2001) e Gomes (2005), (2010). Em relação as discussões sobre violências sofridas pela mulher negra dialogamos com Davis (1981), Crenshaw (2002), Werneck (2010), Carneiro (2003), (2011). Sobre feminismo negro corroboramos com as contribuições de Collins (2017), Andrade (2018), bell hooks (2000). Como resultados obtidos a pesquisa demonstrou que a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos, ainda, não oportuniza o espaço de debate onde as mulheres estudantes negras possam relatar seus saberes e fazeres, sobretudo, no que se refere as suas experiências relacionadas a violência e ao racismo.